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Kimberly-Clark foca em inciativas para preservação da Mata Atlântica

Companhia tem como meta reduzir a pegada florestal natural em 50% na próxima década

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A Kimberly-Clark, multinacional americana detentora de marcas como Huggies®, Kleenex®, Neve®, Scott® e Intimus®, segue trabalhando com foco na estratégia de sustentabilidade, com metas destinadas a enfrentar os desafios sociais e ambientais até 2030.

Reduzir a pegada ambiental da companhia em 50% é uma das principais metas para a próxima década. O compromisso com o meio ambiente está baseado em diversos pilares de atuação, entre eles está a proteção das florestas e da biodiversidade.

Pensando na proteção das florestas e da biodiversidade, a KC também vem contribuindo com a preservação de um dos grandes biomas brasileiros: a Mata Atlântica. Em 2012, a companhia criou o Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica (CRSMA) na cidade de Mogi das Cruzes (SP), onde foram plantadas 12 mil mudas de árvores nativas.

Por meio de parcerias com universidades da região, o projeto vem fomentando a recuperação da vegetação local e trabalhando no mapeamento de animais originários da mata atlântica. Desde sua criação, já foram identificadas a presença de 19 espécies, sendo que algumas delas estão em extinção ou classificadas como “quase ameaçada”. O retorno desses animais para a região indica uma boa recuperação da vegetação local, das nascentes, das áreas protegidas pelas APP’s, que são responsáveis pela manutenção do ciclo hidrológico. A implantação, recuperação e manutenção das áreas de preservação ambiental são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema, do abastecimento hídrico e da manutenção do clima.

Sustentabilidade: outros avanços

A preocupação com sustentabilidade da Kimberly-Clark está presente em várias etapas da cadeia produtiva de seus produtos, desde a matéria-prima utilizada, até práticas adotadas na linha de produção, no transporte e na distribuição. Em 2020, por exemplo, a companhia conquistou o marco de “aterro zero” em todas as fábricas brasileiras, o que significa que nenhum excedente de produção é descartado em aterros sanitários. De polímeros à matéria orgânica gerada nos restaurantes das fábricas, tudo é reaproveitado de alguma forma e nada vai para o lixo. 

A companhia também tem como meta global reduzir o uso de plástico virgem à base de fósseis em 50% até 2030, fornecendo soluções que utilizam materiais mais renováveis e que possam promover soluções regeneráveis após o uso. Avançando rumo ao cumprimento dessa meta, a linha Neve Puro e Natural usa embalagens feitas de Polietileno verde (PE), o que as tornam sustentáveis e 100% recicláveis.  A marca Huggies também lançou, em 2020, versão refil do Sabonete Líquido Extra Suave de 200ml. O novo formato tem uma redução de uso de plástico se comparado a embalagem tradicional. Também neste sentido, a marca passou a disponibilizar o produto em embalagens econômicas de 600 ml.

Já quando se trata da celulose usada para a fabricação de papéis, a companhia utiliza fibras certificadas pelo FSC® (Forest Stewardship Council®) e fibras de fontes controladas, que chancela um manejo ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável das florestas utilizadas para a produção destas fibras (procure por nossos produtos certificados FSC® C105374). A produção de celulose certificada FSC se dá a partir de florestas plantadas, como florestas de eucalipto, e evita o desmatamento em áreas de florestas nativas, permitindo a preservação dos ecossistemas florestais naturais e da sua biodiversidade e auxiliando na prevenção das crises climáticas.

A Kimberly-Clark ainda é lembrada como pioneira ao lançar o Neve Compacto, visando impacto ambiental por meio de mais eficiência logística. As embalagens de grandes formatos (8,12,16, 24 e 32 rolos) chegaram ao varejo de forma compactada, reduzindo em 13% o filme plástico.

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Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

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