Início Notícias Avon e Wunderman Thompson Brasil discutem a presença de mulheres negras em...

Avon e Wunderman Thompson Brasil discutem a presença de mulheres negras em cargos de liderança

Por mais mulheres negras na liderança

0

É conhecida a realidade e invisibilidade de mulheres negras em cargos de liderança, mas não vamos mudar o cenário se não entendermos o nosso papel nessa transformação. Por isso a Avon e Wunderman Thompson reuniram lideranças femininas de grandes empresas para trocar aprendizados, experiências e discutir estratégias para a construção coletiva de ações para acelerar a carreira e aumentar a presença de mulheres negras em cargos de liderança no mundo corporativo. 

As mulheres representam 60% da força de trabalho nacional, mas a porcentagem de mulheres negras em cargos executivos não chega a 0,4% (fonte: Instituto Ethos e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – DIB). A sub-representação de mulheres negras e negros nos cargos diretivos das grandes corporações é uma questão crucial para o desenvolvimento do país. Não só se perdem talentos, mas também se abre mão de perspectivas diferentes daquelas que são hegemônicas hoje nas empresas.

A Avon tem construído um conjunto de ações para promover objetivamente a inclusão e o desenvolvimento de mulheres negras na empresa com a adoção de ações afirmativas que promovam igualdade de oportunidades e a Wunderman Thompson, criadora do programa de equidade racial 20/20, que tem como meta preencher 20% do quadro de funcionários de áreas estratégicas por talentos negros até 2020;  vão promover um encontro para troca de experiências e conversas para acelerar a carreira de mulheres negras. Mais do que inclusão, o bate-papo “Por mais mulheres negras na liderança”, que aconteceu na manhã de hoje em São Paulo, teve por objetivo discutir estratégias para aumentar a visibilidade das mulheres negras que já estão no mercado e possibilitar sua ascensão profissional.

Empresas mais diversas são mais capazes de receber e reter talentos, melhorar e ampliar relação com seu público, construir um clima de respeito e valorização dos(as) diferentes perfis de funcionários(as) e ser mais eficiente na tomada de decisões, isso leva a um ciclo virtuoso de retornos crescentes, inovação e alta performance”, comenta Danielle Bibas, VP de Marcas, Comunicação e Cultura Corporativa.

O “Por mais mulheres negras na liderança” é parte do #Ocupa2020 (III Semana de Equidade Racial da Wunderman Thompson) que acontece simultaneamente nos escritórios da Wunderman Thompson Jardins e Morumbi, nos dias 24, 25, 26 e 27 de setembro.

Precisamos acabar com esse mito de que não existem mulheres negras preparadas para assumir cargos de liderança nas empresas porque elas existem, estão lá. Só precisam sair da invisibilidade na qual foram colocadas pelo racismo estrutural que moldou a história do Brasil“, diz Andrea Assef, diretora de Comunicação e Marketing da Wunderman Thompson.

Entre as convidadas, estavam Helena Bertho (Coca-Cola), Raphaella Martins (Globo), Christiane Silva (Google), Patricia Santos (Empregueafro) e Adriana Barbosa (Feira Preta) e outras, as anfitriãs Danielle Bibas e Mafoane Odara, da Avon e Instituto Avon respectivamente, e Andrea Asseff, da Wunderman Thompson.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui