Início Notícias Inauguração de biblioteca comunitária leva leitura para 250 crianças em Fernando de...

Inauguração de biblioteca comunitária leva leitura para 250 crianças em Fernando de Noronha

Com patrocínio da Ball, o projeto Cantos de Leitura entrega espaço de literatura lúdico, com acervo de 1.200 livros

0
Divulgação

A Instituição de Educação Infantil Bem me Quer, na Vila do Trinta, em Fernando de Noronha, recebeu sua primeira biblioteca comunitária nesta quarta-feira, dia 04 de novembro. Um acervo de cerca de 1200 livros novos está disponibilizado aos estudantes da ilha no projeto Cantos de Leitura, uma realização da Rede Educare, com patrocínio da Ball, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, via Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura.

A inauguração foi realizada de acordo com todos os protocolos de segurança sanitária e contou coma participação da Superintendência de Educação, da Gestão da creche, além de representantes do projeto Mãe Coruja, da Rede Educare e Ball Corporation.

Segundo Thaís Moraes, Diretora de Comunicação da Ball América do Sul, por produzir a embalagem mais amiga do meio ambiente, a Companhia tem o objetivo de espalhar a cultura da sustentabilidade.

“Quando Fernando de Noronha adotou essa mentalidade de crescer cada vez mais como um paraíso sustentável, a gente comemorou muito. E nada melhor do que ajudar a formar melhores cidadãos, estimular o hábito da leitura, a vontade do conhecimento, para investir nessa sustentabilidade. Que vocês, educadores e comunidade escolar, possam ter certeza de que a Ball quis fazer o melhor aqui neste espaço”, complementou.

Cerca de 250 alunos de até cinco anos de idade serão beneficiados com o novo espaço, um passo importante para que crianças e educadores tenham acesso a um acervo diversificado e atual, reduzindo a distância entre livros e leitores.  

“Além do espaço colorido e amigável, o projeto propõe a formação e acompanhamento de mediadores de leitura – profissionais que contarão histórias para os estudantes. Fernando de Noronha é um dos lugares mais lindos do mundo e já é uma ilha de leitores: a nossa biblioteca vem então para ampliar acervos e levar mais de mil aventuras literárias para as crianças e suas famílias”, celebra Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.

A importância dessa iniciativa é ainda mais latente diante do cenário brasileiro: segundo a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, o Brasil perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. Os dados ainda apontam que apenas 52% dos brasileiros, pouco mais da metade da população, têm o hábito de ler.

A 13ª biblioteca inaugurada pela Ball chega à ilha respeitando protocolos de cuidados com a saúde: a sala estará aberta apenas para crianças que estejam em aulas e a entrada só é permitida com aferição de temperatura, aplicação de álcool em gel e uso de máscaras.

Além da doação de livros e ambientação do local, o espaço contará com uma capacitação para os 71 funcionários da Instituição de Educação Infantil Bem me Quer, que abordará os caminhos para a formação de leitores e orientações sobre melhor utilização do Cantos de Leitura.

Ao investir na educação e na cultura, o Cantos de Leitura contribui com comunidades para a geração de novos leitores e criação de um espaço para socialização; e faz dos livros uma ponte para possibilitar que seus leitores vejam o mundo de uma nova forma.

A inauguração faz parte de uma série de iniciativas que a Ball vem realizando em Fernando de Noronha em prol da comunidade local, voltadas para a construção de um ambiente mais sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui