Início Notícias Microsoft, Enap e Universidade Georgetown promovem 5ª edição do curso de Inovação,...

Microsoft, Enap e Universidade Georgetown promovem 5ª edição do curso de Inovação, Liderança e Governança Digital para altos executivos públicos

Por conta da pandemia da Covid-19, as aulas estão acontecendo de forma remota e tiveram início em 17 de agosto, com final previsto para 16 de setembro.

0

A Microsoft, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Universidade Georgetown, promove durante os meses de agosto e setembro a 5ª edição do curso de Inovação, Liderança e Governança Digital (ILG). O programa tem como foco inovação no setor público, governança digital, novas tecnologias para melhoria de serviços públicos, liderança, transparência e responsabilidade e oferece parâmetros analíticos e ferramentas para formular e implementar políticas públicas inovadoras para que altos executivos públicos se tornem agentes de transformação no Estado. 

Por conta da pandemia da Covid-19, as aulas estão acontecendo de forma remota e tiveram início em 17 de agosto, com final previsto para 16 de setembro. Com aulas ministradas por renomados professores de Georgetown, além de professores adjuntos, o curso está promovendo debates sobre diversos temas relevantes como liderança e inteligência emocional, tecnologia e inovação no setor público, melhores práticas em governança digital e políticas de tecnologia, negociação e comunicação com stakeholders, tomada de decisão em política pública, inovação para o desenvolvimento e comunicação de crises. 

Como parte do curso, os alunos visitam virtualmente o Centro de Transparência da Microsoft em Brasília. Neste mesmo dia, executivos da Microsoft falarão sobre transformação digital, Inteligência Artificial, o papel da Tecnologia na inovação e transformação do serviço público. O executivo Ronan Damasco, diretor de tecnologia da Microsoft Brasil, falará sobre Inteligência Artificial para o setor público e em seguida Elias Abdala Neto, diretor de políticas públicas da Microsoft Brasil, discorrerá sobre a Lei Brasileira de Proteção de Dados. Marcelo Zillo Neto, Chief Security Advisor da Microsoft, falará sobre Cibersegurança e, por fim, Gretchen Deo, diretora de políticas públicas, inovação aberta e propriedade intelectual da Microsoft destacará as iniciativas promovidas pela companhia nas áreas de Sustentabilidade e Open Data. 

“A parceria com a Enap e a Universidade Georgetown já dura cinco edições e reitera a importância da tecnologia como ferramenta primordial para apoiar na gestão do setor público. Por meio desse curso, conseguimos entender as possibilidades e desafios desses profissionais, além de compartilhar conhecimento sobre as mais recentes ferramentas digitais e técnicas de gestão para políticas públicas”, comenta Alessandra Del Debbio, Vice-Presidente Jurídica e de Assuntos Corporativos da Microsoft Brasil.  

Vladia Pompeu, Advogada-Geral da União Adjunta na Advocacia-Geral da União (AGU), participou da formação há cerca de dois anos e comenta que a experiência foi muito interessante por ter foco em inovação, habilidade muito exigida atualmente para profissionais do setor público. “Esse curso possui uma importância muito atual no dia a dia da administração pública, que ainda está se adaptando em relação a utilização de ferramentas desse tipo. Eu aprendi a utilizar essas novas tecnologias para fortalecer os mecanismos na implementação de políticas públicas e já consegui, desde então, aplicar na prática muitos dos princípios apresentados. Fortalecendo as competências de liderança individual, a formação ajuda na criação de líderes transformacionais e agentes de mudança”, conclui. 

“Lembro como se fosse hoje de ter participado da segunda edição do programa Inovação, Liderança e Governança Digital (ILG). Valorizo cada minuto que passei em sala de aula, porque foi uma das experiências de aprendizagem mais marcantes da minha trajetória profissional. A parceria entre Enap, Microsoft e Georgetown University é certamente o diferencial para o sucesso de um programa tão duradouro e estabelecido como o ILG. É por meio desta parceria de anos que o programa se reinventa em todas as edições e é referência no desenvolvimento de lideranças do setor público para a transformação digital. Ter cursado o ILG há mais de três anos e hoje ocupar a posição de coordenador da equipe que implementa o programa aqui na Enap é ainda mais gratificante”, comenta João Vitor Domingues, Coordenador-Geral de Capacitação de Altos Executivos da Enap. 

“O Programa de Inovação, Liderança e Governança Digital (ILG) é projetado especificamente para os tomadores de decisão em todos os níveis de governo. Os participantes do programa obtêm as estruturas e ferramentas mais recentes para desenvolver, implementar e avaliar políticas públicas de alto impacto e se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. Nossa parceria com a Microsoft, desde o início do programa, tem sido fundamental para capacitar líderes de políticas públicas a alavancarem a tecnologia mais recente para o benefício da sociedade”, comenta Ricardo Ernst, Baratta Chair em Negócios Globais da Universidade Georgetown, Diretor Executivo do Conselho Latino-Americano da universidade e ex-vice-reitor da McDonough School of Business. 

O curso está sendo ministrado em inglês e tem como metodologia apresentações teóricas e discussões em grupo, com o objetivo de auxiliar os participantes a fortalecer os princípios de governança e analisar os desafios emergentes para desenvolver novos parâmetros para a entrega de serviços e políticas públicas, bem como fornecer ferramentas para a elaboração e avaliação de políticas públicas com alto impacto para a sociedade, entre outros objetivos. Puderam se inscrever servidores públicos ocupantes de cargos FCPE ou DAS 4, 5 ou 6, ou NES, do executivo federal, ou cargos equivalentes nos outros poderes e esferas de governo. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui