Início Notícias Governo Federal lança plataforma digital que vai reunir 3.300 serviços públicos até...

Governo Federal lança plataforma digital que vai reunir 3.300 serviços públicos até 2022

59
0
Divulgação

Na última quinta-feira, 22, o presidente Jair Bolsonaro lançou o Portal Gov.br, ambiente desenvolvido pelo Serpro que vai reunir 3.300 serviços de governo até 2022. Segundo dados de consultoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), após o final da migração, o ambiente deve gerar uma economia de R$ 6 bilhões com redução de custos para o governo e o cidadão. No momento, o ambiente já reúne 315 novos serviços que podem ser acessados totalmente pela web, que vão desde pedidos de aposentadoria e salário maternidade, emissão de carteira internacional de vacinação a procedimentos para importação de vinhos.

“É um marco na modernização do serviço público brasileiro”, anunciou o ministro-Chefe da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira, que relatou que o Brasil é o quarto país do mundo no acesso à internet, com cerca de 140 milhões de pessoas conectadas. Segundo o ministro, esse é um público que exige serviços digitais, sendo o portal “uma verdadeira entrega do governo para a população”. 

Já o secretário Especial de Desburocratização, Paulo Uebel, afirmou que a estimativa é de que o Gov.br vai economizar 60 milhões de horas anuais para o cidadão brasileiro, que fica livre de filas e da necessidade de deslocamento. Para Uebel o portal “é um trabalho de equipe que honra cada centavo do contribuinte”.Meu INSS
Na ocasião, também foi lançado o ambiente Meu INSS, que integra o Gov.br e atende a cerca de 90 milhões de contribuintes e beneficiários. “Dos 96 serviços da seguridade social, 90 já foram integralmente digitalizados”, relatou o presidente da autarquia, Renato Rodrigues Vieira. Com o Meu INSS, já é possível obter, de forma totalmente online, o salário-maternidade e a aposentadoria urbana. “É uma nova forma de prestar serviços públicos, mais barata para o Estado e mais eficiente para a população”, avaliou Vieira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here