Início Notícias Como os robôs de telepresença podem ajudar no combate e prevenção ao...

Como os robôs de telepresença podem ajudar no combate e prevenção ao Coronavírus

243
0
Divulgação

Nos últimos dias, com o avanço do novo coronavírus (COVID-19) no Brasil, a recomendação das autoridades de saúde e do governo é reforçar os hábitos de higiene e se manter em casa, de quarentena. Diante deste cenário, a tecnologia é grande aliada na hora de encurtar distâncias e ajudar os profissionais de saúde no atendimento aos pacientes. É o caso do Double Robot, um robô de telepresença que possibilita aos médicos monitorarem pessoas infectadas e realizarem consultas online, mesmo a distância.
O próprio Ministério da Saúde regulamentou, de forma temporária, o uso de telemedicina para o atendimento de pacientes enquanto durar o combate à epidemia. O Conselho Federal de Medicina (CFM) também autorizou esta prática.
Tiago Marin, diretor de marketing da Wishbox Technologies, revendedora exclusiva no Brasil do Double Robot, explica que o uso do robô de telepresença vem crescendo no país nos últimos anos. 

“O uso desta tecnologia está em crescimento, e com a homologação legal as pessoas sentem mais confiança no uso dos robôs, principalmente agora devido à pandemia”, informa Tiago, que já tem solicitações para hospitais e clínicas de São Paulo e outros estados. 
O médico cirurgião-geral Luciano Eifler é pioneiro no uso da telepresença no Brasil em aplicações na saúde e projetos de telemedicina, desde 2015. Ele usa o equipamento para dar palestras em outros estados, mesmo estando em Porto Alegre (RS), onde mora, e para se comunicar e socializar com a família, principalmente com o pai que tem 87 anos e faz parte do grupo de risco.  

“Comecei a utilizar os robôs em estudos piloto como prova de conceito em hospitais, pronto-atendimentos e emergências e percebi que era uma ferramenta com diversas aplicações na saúde. Eu consigo conectar com um especialista de qualquer lugar do Planeta para discutir na beira do leito, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva)”, informa.
Luciano deixa claro que o robô não substitui a presença do profissional, mas auxilia, e muito, principalmente neste momento de isolamento ou quando necessário consultoria de especialistas que não estão disponíveis no serviço de saúde.
Atualmente, Luciano utiliza robôs em um hospital particular em Porto Alegre. Recentemente, ele acoplou uma câmera termográfica nos equipamentos, que mostra a temperatura dos pacientes e, com isso, é possível identificar, seja numa sala de emergência ou saguão de aeroporto, o indivíduo que está com febre e, desta forma, ajudar no bloqueio epidemiológico e trabalho da vigilância sanitária. 

Conheça o Double Robot

O Double Robot é um robô que se locomove através de duas rodas.  Ele utiliza um Ipad como cérebro para realizar videoconferência, por isso, precisa estar conectado à internet. A pessoa que irá controlá-lo, a distância, deve ter acesso a um computador, celular ou tablet. É possível compartilhar a tela com até cinco pessoas. O rosto de quem o controla é transmitido no display do Ipad, permitindo que os usuários vejam os demais participantes. 
Com movimentos precisos, o equipamento é bastante estável e possui algoritmos de auto balanceamento que o mantém na posição vertical. Ele se movimenta com facilidade por superfícies lisas como carpete, concreto, piso e madeira e pode subir rampas com até 5% de inclinação. Quem o controla consegue se movimentar no ambiente remoto. É possível escolher a qualidade do vídeo que será exibido e sua bateria pode durar até oito horas. O robô fica em uma base de carregamento sempre pronto para entrar em ação.

Divulgação



Sobre a Wishbox Technologies

Desde 2011, a catarinense Wishbox Technologies trabalha com a venda e a distribuição de tecnologias, como impressoras 3D e robôs de telepresença, para atender necessidades da indústria 4.0. Destaca-se no mercado por oferecer soluções e inovações na implementação da manufatura aditiva, com treinamento personalizado gratuito e suporte técnico especializado. 

Mais informações: https://www.wishbox.net.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui