Início Notícias TIM avança nos testes de ativação de rede do 5G Stand Alone...

TIM avança nos testes de ativação de rede do 5G Stand Alone em São Paulo e Rio de Janeiro

A iniciativa faz parte de uma série de testes realizados pela operadora em 2021 e iniciados em maio, em Brasília, durante o Digital Day.

0

Depois de ser a primeira operadora a ativar uma rede 5G Stand Alone (SA) no Brasil, a TIM anuncia dois novos testes da tecnologia, agora nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Os dois pilotos — em formato prova de conceito — serão utilizados para avaliações técnicas da própria rede e de suas funcionalidades, como agregação de frequências, compartilhamento de rede e conexões de dados em baixíssima latência.

A iniciativa faz parte de uma série de testes realizados pela operadora em 2021 e iniciados em maio, em Brasília, durante o Digital Day, e em Rondonópolis (MT), em demonstração de aplicações do 5G para o agronegócio. Desta vez, os pilotos acontecem no Brooklin, Zona Sul de São Paulo, e na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e servirão para preparar desde já a expansão de rede de quinta geração após o leilão de frequências.

Marco Di Costanzo, diretor de Engenharia e Implementação de Rede da TIM, explica que os testes são fundamentais para estabelecer as bases para um 5G com a qualidade que a operadora pretende oferecer a seus clientes: “Somos líderes em cobertura 4G no país e pioneiros na implementação de projetos 5G, com criação de living Labs desde 2019. Agora, estamos reforçando os pilotos do 5G Stand Alone, que será a tecnologia adotada oficialmente no Brasil, e já alcançamos velocidades superiores a 1.5Gbps, muito maiores do que as disponíveis em 4G. Os testes mostram a efetividade dessa tecnologia e as possibilidades que ela pode trazer para diferentes setores, beneficiando toda a sociedade e o desenvolvimento do país”.

Os novos testes de campo fazem parte de uma série de 20 iniciativas anunciada pelo Ministério das Comunicações em maio e relacionadas ao 5G Stand Alone, o padrão definido pelo governo federal para implementação de rede no país. O primeiro projeto foi ativado no início de maio, no Congresso Nacional, durante o Digital Day — exposição coordenada pelo ministério que serviu para que parceiros pudessem demonstrar diferentes aplicações de 5G.

O segundo projeto-piloto foi realizado em Rondonópolis (MT), também em maio, e contou com a primeira demonstração de aplicações 5G SA voltadas para o agronegócio, como o uso de drones e transmissão de imagens em tempo real. Além disso, desde outubro do ano passado, a TIM ativou a tecnologia 5G DSS pelo país, em diferentes localidades, e até o final de 2021, pretende lançá-la em mais cidades brasileiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui