Início Notícias Monitoramento da pressão arterial do Galaxy Watch pode ajudar pacientes com Doença...

Monitoramento da pressão arterial do Galaxy Watch pode ajudar pacientes com Doença de Parkinson, revela estudo

Pesquisa do Samsung Medical Center revela que o monitoramento de BP usando o Galaxy Watch3 pode ajudar os pacientes com Doença de Parkinson a monitorar a hipotensão ortostática de maneira mais fácil

0
Divulgação

A Samsung Electronics Co., Ltd anunciou os resultados de um estudo recente publicado na principal revista médica Frontiers in Neurology. O levantamento mostrou que o monitoramento da pressão arterial no Galaxy Watch pode ajudar os pacientes com Doença de Parkinson a gerenciar com eficácia a hipotensão ortostática, uma forma de pressão arterial baixa causada por vasos sanguíneos que não se contraem.

A hipotensão ortostática é comum entre pacientes com Parkinson e pode aumentar o risco de quedas em portadores mais velhos da doença, e que podem já ter doenças cardiovasculares existentes. Medir a pressão arterial com frequência pode ajudar a detectar flutuações críticas para diagnosticar e controlar o Parkinson.

O Galaxy Watch3 da Samsung, o Galaxy Watch Active2 e o Galaxy Watch4 mais recente apresentam sensores sofisticados que podem monitorar a pressão arterial por meio da análise da onda de pulso, que é monitorada com sensores de monitoramento de frequência cardíaca. Os usuários podem monitorar de perto a pressão arterial e outros sinais vitais no aplicativo Samsung Health Monitor e compartilhá-los com profissionais médicos em formato de arquivo PDF durante as consultas1.

Uma equipe de pesquisa do Samsung Medical Center, liderada pelo Dr. Jin Whan Cho e Dr. Jong Hyeon Ahn, comparou as medidas de pressão arterial coletadas pelo Galaxy Watch3 com as medidas por um esfigmomanômetro para comparar a precisão. O teste descobriu que o uso do Galaxy Watch3 – que é mais portátil e conveniente do que um esfigmomanômetro convencional – permite que os pacientes com Parkinson meçam a pressão arterial onde e quando precisarem, rastreando com facilidade qualquer flutuação da pressão arterial.

O teste foi realizado em 56 pacientes – com idade média de 66,9 – com esfigmomanômetro de referência em um braço e o Galaxy Watch3 no outro. Cada paciente teve a pressão arterial medida com os dois dispositivos três vezes.

Os resultados mostram que a pressão arterial medida pelo Galaxy Watch e pelo esfigmomanômetro eram comparáveis. A média e o desvio padrão das diferenças foram 0,4 ± 4,6 mmHg para a pressão arterial sistólica e 1,1 ± 4,5 mmHg para a pressão arterial diastólica. O coeficiente de correlação (r) entre os dois dispositivos foi de 0,967 para pressão arterial sistólica e 0,916 para diastólica. Quanto mais próximo o coeficiente de correlação estiver de 1, mais os dois dispositivos rastreiam um ao outro.

A equipe de pesquisa disse: “A hipotensão ortostática é um sintoma comum e desafiador que afeta as pessoas que vivem com Parkinson. Mas é difícil fazer a triagem apenas observando os sintomas, e o problema pode não ser detectado durante a medição da pressão arterial. ” A equipe acrescentou: “Se pudéssemos usar um smartwatch para medir a pressão arterial dos pacientes regularmente e detectar possíveis problemas em um estágio inicial, isso realmente ajudaria a tratar e controlar o Parkinson. ”

O estudo, liderado pelo Dr. Cho e a equipe de pesquisa do Dr. Ahn, intitulado “Validation of Blood Pressure Measurement Using a Smartwatch in Patients with Parkinson’s Disease” (“Validação da medição da pressão arterial usando um Smartwatch em pacientes com doença de Parkinson”), foi publicado na última edição do principal jornal médico Frontiers in Neurology.

O monitoramento da pressão arterial é oferecido atualmente por meio do aplicativo2 Samsung Health Monitor, disponível na Áustria, Austrália, Brasil, Bélgica, Bulgária, Chile, Croácia, República Tcheca, Chipre, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Geórgia, Alemanha, Grécia, Hong Kong, Hungria, Islândia, Indonésia, Irlanda, Itália, Coreia, Letônia, Lituânia, Holanda, Noruega, Peru, Polônia, Portugal, Rússia, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Tailândia, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido.

1 A Para garantir a precisão, os usuários devem calibrar seu dispositivo a cada quatro semanas com um medidor de pressão arterial tradicional. O aplicativo Samsung Health Monitor não consegue diagnosticar hipertensão, outras condições ou verificar se há sinais de ataque cardíaco. Este aplicativo só deve ser usado para medir pessoas de 22 anos ou mais. Não se destina a substituir os métodos tradicionais de diagnóstico ou tratamento por um profissional de saúde qualificado. Havendo qualquer alteração ou dúvida sempre procure um médico de sua confiança. Registrado pela ANVISA sob o número SAMSUNG HEALTH MONITOR – BP APP: 81549259004

2 Requer o Samsung Galaxy Smartphone com Android 7 ou posterior e o aplicativo Samsung Health Monitor, que está disponível apenas na loja de aplicativos Samsung Galaxy. Devido a restrições locais na obtenção de aprovação/registro como um dispositivo médico, o aplicativo Samsung Health Monitor funciona apenas em relógios e smartphones adquiridos nos mercados onde o serviço está disponível atualmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui