Início Notícias Atout France apresenta France Excellence: Evento híbrido debaterá o luxo francês

Atout France apresenta France Excellence: Evento híbrido debaterá o luxo francês

Novo encontro multicanal debaterá o luxo francês com grandes nomes internacionais do setor

0
Divulgação

Num lançamento inédito no Brasil, Caroline Putnoki, Diretora para América do Sul da Atout France, anuncia a primeira edição de France Excellence, um evento híbrido que acontecerá no próximo dia 20 de setembro na Cidade Matarazzo, o prestigioso complexo de luxo que será inaugurado no final de 2021 na capital paulista.
Para a executiva “trata-se de um evento inovador no Brasil. Vamos chamar alguns dos nomes mais importantes do luxo francês e discutiremos o que faz da França, desde o século XVII, referência no segmento e como o país se prepara para os novos tempos. Tradição é um atributo importante, mas não o único. Nesse sentido a excelência é o eixo fundamental. E há excelência não só na moda, na gastronomia, nos cosméticos e vinhos, mas na hotelaria, no turismo e na cultura. A França é o país referência do bom gosto e também na democratização do belo, do prazeroso. Seja na contemplação da arquitetura de Paris, em uma xícara de chá de Mariage Frères, em um perfume da Dior ou em um macaron do Ladurée.”
Portugal e Espanha dominaram o comércio marítimo no século XVI, inundando a Europa com sedas, especiarias, pedras preciosas e o ouro. No mesmo período os príncipes italianos patrocinaram um dos mais importantes movimentos artísticos da história ocidental, a Renascença. Mas foi a França que se tornou a maior referência em produção de bens e
serviços de luxo até os nossos dias. E ainda que a Espanha, a Italia ou os Estados Unidos ocupam um grande espaço, o savoir-faire francês segue imbatível quando se pensa em produtos e serviços de alto valor agregado.
No turismo não foi diferente. Hollywood em seus filmes apenas retratou o que todo mundo sabia: Paris, a Côte d´Azur, Deauville, Biarritz ou Courchevel eram os destinos preferidos do jet set internacional. Nesse mesmo movimento, foi um enólogo americano, Robert Parker, quem confirmou a majestade dos vinhos de Bordeaux nos anos 1980. O que pouca gente sabe é o que fez o “Made in France” tão desejado. Política de Estado é a resposta. Conduzida pelo rei Sol, Louis XIV, e seu ministro da economia Jean-Baptiste Colbert. A fixação pelo belo e antecipando o conceito de soft power, mais tarde adotado pelos estadunidenses, levou o monarca francês a investir pesadamente na fabricação de bens de alto padrão e nos serviços epicuristas e caros resumidos nas expressões savoir faire e art de vivre.

Um encontro multicanal
O France Excellence, que conta com o patrocínio da Air France e La Samaritaine, vai apresentar uma conferência com grandes nomes do luxo francês, reuniões entre profissionais do turismo de luxo da França e América do Sul e a edição de um livro com entrevistas, pesquisas e cenários para o turismo de luxo nos próximos 5 anos.
A conferência a ser realizada no Cidade Matarazzo e retransmitida pela plataforma Zoom terá 3 painéis. O primeiro deles tratará das múltiplas faces do luxo e sua história, com o diretor do Musée des Arts Décoratifs de Paris e curador da exposição Luxes, Olivier Gabet. O segundo painel, moderado por Carlos Ferreirinha, sócio da MCF consultoria, discutirá os atributos do luxo francês, com Jean-Manuel Leménager, CEO da Hermès para América Latina e a CEO do Comité Colbert, que reúne desde 1954 as 85 mais importantes marcas de luxo na França, Bénédicte Epinay. O terceiro painel contará com o diretor da Air France La Première, Pierre de Saint-Albin; Yann Gillet gerente geral do Hotel Martinez Cannes; Tomaz Perez, diretor da Teresa Perez e debaterá o turismo de luxo francês, com mediação de Jayme Drummond
de Carioca no Mundo.
O evento será encerrado com a palestra de Alexandre Allard, o empresário francês que revigorou a Maison Balmain e o hotel Royal Monceau e está à frente do Cidade Matarazzo, complexo de luxo que será inaugurado em 2021 na capital paulista.
O material da palestra será reunido em um livro que estará disponível duas semanas após o evento. O France Excellence também contará com reuniões de negócios entre operadoras de turismo e agências da América Latina e fornecedores franceses. Até o presente momento já confirmaram presença as secretarias de turismo de Aix-en-Provence, Auvergne-RhôneAlpes, Marseille e Reims, na Champagne, a empresa de telefonia Bouygues Telecom, os DMCs French Side Travel e Li-Colibri, as lojas de departamento Galeries Lafayette e La Samaritaine, o Hôtel Maison Mère, o Hotel Martinez Cannes e o Hotel Park Hyatt Paris Vendôme. O evento conta com o apoio da Câmara de Comércio França-Brasil e do Hotel Rosewood Matarazzo. O endereço do evento é: www.franceexcellencelatam.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui