Início Notícias MetrôRio lança desafio aos clientes para plantar mil sementes de árvores da...

MetrôRio lança desafio aos clientes para plantar mil sementes de árvores da Mata Atlântica em comunidades da Zona Norte

Ação marca Dia Mundial Sem Carro (22/09)

0

O MetrôRio vai realizar um desafio para mobilizar a população carioca em prol de uma causa muito importante: o meio ambiente. Na quarta-feira (22/09), Dia Mundial Sem Carro, a cada 500 embarques de passageiros, a concessionária vai plantar uma semente de árvore nativa da Mata Atlântica em comunidades da Zona Norte, que ficam no entorno do metrô, principalmente na região da Grande Pavuna. A expectativa da empresa, com a mobilização dos clientes, é chegar ao fim do dia com mil espécies a serem semeadas nas localidades escolhidas. A ação tem como objetivo incentivar o uso do transporte público, que é uma maneira de contribuir para o meio ambiente, e ainda estimular a reflexão sobre o uso excessivo de automóveis. 

Na quarta-feira, ao longo do dia, as redes sociais do MetrôRio vão exibir a atualização, para que os internautas acompanhem, até as 22h, a quantidade de sementes que serão plantadas. Esta é a primeira vez que a concessionária realiza essa iniciativa, que terá o apoio da ONG Argilando. 

A organização, sem fins lucrativos, que atua desde 2004 na promoção do voluntariado e no apoio à gestão de projetos sociais de outras organizações do Terceiro Setor, conta com biólogos e técnicos especializados que ficarão responsáveis pelo estudo do solo, escolha das sementes adequadas para cada localidade e o plantio. A previsão para começar o trabalho é o fim de outubro. 

Além de ajudar no combate ao aquecimento global, o plantio nas comunidades é muito importante porque as árvores ajudam a reduzir a erosão e a degradação do solo e ainda contribuem para evitar enchentes.

Uso de metrô, alternativa sustentável

Optar pelo uso do metrô é uma alternativa que contribui e muito para o meio ambiente. O modal emite cerca de 15 vezes menos gases do efeito estufa em relação ao carro de passeio, por exemplo. A capacidade do metrô é outro fator importante. Cada composição, composta por seis vagões, corresponde, em número de passageiros, a 23 ônibus convencionais ou a 1.200 carros particulares (levando em conta a estimativa de ocupação média de 1,5 passageiro por veículo de passeio). 

Assim, apenas em 2020, o MetrôRio evitou a emissão líquida para a cidade do Rio de Janeiro de aproximadamente 24 mil toneladas de CO2, o que corresponde, em volume, a 69 estádios do Maracanã, comprovando os benefícios ambientais em sua operação. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui