Início Notícias Lattes fica fora do ar por falha em servidor mas dados estão...

Lattes fica fora do ar por falha em servidor mas dados estão salvos, afirma CNPq

O CNPq afirma que não há perda de dados e que os pagamentos das bolsas serão efetuados normalmente.

0

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) comunicou, nesta terça-feira (27), que o servidor utilizado para armazenar a plataforma Lattes apresentou falhas. O problema foi apresentado ontem (26), quando pesquisadores de todo o Brasil tentaram acessar a plataforma e não conseguiam. Nas redes sociais, o governo federal confirma a “indisponibilidade das plataformas”. Por fim, o CNPq afirma que não há perda de dados e que os pagamentos das bolsas serão efetuados normalmente.

“Em continuidade aos comunicados sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, esclarecemos: 

  1. O problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados.
  2. O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes.
  3. O pagamento das bolsas implementadas não será afetado.
  4. Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas,  estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados.
  5. Os comunicados oficiais do CNPq são feitos exclusivamente por meio dos canais oficiais na internet: site e redes sociais. Manteremos todos atualizados sempre que houver novas informações sobre a questão.
  6. Para demais dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail cnpq@mctic.gov.br  

Reforçamos que o CNPq/MCTI estão comprometidos com a restauração do acesso aos sistemas operacionais com a maior brevidade possível.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui