Início Notícias Atual recordista mundial, Thiago Paulino busca novo ouro no arremesso de peso,...

Atual recordista mundial, Thiago Paulino busca novo ouro no arremesso de peso, agora nos Jogos de Tóquio

Atleta do Time Ajinomoto compete no Estádio Olímpico nesta sexta-feira (3), na prova do arremesso de peso, classe F57

0
Takuma Matsuhita/CPB Thiago Paulino, atleta do Time Ajinomoto, treina na base do CPB em Hamamatsu, no Japão

Um dos principais nomes do atletismo paralímpico brasileiro, o paulista Thiago Paulino, atleta do Time Ajinomoto, tenta ampliar sua incrível coleção de medalhas conquistadas nos últimos anos, desta vez nos Jogos de Tóquio. Nesta sexta-feira (3), ele participará da prova do arremesso de peso, classe F57, para atletas que competem em cadeira de rodas (sequelas de poliomielite, lesões medulares e amputações). A competição começará às 7h10 (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Tóquio.

Com 35 anos e natural de Orlândia (SP), Thiago Paulino vem colecionando vitórias no ciclo até os Jogos. Ele já foi duas vezes campeão mundial (Londres 2017 e Dubai 2019), além da medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em 2019, quando bateu o recorde mundial da prova, com a marca de 15,26 metros.

Com a proximidade da estreia, ele admite um pouco de ansiedade. “Isso é normal e natural, geralmente em todas as provas, quando o grande dia se aproxima, vem aquele frio na barriga, não tem jeito, não é exclusividade da Paralimpíada. Tenho procurado focar na preparação diária e uma das coisas que tenho feito é concentrar exclusivamente na prova, mentalizar o que vou fazer e como vou fazer. Dessa vez achei melhor até mesmo dar um tempo de WhatsApp e redes sociais”, afirmou Thiago Paulino.

Após realizar seu último treinamento para a prova nesta quarta-feira (1º), o atleta do Time Ajinomoto está procurando relaxar e curtir um pouco o clima da Vila Paralímpica, mesmo com os protocolos de saúde para prevenção da Covid-19. “O momento ainda é muito delicado, mas a experiência de conviver com várias culturas, mesmo que mantendo os protocolos, é indescritível. O espírito dos Jogos é totalmente diferente de tudo e a impressão que dá é que esse clima fica no ar. Se Deus quiser quero estar em Paris, em 2024, para desfrutar disso em sua plenitude”, disse o atleta brasileiro.

Em 2010, Thiago Paulino teve parte da perna esquerda amputada após um acidente de moto, quando estava a caminho da empresa em que trabalhava como vigilante. No ano seguinte, começou a praticar atletismo após ser convidado por um amigo, professor de educação física, que treinava arremesso de peso e lançamento de disco.

Projeto Vitória

O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atualmente, 32 atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte relativo à nutrição e aos benefícios da ingestão de aminoácidos por esportistas de alto rendimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui