Início Notícias Série documental De Mala e Cuia ganha nova exibição na TV Brasil

Série documental De Mala e Cuia ganha nova exibição na TV Brasil

Programa promove a integração de crianças e idosos para estimular o intercâmbio de gerações

0
Crédito: Giros Filmes

Incentivar a descoberta sobre as origens familiares de forma lúdica e divertida. Esse é o mote da produção documental De Mala e Cuia, série para a garotada que volta à programação da TV Brasil neste sábado (28), às 11h45. Indicada para assistir e se emocionar com os entes queridos, a produção valoriza o convívio das novas e antigas gerações.

O programa entra no ar logo após o seriado ficcional inédito Queimamufa, exibido às 11h30. Ambos têm edições semanais aos sábados, na telinha da emissora pública, na faixa TV Brasil Animada, sessão voltada ao público infantojuvenil. As duas atrações foram realizadas pela produtora Giros Filmes.

Com 13 episódios de 13 minutos, De Mala e Cuia acompanha a jornada de crianças em viagens pelo país para conhecer as histórias e as tradições da terra natal de seus avós migrantes. De um jeito leve e estimulante, os pequenos aprendem e se interessam em vivenciar mais as suas próprias origens.

Experiências na terra natal da família

Na série, crianças nascidas e criadas em grandes centros urbanos visitam a cidade natal de seus avós, que migraram em busca de melhores condições de vida. Com uma proposta curiosa, De Mala e Cuia sugere que esses jovens façam o caminho inverso ao de seus avós, descobrindo as raízes da família.

Em cada episódio, os personagens são envolvidos pelas histórias dos avós que relembram sua infância. Juntos, avós e netos saboreiam os gostos típicos de cada região. Os pequenos aprendem as brincadeiras que contagiavam a molecada antigamente e que ainda hoje rendem ótimas risadas entre as gerações.

A produção apresentada pela TV Brasil vai até 13 municípios das regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país. Os destinos das viagens em família são Itabaiana (Sergipe), Maria Farinha (Pernambuco), Araguari (Minas Gerais), Nova Pádua (Rio Grande do Sul), Cabaceiras (Paraíba), Congonhal (Minas Gerais), Umirim (Ceará), Salvador (Bahia), Recife (Pernambuco), Cuiabá (Mato Grosso), Moreno (Pernambuco), Caxias (Maranhão) e Garanhuns (Pernambuco).  

Primeira viagem da série

A edição que marca o início do seriado De Mala e Cuia reúne uma avó nordestina e duas netas de São Paulo. Maria Clara e Júlia, com 9 e 10 anos, fazem uma jornada de seu estado até a cidade sergipana de Itabaiana, município onde nasceu sua avó, Maria José, de 54 anos.

No decorrer desse episódio da série, a velhinha revela às netas histórias da sua infância e compartilha curiosidades que as meninas jamais sonharam. Essa viagem do presente ao passado mescla encanto, emoções e muita imaginação.

A avó conta que saiu de Itabaiana aos 14 anos para construir a vida em São Paulo, mas voltou à cidade natal para curtir a aposentadoria. As duas netinhas paulistas morrem de saudade da avó desde que ela se mudou.

O reencontro é cheio de emoção, brincadeiras e descobertas. A produção exibida pela TV Brasil mostra um passeio pela feira livre de Itabaiana, com direito a frutas que só existem no Nordeste. Também acompanha a experiência de plantar mudas e ensina a fazer bonecas com espigas de milho.

Sobre a sessão TV Brasil Animada

Referência de conteúdo para crianças na televisão aberta, a TV Brasil é uma das principais janelas para desenhos e animações nacionais. Em sua grade, a emissora pública reforça valores como a não violência e a tolerância às diferenças. Desde o começo de 2021 a programação da faixa TV Brasil Animada apresenta novidades para a garotada.

Com mais de 20 horas semanais de produção audiovisual voltada para crianças e adolescentes, a TVBrasil Animada oferece uma sessão diária com mais de três horas de duração com séries e desenhos para jovens de todas as idades. O conteúdo vai ar de segunda a sexta, de 8h15 ao meio-dia. Aos sábados, os pequenos também podem conferir atrações para sua faixa etária entre 10h e 13h30.

A programação para crianças e jovens oferecida pela emissora pública tem vantagens para toda a família como a ausência de publicidade que incentive o consumismo. Parceira de produções independentes, a TV Brasil tem a tradição de fomentar produções infantis de qualidade.

Muitas animações de sucesso no país e no exterior estão acessíveis na grade do canal como O Show da Luna!, Tainá e os Guardiões da Natureza, Mytikah, Além da Lenda e Bela Criativa. Entre as séries em live-action, as atrações são produções consagradas como Pablo, Detetives do Prédio Azul e Valentins.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Ficha Técnica

Produtora: Giros Filmes

Direção-geral: Belisario Franca

Direção: Vinícius Reis

Pesquisa e Roteiro: Márcia Bittencourt

País: Brasil

Ano: 2017

Episódios: 13

Duração: 13 minutos

Gênero: Documental

Classificação indicativa: Livre

Serviço

De Mala e Cuia – sábado, dia 28/8, às 11h45, na TV Brasil

TV Brasil Animada – segunda a sexta, das 8h15 ao meio-dia; e aos sábados, das 10h às 13h30

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui