Início Notícias Friboi e ACNB renovam parceria e expandem abrangência do programa Nelore Natural...

Friboi e ACNB renovam parceria e expandem abrangência do programa Nelore Natural no país

Neste ano, o Circuito Nelore passará por todas as 37 plantas da Companhia; Expectativa é aumentar em 25% o número de animais avaliados nas etapas.

0
Divulgação

A Friboi e a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ANCB) renovaram a parceria para dar continuidade, ao longo de 2020, às ações de promoção do gado Nelore por todo o país. Neste ano, o Circuito Nelore passará de 23 para 40 etapas, sendo 37 nas unidades produtivas da Friboi localizadas em dez estados brasileiros: Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, São Paulo e Tocantins. 

A expectativa é de que, até o fim do ano, mais de 25 mil animais de pecuaristas de todo o Brasil sejam avaliados ao longo de todo o calendário, o que representa um crescimento de 25% na comparação com o ano passado. Por se tratar de uma competição democrática, todos os produtores, independentemente de seu tamanho e sistema de produção, podem participar do Circuito, pois se trata de uma importante ferramenta de avaliação de carcaças e do trabalho realizado em cada fazenda. 

“Ficamos muito felizes por renovar a parceria com a ACNB em 2020 e de promovermos a raça Nelore, responsável por 80% do rebanho de corte brasileiro, por mais lugares do país. Os resultados obtidos no ano passado foram acima das nossas expectativas e estamos confiantes de que teremos um Circuito ainda mais positivo junto à associação e aos pecuaristas que vêm nos ajudando a elevar o nível do gado brasileiro a um patamar cada vez mais alto”, afirma o presidente da Friboi, Renato Costa. 

A mesma percepção positiva é compartilhada pela ACNB. “É muito gratificante o crescimento do Circuito Nelore de Qualidade, especialmente nos últimos dois anos. Saltamos de 8 mil para 25 mil animais avaliados,  ressalta Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB. “Essa evolução representa para a ACNB o reconhecimento do árduo e consistente trabalho de melhoramento da genética Nelore, além da nossa convicção em estimular os pecuaristas a produzir animais de melhor qualidade com maior padronização de carcaças”, complementa o executivo. 

Novidades 2020 

Para este ano, o Circuito Nelore, já considerada a maior iniciativa de avaliação e promoção da carne Nelore no país, contará com algumas novidades. Na composição da nota final, por exemplo, a maturidade dos animais passa a ter ponderação de 30%, contra 25% no ano passado. Assim, a nota final será composta 35% peso, 35% acabamento de gordura e por 30% maturidade. 

Além disso, foram criadas duas premiações Especiais: Melhor Lote de Carcaças de Animais Terminados em Pastagens e Melhor Lote de Carcaças de Machos Castrados. Estas categorias não são avaliadas a cada etapa, mas somente ao final do ano. Em cada etapa, continuarão sendo premiados os melhores lotes de macho e fêmea, com a entrega de troféus para os três melhores de cada sexo. 

As categorias do campeonato ao final do ano serão divididas em: Melhor Lote de Carcaças de Machos e de Fêmeas, com entrega de premiação para os três melhores de cada sexo, além das premiações especiais de Melhor Lote de Carcaças de Animais terminados em pastagens e Melhor Lote de Carcaças de Machos Castrados. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui