Início Notícias Pesquisa de Mercado Atividade industrial cai em dezembro, mas resultado é melhor que em anos...

Atividade industrial cai em dezembro, mas resultado é melhor que em anos anteriores

0

A Sondagem Industrial apontou recuo da produção e do emprego em dezembro, na comparação com novembro, devido à sazonalidade de final de ano. Por outro lado, ambos os índices apresentaram melhor desempenho que há um ano. Em relação à produção, o resultado foi o mais alto em nove anos. A utilização da capacidade instalada foi inferior à usual para o mês, confirmando a ociosidade ainda elevada do setor. Os estoques de produtos finais encerraram dezembro abaixo do planejado pelas empresas, o que sugere que a demanda foi acima do esperado.

Os indicadores do quarto trimestre de 2019, embora melhores em relação ao terceiro trimestre, continuaram apontando industriais insatisfeitos com o lucro operacional de suas empresas e com o acesso ao mercado de crédito. Vale destacar, contudo, que o índice referente à situação financeira apontou empresários satisfeitos pela primeira vez desde o quarto trimestre de 2012. A elevada carga tributária foi registrada como o principal problema enfrentado pelos empresários pelo 18º mês sucessivo. A demanda interna insuficiente, embora tenha permanecido em segundo lugar no ranking, recebeu menos assinalações que em trimestres anteriores, em linha com a melhora do consumo das famílias nos últimos meses do ano.

A Sondagem Industrial de Minas Gerais é realizada mensalmente pela FIEMG em conjunto com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e tem como objetivo identificar os resultados passados e a tendência futura da indústria mineira.

Abaixo o link para o estudo completo, clique aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui