Início Notícias Pesquisa de Mercado Dia dos Pais: queda de intenção de compra online reflete força da...

Dia dos Pais: queda de intenção de compra online reflete força da retomada presencial do comércio de Porto Alegre

Levantamento do Sindilojas Porto Alegre indicou diferença de mais de 30% em comparação com a véspera de Dia dos Pais do ano passado.

212
0

O Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre revelou algumas mudanças no comportamento dos consumidores da Capital para este Dia dos Pais, em sondagem realizada para identificar a intenção de compra para a data. Este ano, a redução de 30,9% das pessoas que pretendem utilizar o e-commerce ou as redes sociais com esse objetivo foi um dos destaques. As compras online devem representar cerca de 12% do movimento, que deverá ocorrer principalmente durante esta semana e no próximo sábado. Lojas de rua e estabelecimentos de shopping lideram os locais de compra, com 54% e 46% das intenções, respectivamente.

Roupas (38,9%), calçados (13,1%), itens de perfumaria/higiene/cosméticos (12,3%), bebidas (8,3%) e artigos esportivos (6,9%) devem ser os produtos mais comprados. O resultado vai ao encontro do que os presenteados gostariam de ganhar. Outra curiosidade, ainda, é sobre produtos que agora se tornaram preteridos dos pais em relação a 2020: eletroportáteis, perfumes e artigos esportivos, com queda de cerca de 10% na preferência.

A respeito da forma de pagamento, 56,9% dos entrevistados afirmaram que pretendem pagar o presente à vista, em dinheiro ou no débito. Outros 34,9% deverão optar pelo cartão de crédito parcelado. A projeção da pesquisa é de um tíquete médio em torno dos R$ 186 e de que o Dia dos Pais movimente R$ 145 milhões no comércio de Porto Alegre, variação nominal de 13,4% a mais em relação ao ano anterior.

Para os lojistas ficarem atentos:

A sondagem revelou também que, embora 46,1% dos consumidores sejam impactados por aquilo que veem na internet, as vitrines seguem tendo um papel muito importante no comércio. Para 44% das pessoas, o que está por trás do vidro na loja física ajuda na escolha do presente. O dado reforça a necessidade de as lojas dedicarem a mesma atenção a todos os canais de contato com os clientes. Outros aspectos mencionados entre os que mais auxiliam na tomada de decisão são o preço, o atendimento qualificado, as promoções e a facilidade de acesso ao estabelecimento.

O Sindilojas Porto Alegre lembra que preparou uma campanha de Dia dos Pais para ajudar na divulgação das lojas e nas vendas para a data. Materiais para uso na loja física foram entregues aos associados da Entidade e peças de redes sociais estão disponíveis para download gratuito no site www.sindilojaspoa.com.br, na Central do Associado.

CidadeMarketing com informações da Sindlojas

Artigo anteriorVotorantim Cimentos abre inscrições para engenheiras
Próximo artigoCírculo de Criativas Brasil lança série de oficinais virtuais gratuitas para aperfeiçoamento profissional
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui