Início Notícias Start-up Positivo Tecnologia está entre as empresas que mais fazem inovação aberta com...

Positivo Tecnologia está entre as empresas que mais fazem inovação aberta com startups no Brasil

Empresa se classificou em primeiro lugar na Categoria Eletroeletrônicos da publicação “TOP 100 Open Corps”, promovida pela plataforma global Open Startups

0
Divulgação

A Positivo Tecnologia conquista o primeiro lugar na Categoria Eletroeletrônicos do ranking “TOP 100 Open Corps” e ingressa no grupo das empresas líderes em inovação aberta no Brasil, segundo a plataforma global 100 Open Startups.

O anúncio oficial do ranking ocorrerá nesta quarta-feira, dia 26, às 18h, durante o evento on-line XII Open Innovation Week (Oi Week), considerado o maior encontro desse segmento no Brasil. O reconhecimento se deve ao protagonismo da fabricante de dispositivos eletrônicos e tecnologias educacionais no ecossistema de inovação nacional por meio de parcerias com startups. “Somos uma empresa de tecnologia há 31 anos e desde então a inovação acompanha nossa existência”, afirma Hélio Rotenberg, presidente da Positivo Tecnologia.

Dentre as iniciativas da Positivo Tecnologia de inovação aberta está o modelo de aceleração de empresas emergentes. Por meio do Programa de Corporate Venture, a Companhia apoia startups que oferecem soluções para revolucionar negócios e o cotidiano das pessoas.  “Identificamos as necessidades de crescimento das startups e auxiliamos nesse processo com envolvimento de nossos profissionais”, diz Graciete de Lima, responsável pelo Programa de Corporate Venture da Positivo Tecnologia. 

A Positivo Tecnologia possui um Fundo de Investimento em Participações (FIP) em que concentra recursos para apoiar empresas de base tecnológica. O FIP possibilita a aceleração de startups como a Hi Technologies, Hitech Electric, AgroSmart, @Tech, Rina, Eleva e Observatório, as quais atuam em setores de saúde, tecnologia da informação, agricultura, pecuária e eletromobilidade.  

Muito mais do que investimento financeiro, as equipes da Positivo Tecnologia agregam valor às investidas ao assessorar iniciativas e participar de projetos estratégicos das startups. Os esforços visam acelerar o crescimento dessas empresas por meio de conhecimento especializado e parceria em projetos específicos. Recentemente, por exemplo, cerca de 38 profissionais da Positivo Tecnologia se engajaram no projeto da Hi Technologies para aumentar a capacidade de produção de testes de covid-19. A Positivo Tecnologia apoia a operação de nossas investidas, não somente a gestão em si.

Além do Programa de Corporate Venture, a Positivo Tecnologia acelera edtechs, termo aplicado a empresas emergentes que desenvolvem e usam tecnologias para potencializar a aprendizagem. Por meio da Unidade de Tecnologias Educacionais, a Positivo Tecnologia integra serviços dessas empresas e às soluções educacionais do próprio portfolio. Dentro desse modelo de aceleração de startups da Educação também está outra iniciativa da Companhia: a organização da edição brasileira do GESA Awards, competição global de edtechs trazida ao país com o objetivo de reconhecer soluções inovadoras e conectá-las com o mercado. Outro projeto que favorece o processo de inovação é o HUB.Educacional, que permite às edtechs acessarem instituições governamentais, escolas particulares, editoras e sistemas de ensino para melhorar a educação no Brasil.

A Unidade de Tecnologias Educacionais da Positivo Tecnologia também faz parcerias tecnológicas com edtechs para criação de novos produtos e expansão de mercado. Neste sentido, oferece produtos do próprio portfolio como o Schood, primeira solução brasileira de Indoor Position System (IPS). Trata-se de tecnologia vestível semelhante a uma pulseira que fornece localização de alunos e professores, envia notificações relacionadas à segurança e promove integração com sistemas acadêmicos e pedagógicos. Outra solução da Positivo Tecnologia é o Aprimora, software de ensino a distância que promove a aprendizagem de Matemática e Língua Portuguesa de forma adaptativa ao respeitar o ritmo e conhecimento de cada estudante. 

O TOP 100 Open Corps é parte do Ranking 100 Open Startups e avalia o engajamento de grandes empresas no ecossistema de inovação brasileiro. Referência para o mercado, o Ranking 100 Open Startups utiliza critérios objetivos, vinculados estritamente com as relações de negócios entre startups, médias e grandes empresas. Ambos são iniciativas da 100 Open Startups, plataforma líder em inovação aberta que conecta oportunidades de inovação entre empresas, startups, comunidade científica e investidores.  A 100 Open Startups também é responsável pela plataforma de eventos Open Innovation Week (Oiweek). A 100 Open Startups tem registradas cerca de 13 mil startups, 130 universidades, 3.000 empresas e 3.000 investidores-anjos. Mais de R$ 1 bilhão em transações de open innovation foram realizadas desde a fundação, em 2008.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui