Início Notícias Loungerie se une ao Movimento pioneiro do setor de vestuário e calçados...

Loungerie se une ao Movimento pioneiro do setor de vestuário e calçados pela promoção da moda socialmente responsável no Brasil

Gigantes do varejo se unem ao ModaComVerso, movimento que busca impulsionar uma moda em prol de uma cadeia ética, humana e transparente, além de informar, engajar e conscientizar o consumidor e a sociedade como um todo

256
0
Divulgação

A Loungerie, adere ao ModaComVerso cujo lançamento oficial em todo o País aconteceu no último dia 16 de setembro. O Movimento tem por objetivo estimular uma moda socialmente responsável buscando impulsionar as boas práticas trabalhistas em todos os elos da cadeia do setor e conscientizar o consumidor sobre o seu papel – a união de grandes empresas do varejo e da indústria têxtil e de confecção em torno da causa faz do Movimento uma iniciativa inédita no universo da moda brasileira.

O ModaComVerso visa dar visibilidade para quem, de fato, está fazendo a diferença na cadeia da moda e atuando responsavelmente no setor. “Somos signatários da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) há mais de cinco anos e sempre fomos comprometidos com as boas práticas trabalhistas, monitorando permanentemente a cadeia produtiva e de distribuição não só para entregar um produto de alta qualidade, mas também com uma etiqueta de responsabilidade, respeito social, ambiental e econômico. O Movimento ModaComVerso é transformador que traz um olhar crítico, transformador e combativo em relação ao trabalho análogo a escravidão, infantil, ao uso irregular do trabalho estrangeiro e em todos os elos da cadeia de valor da moda. Estamos trabalhando em conjunto com a ABVTEX e os principais players da moda do país para que todos os nossos fornecedores sejam 100% monitorados e, portanto, garantam essas boas condições de trabalhos para seus funcionários”, explica o Eduardo Costa, CEO da marca.

 O Movimento ModaComVerso é um esforço setorial, liderado pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) – entidade que representa o varejo de moda nacional desde 1999, e desenvolveu em 2010 um Programa de auditoria abrangente com o intuito de monitorar os diversos elos da cadeia de fornecimento, reconhecer as boas práticas, alertar sobre os problemas e focar nas soluções – a ação é um marco no monitoramento da cadeia produtiva na moda brasileira em prol do desenvolvimento da responsabilidade social no setor.

O Movimento chancela o Programa ABVTEX e pretende dar luz aos esforços já empreendidos pelos varejistas signatários. Empresas como Arezzo & CO, C&A, Calvin Klein, Carrefour, Dafiti Group, Extra, Loungerie, Marisa, Pernambucanas, Renner, Reserva, Restoque e Riachuelo, aderiram ao Movimento e, desde a data do lançamento, estão “vestidas” com a logomarca do ModaComVerso em suas comunicações.

“O Movimento é uma iniciativa de responsabilidade social compartilhada, em que nós, como associação setorial, impulsionamos o desenvolvimento responsável da cadeia de valor e a aplicação das regras de compliance junto aos varejistas e seus fornecedores nacionais e subcontratados, os monitorando com o propósito de ter uma cadeia totalmente comprometida com as boas práticas socioambientais e cumprimento da legislação”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX. “Buscamos também conscientizar o consumidor sobre seu papel na promoção de uma moda socialmente responsável”, completa o executivo.

De 2010 a 2020, foram realizadas 42.930 auditorias sendo 3.526 empresas aprovadas, em 615 municípios de 19 estados brasileiros, beneficiando a mais de 352 mil trabalhadores diretos na produção, com seus direitos garantidos e atuando em condições de saúde e segurança adequadas.

O ModaComVerso pretende engajar mais empresas e desenvolver maior diálogo com a cadeia de fornecimento assim como com toda a sociedade. Empresas varejistas interessadas em participar devem ser associadas à ABVTEX e participar do Programa ABVTEX. Também devem garantir que 100% de seus fornecedores nacionais sejam aprovados pelo Programa da entidade.

Artigo anteriorExposição sobre veículos elétricos começa nesta quinta-feira (23) na Praça Charles Miller
Próximo artigoFini promove live e aproxima fãs do cantor e influenciador Fiuk
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui