Início Eventos Feira do Empreendedor SEBRAE

Feira do Empreendedor SEBRAE

Iniciante no tema ou já inteirados nos meios digitais podem aproveitar conteúdo desenvolvido para micro e pequenos empreendedores

208
0

A pandemia de Covid-19 atropelou o planejamento de muitas empresas. A presença digital teve que ser acelerada e passou a ser um fator de sobrevivência e exigência para o sucesso dos negócios. Pensando nisso, o Sebrae construiu uma jornada para inspirar e capacitar os empresários e destacar as empresas no ambiente virtual, na Arena do Conhecimento da Feira do Empreendedor, evento 100% online e gratuito, que acontecerá de 23 e 27 de outubro.

O Sebrae/PR vai liderar a jornada “Como coloco minha empresa na internet?” na Arena do Conhecimento. Serão cerca de sete horas de conteúdos, com destaque para a masterclass com Felipe Titto (Twitter – @FelipeTitto; Instagram – @felipetitto), ator e apresentador que também é sucesso no mundo dos negócios e falará sobre “Como empreender com sucesso na Internet”.

Também estão programadas cinco oficinas, no formato de aula live: “Apareça na internet com o Google Meu Negócio”, com Thalita de Pádua Medeiros; “Venda mais com o WhatsApp Business”, com Tais Fernanda Camargo Antonio; “Como tirar fotos dos seus produtos”, com Cesar Ossamu Anno Filho; “Como fazer vídeos para as redes sociais”, com Silmara Regina de Souza; e “#partiuempreender Negócios Digitais”, com João Luis de Moura.

Adriana Schiavon, consultora do Sebrae/PR, ressalta que a relação entre empresas e consumidores mudou drasticamente com a pandemia. Alguns comportamentos dos clientes devem se manter no cenário após a Covid-19, entre eles a presença digital.

“Muitas das práticas acabaram permanentes. Na jornada na Arena do Conhecimento, priorizamos conteúdos para ajudar os empreendedores a fazer negócios na internet, como as oficinas e as pílulas de gestão”, explica Adriana Schiavon, consultora do Sebrae/PR.

Todos os vídeos da programação da jornada serão gravados, mas os palestrantes estarão ao vivo para conversar com os participantes e esclarecer dúvidas. As oficinas contam com materiais complementares, como e-books, também disponíveis no site da Feira do Empreendedor.

Adriana destaca ainda o painel sobre “Transformação digital no Empreendedorismo Feminino”, que terá a participação de três empreendedoras com modelos de negócios tradicionais, como casa de chás, restauração de móveis e loja de moda feminina, que se reinventaram e digitalizaram, com sucesso, seus empreendimentos durante a pandemia.

Novas rotas

Rute Misleh é uma das convidadas do painel. Sócia de empresas de moda íntima feminina e de confecção, em Curitiba, ela, assim como muitos empreendedores do País, sofreu com a incerteza causada pela pandemia. Seus negócios não tinham presença digital expressiva e o faturamento foi diretamente impactado com o fechamento das lojas. O caminho estava fechado. As lojas, tanto de moda íntima como de vestuário, estão em cinco shoppings de Curitiba. Foi preciso, então, encontrar novas rotas.

“Nossa primeira ação foi inserir os negócios no mercado digital, com a estratégia de omnichannel [uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação]. Também passamos a firmar parcerias com empresas de entrega e entrar em marketplaces como o Mercado Livre e Shopee”, relata a empreendedora.

Rute conta ainda que foram inauguradas, em plena pandemia, duas lojas novas, no formato de comércio digital, para atender a demanda reprimida de consumo durante o isolamento. “O telefone celular é a melhor e maior ferramenta de vendas, no momento. É preciso contar com bons aparelhos, para divulgar fotos e vídeos de qualidade dos produtos. Nosso faturamento nas lojas físicas é ainda maior, mas as previsões indicam que o digital superará. E nós estamos em vários canais digitais”, frisa.

Rute também procura contribuir com empreendedores, com um canal no Instagram  em que compartilha o que tem aprendido na jornada de transformação de seus negócios e a inclusão no comércio virtual.

Mais conteúdos

Além da masterclass, das oficinas e do painel sobre empreendedorismo feminino, a jornada contemplará pílulas de gestão: “Dicas rápidas para seu Instagram profissional”, com Bianca Becker; e “A importância do design para o mundo  digital“, com Adriana Schiavon. A palestra (TED talk) sobre “A importância de posicionar o seu negócio no Google”, com Cézar Lima, da agência Stardust Digital, fecha a programação.

Para saber mais e fazer sua inscrição, acesse aqui.

Artigo anteriorEm apoio à diversidade, Adidas apresenta camisa Pride do Flamengo
Próximo artigoProjeto utiliza inteligência artificial, tecnologia espacial e nuvem para gerir rebanhos de forma mais sustentável
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui