Início Notícias Maratona global de inovação busca atrair talentos brasileiros

Maratona global de inovação busca atrair talentos brasileiros

O Brasil tem a oportunidade de enviar projetos de prevenção contra as mudanças climáticas para o principal evento de inovação da União Européia.

0
Foto: Thales Brandão

Com objetivo de estimular o engajamento da sociedade para o desenvolvimento de soluções inovadoras com impactos climáticos positivos, foi criado o CLIMATHON,  um super hackathon global, que em 2020 acontecerá em vários locais do mundo em novembro entre os dias 7 a 13 de novembro. São Paulo será uma das sedes globais do evento com realização da InovAction by ABInova e Hub e Tech Produções.

O evento é gratuito e busca participantes (estudantes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas) que irão atuar no desenvolvimento de propostas e soluções inovadoras e que possam ter impacto prático na sociedade em ações que valorizem o empreendedorismo e a criatividade na busca de soluções.

Para receber o CLIMATHON 2020 em São Paulo, a organização se preocupou com todas exigências e protocolos de saúde exigidos pela comunidade internacional, de forma que todas as propostas e soluções serão apresentadas virtualmente. Levando em conta a responsividade, facilitando o uso de celulares, tablets, notebooks e computadores a todos participantes, a internet será a base para a interação entre as equipes, ou seja, um evento adequado à nova realidade que esse período de quarentena nos proporcionou e fortalecendo o caráter inovador ainda mais. 

O que é o CLIMATHON? 

O CLIMATHON é um evento anual, criado pela EIT Climate-KIC, principal iniciativa européia de inovação de combate e prevenção contra as mudanças globais do clima. As KIC (Knowledge Innovation Communities) são Comunidades de Conhecimento e Inovação, impulsionados pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT – European Institute of Innovation and Technology). 

O Climate-KIC teve origem em 2010 e conta com mais de 300 organizações associadas, em especial universidades públicas, centros de pesquisa e inovação, além de empresas e entidades diversas que buscam dar uma resposta aos desafios de construir uma economia sustentável.

Nesse período o Climate Kic incubou mais de 1600 empresas, gerando cerca de 2000 empregos na comunidade de startups e alavancando mais de 400 investidores com valores que ultrapassaram 1,1 bilhões de Euros em investimentos.

O objetivo é promover ações de adaptação e mitigação das mudanças climáticas através da inovação, empreendedorismo e formação, sempre envolvendo a comunidade local na busca de uma visão de cada território e seus desafios climáticos específicos.

INSCRIÇÕES – CLIMATHON 2020

Todas inscrições serão gratuitas e devem ser realizadas através da plataforma Sympla – sendo individuais por participante, que em caso de comporem uma equipe, devem informar os nomes dos membros de seu grupo na ficha de participação.

A COMPETIÇÃO

Os participantes deverão obrigatoriamente se organizar em grupos, com o mínimo de 03 participantes e o máximo de 05 pessoas, incentivando ao máximo a formação de equipes multidisciplinares e heterogêneas.

O DESAFIO

As propostas devem abordar os desafios do CLIMATHON nas seguintes dimensões:

  • Prevenção: Cuidar e Educar
  • Emergencial: Proteger e Defender
  • Sustentabilidade: Manter e Promover

Esses desafios foram elaborados de forma que os participantes possam desenvolver e enviar soluções inovadoras que tenham aderência aos temas, apelo, impacto social, aplicabilidade e potencial de escala, bem como também aderência comunitária.

Premiação

Os membros de todas equipes participantes que apresentarem seus projetos na sessão do júri terão atribuídos 40 horas de Atividade Complementares Obrigatórias no âmbito de seus cursos de origem, caso necessitem. Todos os participantes presentes durante ao menos 75% do período do evento (30 horas de trabalho) receberão certificado de participação independente de concluírem a apresentação de seus projetos.

Os três projetos melhores classificados serão convidados a participar, sem qualquer custo, do próximo ciclo de aceleração de startups organizado pela AmazonasCap. Com duração de seis meses, o programa de aceleração transformará esses projetos em startups aptas a disputar investimentos no mercado. Através de uma série de oito workshops de formação, mentoria individualizada por projeto e acesso a espaço de coworking, os projetos acelerados pela AmazonasCap serão preparados para apresentar seus negócios a uma banca de investidores de capital anjo em data a ser fixada no do segundo semestre de 2021 (fim de agosto ou início de setembro).

Além disso, as duas equipes com os respectivos projetos selecionados, irão participar do GLOBAL CLIMATHON DAY, no dia 13 de novembro, representando o CLIMATHON 2020 São Paulo.

Serviço: CLIMATHON : vamos pensar em opções para o meio ambiente?

Quando: 07 de novembro de 2020, 09h – 08 de novembro de 2020, 21h

Inscrições gratuitas pela página do eventohttps://cutt.ly/1gcMFK1

Apoio: Comitê de Integração de Resíduos Sólidos da SIMA – Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Instituto Kapok, AmazonasCap, ABInova – Associação Brasileira de Desenvolvimento, Empreendedorismo Inovação, CIOESTE – Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, Associação OISCA Brasil, Opey Card e Swapfy.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui