Início Notícias Yakult comemora 40 anos da sua unidade industrial em Lages

Yakult comemora 40 anos da sua unidade industrial em Lages

Unidade industrial localizada em Santa Catarina é direcionada ao processamento de maçãs, tanto para a fabricação de produtos da marca quanto para exportação

0

Fundada em outubro de 1979 na cidade de Lages, localizada na mesorregião Serrana do Estado de Santa Catarina, a unidade industrial Yakult Fruticasa completa 40 anos com foco no crescimento. A unidade é responsável pelo processamento de aproximadamente 3 mil toneladas de suco concentrado por ano.

Do total produzido, 60% é destinado à exportação, principalmente para o Japão. O restante é usado para a fabricação do Suco de Maçã Yakult, envasado no Complexo Fabril em Lorena, interior de São Paulo, uma das maiores e mais modernas fábricas da companhia no mundo. Produzido no Brasil desde 1984, o Suco de Maçã Yakult é 100% natural e sem conservantes, possui 40kcal por 100ml e é comercializado em embalagens de 200ml.

A Fruticasa ocupa área total de 66 mil metros quadrados — sendo 8,7 mil m² de área construída — e opera com os mais tecnológicos equipamentos do mundo para essa finalidade. Um dos exemplos é o moinho triturador de última geração fabricado na Suíça, que reduz a incorporação de ar ao processo, evitando a oxidação do suco.

O equipamento é usado nas fábricas mais modernas do mundo e foi criado especialmente para o processamento de maçãs, depois de inúmeros estudos desenvolvidos na Suíça. “Os equipamentos e o processo que utilizamos na fábrica é que garantem a capacidade de o Suco de Maçã Yakult ser 100% natural e sem conservantes”, ressalta o gerente industrial, Angelo Miguel Barbosa.

Além disso, a unidade opera com prensas produzidas na Alemanha, evaporadores e equipamentos de pasteurização fabricados na Suécia, e vários equipamentos produzidos no Brasil. “O mercado de exportação exige saber quais são os fabricantes de equipamentos para aceitar os produtos processados. Por isso, a Yakult mantém um alto nível de exigência dos fornecedores de máquinas e equipamentos para a produção do suco concentrado de maçã”, acentua o presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto.

A unidade industrial da Yakult está localizada estrategicamente próxima do maior polo produtor de maçãs do Brasil — São Joaquim, único fornecedor das frutas para a empresa atualmente e onde a multinacional mantém a Fazenda Lagoinhas. “A colheita é inteiramente manual para não danificar a fruta, e a maior parte das fazendas de maçãs da região está nas mãos de pequenos produtores que trabalham em família, o que garante a qualidade da matéria-prima que recebemos e, consequentemente, do produto que oferecemos ao mercado”, acentua o executivo.

Com aproximadamente 25 espécies, as variedades mais cultivadas de maçã no mundo são Gala, Golden e Fuji, cujas árvores necessitam de baixa temperatura para obter uma abundante floração. No Brasil, as principais regiões produtoras ficam nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Consciente da sua responsabilidade como empresa voltada para a saúde das pessoas, a Yakult foi uma das pioneiras no cultivo de maçãs da variedade Fuji no Brasil, trazida do Japão em 1975 para a Fazenda Lagoinhas”, conta o presidente.

SAUDÁVEL
Originária da Ásia e conhecida desde o período Neolítico, a maçã é a fruta mais cultivada do mundo e faz parte da tradição de muitas culturas. Ao longo da história, inúmeros estudos têm comprovado os vários benefícios da fruta, especialmente devido às suas propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Estes benefícios devem-se à quantidade de polifenóis e flavonoides presentes especialmente na casca, substâncias que combatem os radicais livres e ajudam a retardar o envelhecimento porque preservam as células.

A maçã contém vitaminas B1, B2, niacina, sais minerais, fósforo e ferro, e é rica em pectina, fibra solúvel que melhora a microbiota intestinal e aumenta o bolo fecal. Outro componente é a quercetina, um flavonoide natural que possui propriedades anti-inflamatórias, anticarcinogênicas (pois atua sobre o sistema imunológico), antiviral, antialérgica e de proteção cardiovascular, por prevenir o aumento das taxas de colesterol e manter os níveis ideais de glicose e triglicerídeos.

Sobre a Yakult — O Leite Fermentado Yakult completa 84 anos em 2019 e é o carro-chefe da empresa. Desde que o médico Minoru Shirota criou o Leite Fermentado com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota, em 1935, e fundou a Yakult, em 1955, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que beneficiem a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Kunitachi, Tóquio, no Japão, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano. Nos 40 países e regiões em que está presente, a Yakult possui aproximadamente 80 mil comerciantes autônomas (conhecidas como Yakult Ladies) — 35 mil no Japão e 47 mil em 12 outros países, incluindo o Brasil — que levam os produtos de porta a porta para milhões de consumidores, mesmo nos locais mais distantes. No mundo, mais de 40 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente (resultado de 2018). A fábrica brasileira, localizada em Lorena, produz média de 2 milhões de frascos de Leite Fermentado Yakult e é uma das mais modernas da companhia no mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui