Início Notícias MTur abre inscrições para capacitação gratuita em autismo e inclusão

MTur abre inscrições para capacitação gratuita em autismo e inclusão

Curso pretende qualificar profissionais do setor sobre a inclusão de pessoas com deficiência e suas famílias durante viagens pelo país

0

Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Incluir Treinamentos, abre, a partir desta sexta-feira (01.10), as inscrições para o curso gratuito “Autismo, Acessibilidade e Inclusão”. A iniciativa tem o objetivo de capacitar e preparar os trabalhadores do turismo para a inclusão de pessoas com deficiência e suas famílias durante viagens pelo Brasil. Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 17 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência no país, sendo mais de 2 milhões com autismo.

Inscreva-se aqui.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o mercado de viagens está cada vez mais precisando de profissionais capacitados para atender bem os turistas nacionais e internacionais com acessibilidade. “Já ofertamos cursos de Libras para estes profissionais e, graças a esta parceria, colocaremos o autismo na pauta do nosso setor. Temos a consciência de que um trabalhador qualificado e bem-informado sobre as questões de acessibilidade resultará em uma maior atividade turística e, consequentemente, na geração de emprego e renda para o país”, declarou.

Com carga-horária de 20 horas, o curso aborda temas como o conceito histórico da pessoa com deficiência, acessibilidade básica e direitos dos autistas, transtorno do processamento sensorial, entre outros. As aulas serão realizadas semanalmente e em formato virtual, sendo disponível o acesso a interessados de todo o Brasil.

OUTROS CURSOS – Além da qualificação em autismo e inclusão, a Pasta fechou parceria com outras três instituições de ensino. Entre os cursos que serão ofertados estão: barista, condutor cultural local, auxiliar de garçom, mensageiro em meios de hospedagens e gestão do esporte e lazer. Todas as capacitações serão disponibilizadas de forma totalmente gratuita e online.

Firmada através de chamada pública divulgada pela Pasta, as parcerias não envolverão a disponibilização de recursos por parte do MTur. No entanto, a Pasta prestará todo o apoio necessário e divulgará os cursos disponibilizados pelas instituições em suas mídias. O Ministério do Turismo também vai fornecer sua logomarca para a promoção das capacitações e haverá, ainda, a participação de representantes do órgão em solenidades e eventos de formação ou conclusão de aulas, sempre que possível.

CidadeMarketing com informações do Ministério do Turismo por Victor Maciel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui