Início Notícias Estágio remoto é opção para empresas, aponta CIEE

Estágio remoto é opção para empresas, aponta CIEE

Segundo o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, o teletrabalho, não previsto na Lei de Estágio, ganhou força e espaço durante a pandemia

0

O modelo de trabalho que será adotado após a pandemia entra em debate também no Dia do Estagiário, comemorado nesta quarta-feira, 18. O teletrabalho, que foi viabilizado pelo Ministério Público do Trabalho por meio de uma nota técnica em parceria com a COORDINFÂNCIA – publicada em maio de 2020, não está previsto na Lei de Estágio (nº11.788/08).

Enquanto a legislação sugere a supervisão presencial do estudante, o alongamento da pandemia e o teletrabalho provaram que é possível o desenvolvimento do estagiário mesmo à distância. Segundo pesquisa do Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio, encomendada ao IBOPE, 46% dos estagiários passaram a trabalhar remotamente. Enquanto 54% seguiram presencialmente. 

Para Luiz Gustavo Coppola, superintendente Nacional de Atendimento do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, “é necessário aproveitar todo o potencial e desenvolvimento do programa de estágio no “novo normal” em que as relações de trabalho e estudo a distância se fortaleceram”.

Assim, a instituição filantrópica sem fins lucrativos tem buscado disseminar conhecimento e informação a respeito do teletrabalho e incentivo de oportunidades para inclusão dos jovens, colaborando para o surgimento de novos modelos de trabalho. 

Avaliação do estágio

De acordo com o levantamento realizado pelo CIEE, 90% dos estudantes consideram o estágio fundamental para o desenvolvimento profissional. Esse índice é ainda maior na região Norte do País, onde alcança a marca de 93%. A pesquisa apontou que os estagiários têm em média 25 anos, 65% são oriundos de instituição de ensino particular, e a renda familiar está concentrada entre as faixas de dois a três salários mínimos. Foram ouvidos mais de 6 mil estudantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui