Início Notícias APAE cria campanha de Natal com Papai Noel muito especial

APAE cria campanha de Natal com Papai Noel muito especial

Reprodução
Anuncie no CidadeMarketing Anuncie no CidadeMarketing

Figura mais simbólica do Natal, o Papai Noel encanta crianças do mundo todo, sem grandes distinções. Para elas, não há muitas diferenças entre eles: um velho bonzinho, de barba branca e comprida e roupas vermelhas, que sempre traz presentes nesta época do ano.

É assim também que enxergam os pequenos que participaram do novo filme da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a partir de agora Instituto Jô Clemente – ampliando sua atuação com um olhar mais amplo sobre a pessoa com deficiência.

No filme que encabeça a campanha, criada pela Z515, crianças são apresentadas a um Papai Noel e descrevem o personagem de forma espontânea. As respostas indicam uma figura das mais tradicionais, sem nenhuma conexão com uma característica especial mostrada quando a câmera se aproxima: ele tem Síndrome de Down. A estratégia é mostrar como o preconceito não é algo natural, incentivando que o público #Abraceadiferença.

“As crianças têm o coração puro e não enxergam com preconceito algumas diferenças, que passamos a considerar apenas depois de crescidos. E uma data como o Natal, em que estamos mais sensíveis e com pensamentos mais positivos, é ideal para que possamos gerar uma reflexão sobre o assunto, ficando livres para abraçar as diferenças”, destaca Alessandra Pereira, diretora executiva de criação da Z515.

Reforçando a ação, que conta entre seus parceiros com produção da Academia de Filmes e trilha da Banda Sonora, diversos influenciadores estão abraçando a causa para amplificar a mensagem, especialmente nomes com ligação direta com a questão ou mesmo portadores de necessidades especiais.

Além da mensagem natalina, esta é a primeira ação de comunicação para reforçar a mudança de nome do agora Instituto Jô Clemente. Com o novo posicionamento, a instituição – uma das principais do País, há quase 60 anos trabalhando com foco nas questões relacionadas à deficiência intelectual – pretende ter mais autonomia para expandir sua atuação nacionalmente, além de abarcar outros tipos de deficiência em seu escopo. O nome homenageia Jolinda Garcia dos Santos Clemente, de 92 anos, uma das idealizadoras e matriarca da Apae-SP.

Ficha técnica:

Cliente: Instituto João Clemente

Título: “Abrace a diferença”

Agência: Z515

CCO: Marcelo Prista

Direção executiva de criação: Alessandra Pereira

Criação: Beatriz Vettorazzo e Robson Batista

Atendimento: Fabio Tramontano, Sabrina Loiola e Giovana Pagliarini

Mídia: Sandra Vaiano, André Castilho, Pedro Moura e Vyctor Lucas de Oliveira

Art buyer: Alice Imamura

RTV: Sandra Freitas e Tatiana Sato

Produtora do filme: Academia de Filmes

Direção de cena: Ricardo “Gordo” Carvalho

Direção de fotografia: Paulo Mancini

Produção executiva: Duda Marujo

Assistente de Direção: Maira Farah

Atendimento (produtora): Paula Saraiva

Coordenadora de Produção: Michele Labiapari

Produção: Marcelo Ramos

Coordenador de pós-produção: Francisco Ruiz

Produtora de som: Banda Sonora

Maestro: Eduardo Luis Santos

Trilha sonora: Ruriá Duprat e Gustavo Santana

Locução: Carol Melhem

Aprovação pelo cliente: Daniela Machado Mendes

Anúncio Notícia #4 Anuncie no CidadeMarketing Anuncie no CidadeMarketing