Início Notícias Após um período de crise, Ricardo Eletro retoma forte crescimento

Após um período de crise, Ricardo Eletro retoma forte crescimento

No primeiro semestre de 2019, empresa apresentou um aumento de 50% no faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior

139
0
Divulgação

Após um período de crise, reforçada pela recessão econômica brasileira, a Ricardo Eletro – rede varejista com quase 500 lojas pertencente ao grupo Máquina de Vendas -, que desde março deste ano recebeu investimento da gestora Starboard Asset, apresentou um aumento de 50% no faturamento no primeiro semestre de 2019 comparado ao mesmo período do ano passado, e já comemora os resultados positivos da reestruturação que teve início em 2017.

Houve, ainda, 85% de aumento da venda em comparação com o 1º tri deste ano em termos de same store sales (SSS) – comparativo entre as mesmas lojas no período anterior. Desconsiderando os períodos de sazonalidade do ano, todas as categorias registraram aumento de dois dígitos.

Como foi necessário o enxugamento das despesas operacionais e dentro do processo de turnaround, a Ricardo Eletro já começou a ter caixa positivo e atingiu o breakeven  (ponto de equilíbrio) de EBITDA (sigla em inglês para lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) em junho, sendo que em julho a crescente permanece sólida. Para fins de comparação, a Ricardo Eletro fechou 2018 com EBITDA negativo em R$ 450 milhões e espera terminar 2019 com EBITDA em torno de positivos R$ 50 milhões.

Como estratégia de entrada, após o investimento, a Ricardo Eletro fez diversas alterações operacionais no curto prazo, com o reforço na diretoria de pricing, diretoria comercial e diretoria de recursos humanos, focando sempre na operação da rede.

Nos últimos meses, as prioridades da empresa foram as negociações de pendências com fornecedores e parceiros, acordos com colaboradores e o investimento na experiência do consumidor. Para o sócio da Starboard e presidente do Conselho de Administração do Grupo Máquina de Vendas, Pedro Bianchi, o principal foco é resgatar a confiança na empresa, para tanto é preciso solucionar questões pendentes, trazer de volta os fornecedores e reposicionar a marca como um dos maiores varejistas do país, como de fato é.

Os esforços da reestruturação já estão dando resultados: a empresa que registrava um faturamento anual de R$ 2 bilhões em 2018, está apresentando evolução contínua e a expectativa é fechar 2019 em R$ 3 bilhões. “Já para 2020, a expectativa é ainda maior, ficando na casa dos R$ 4,8 bilhões”, comemora Bianchi.

Para tanto, a Ricardo Eletro está investindo fortemente na área digital, com o Marketplace e melhorias no e-commerce, novos processos de logística, ações para fortalecimento da marca e de comunicação com o cliente, regionalização e recursos humanos. “Em julho de 2019, alcançamos um faturamento 85% maior comparado com as mesmas lojas e o mesmo período do ano passado, representando R$62 milhões.

Cliente em primeiro lugar

Melhorar a logística era uma das prioridades da empresa, por isso foi realizado o investimento em novas formas de entrega, estoque, unificação do sistema de vendas, ganho de eficiência e tecnologia.

Entre as conquistas da Ricardo Eletro, nesse sentido, está a disponibilização da Prateleira Infinita para os consumidores, pick-up store (retirada em loja) e a reformulação total do site. “Estão programadas muitas melhorias. A ideia é oferecer para todo o Brasil uma experiência omnichannel. Uma das novidades será o carnê eletrônico, que facilitará para quem quer comprar online, mas não quer usar cartão de crédito”, afirma Bianchi.

O site da Ricardo Eletro já registra mais de 150% de aumento de vendas e o objetivo é horizontalizar de forma agressiva a plataforma. “O intuito é que o cliente entre no site da rede varejista e tenha uma experiência completa antes, durante e depois da compra. Para isso, estamos investindo em empresas de tecnologia, que irão acelerar esse processo para o segundo semestre e para o próximo ano. Estamos mais preocupados em vender experiências do que produtos em si”, diz Bianchi.

Confiança e credibilidade

Outra etapa para esse reposicionamento foi abrir os canais para negociação com fornecedores, colaboradores e parceiros, colocando os valores da empresa como confiança e credibilidade em primeiro lugar.  O setor de Recursos Humanos (RH) tem sido um dos principais pontos de investimento dentro da Ricardo Eletro. Para o sócio da Starboard, Pedro Bianchi, investir no colaborador, garantindo inclusão e diversidade, é fundamental para que qualquer empresa cresça de forma sustentável. “A contratação ativa de Pessoas com Deficiência (PcDs) e familiares de PcDs para trabalhar em nossa área administrativa e no setor de vendas é parte dessa estratégia”, afirma. Além da contratação em si, haverá a criação de campanhas internas e treinamentos aplicados por consultoria especializada, que visam sensibilizar e engajar os demais colaboradores, promovendo a real inclusão. “Nosso foco está no ser humano e na construção de uma sociedade inclusiva e diversa, mostrando que também é possível ter lucro nesse modelo”, finaliza Bianchi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here