Início Notícias O Curta!On comemora o Dia Mundial do Rock com produções nacionais e...

O Curta!On comemora o Dia Mundial do Rock com produções nacionais e internacionais

Nomes inesquecíveis do rock estrelam documentários e filmes com registros de shows: Chuck Berry, The Doors, Queen, U2, Barão Vermelho e Blitz, entre outros

0
Chuck Berry em um dos episódios da série ‘Clássicos do Rock’ (Foto: Divulgação/Curta!On)

No mês em que se comemora no Brasil o Dia Mundial do Rock, o Curta!On reúne quatro atrações — duas séries e dois documentários musicais — que resgatam shows marcantes e histórias de bastidores de nomes consagrados do rock ‘n’ roll nacional e internacional. Todas as produções já podem ser vistas no Curta!On, a plataforma de streaming do Curta!, no NOW da NET/Claro ou em curtaon.com.br.

A série “Clássicos do Rock” resgata, em quatro episódios, shows memoráveis de Chuck Berry, U2, Joan Baez e Genesis. Já “Álbuns Clássicos”, também com quatro episódios, apresenta obras de Lou Reed, Queen, The Doors e The Who, reunindo depoimentos e música. O rock nacional marca presença com dois documentários: “Barão Vermelho, Por Que a Gente é Assim?” conta a trajetória dessa banda precursora do movimento BRock; e “Blitz, o Filme” segue os passos da primeira banda de pop-rock a estourar no país, desde os seus tempos de Circo Voador até a carreira internacional e os dias atuais.

O Mês do Dia do Rock no Curta!On comemora o Dia Mundial do Rock celebrado em 13 de julho no Brasil. A data foi escolhida para relembrar o Live Aid, evento de rock beneficente organizado na mesma data em 1985, com objetivo de arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. Confira as sinopses:

Álbuns Clássicos: (Série)                                                                                      

A série apresenta grandes discos da história da música, mostra histórias por trás das gravações e a repercussão que causaram. O episódio dedicado a Lou Reed aborda a produção de “Transformer”, que levou o músico, então conhecido pelo grupo The Velvet Underground, ao estrelato solo. O episódio da banda Queen enfoca “A night at the opera”, lançado no final de 1975, trazendo uma mistura de hard rock, pop e ópera, juntando guitarras amplificadas a floreios de piano, harpa e ukulele. A banda The Doors tem episódio centrado no seu primeiro álbum, autointitulado, que deu um novo sopro ao rock feito na segunda metade dos anos 1960. Por fim, o disco “Who’s Next”, lançado em 1971 pelo quarteto britânico The Who, é tema de mais um dos episódios. Direção: Matthew Longfellow e Bob Smeaton. Duração: 4 episódios de 50min. Classificação: 12 anos.

Clássicos do Rock: (Série)

A série traz shows de nomes consagrados do rock: Genesis, Joan Baez, Chuck Berry e U2. Direção: John Dauriac, Michel Perin e Nicolas Dor. Duração: 4 episódios de 30min. Classificação: Livre.

Barão Vermelho, Por Que a Gente é Assim? (Documentário, 2016):

A história de uma das bandas mais icônicas do rock nacional, precursora do movimento que mais tarde veio a se chamar BRock. O documentário reúne depoimentos dos músicos Frejat, Guto, Dé Palmeira, Maurício, Sergio Serra, Peninha, Fernando Magalhães, Rodrigo Santos e Dadi Carvalho, nas diferentes formações da banda. Entre as cenas raras que embalam o filme, estão os primeiros ensaios filmados em super-8; o show no Teatro Ipanema, em 1983; os ensaios e shows no Circo Voador; e participações em programas de TV, como o dos apresentadores Chacrinha e Raul Gil. Direção: Mini Kerti. Duração: 108 min. Classificação: Livre

Blitz, o Filme (Documentário, 2019)

O documentário apresenta a história e a trajetória da primeira banda consagrada do pop-rock brasileiro, a Blitz. O longa-metragem explora seu surgimento, nos anos 1980, sob a lona do Circo Voador, na época situada entre Ipanema e Copacabana, até às turnês internacionais e o enorme sucesso do grupo ainda nos dias atuais.

Direção: Paulo Fontenelle. Duração: 104 min. Classificação: Livre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui