Início Notícias Governo Federal lança plataforma digital que vai reunir 3.300 serviços públicos até...

Governo Federal lança plataforma digital que vai reunir 3.300 serviços públicos até 2022

Divulgação
Anuncie no CidadeMarketing Anuncie no CidadeMarketing

Na última quinta-feira, 22, o presidente Jair Bolsonaro lançou o Portal Gov.br, ambiente desenvolvido pelo Serpro que vai reunir 3.300 serviços de governo até 2022. Segundo dados de consultoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), após o final da migração, o ambiente deve gerar uma economia de R$ 6 bilhões com redução de custos para o governo e o cidadão. No momento, o ambiente já reúne 315 novos serviços que podem ser acessados totalmente pela web, que vão desde pedidos de aposentadoria e salário maternidade, emissão de carteira internacional de vacinação a procedimentos para importação de vinhos.

“É um marco na modernização do serviço público brasileiro”, anunciou o ministro-Chefe da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira, que relatou que o Brasil é o quarto país do mundo no acesso à internet, com cerca de 140 milhões de pessoas conectadas. Segundo o ministro, esse é um público que exige serviços digitais, sendo o portal “uma verdadeira entrega do governo para a população”. 

Já o secretário Especial de Desburocratização, Paulo Uebel, afirmou que a estimativa é de que o Gov.br vai economizar 60 milhões de horas anuais para o cidadão brasileiro, que fica livre de filas e da necessidade de deslocamento. Para Uebel o portal “é um trabalho de equipe que honra cada centavo do contribuinte”.Meu INSS
Na ocasião, também foi lançado o ambiente Meu INSS, que integra o Gov.br e atende a cerca de 90 milhões de contribuintes e beneficiários. “Dos 96 serviços da seguridade social, 90 já foram integralmente digitalizados”, relatou o presidente da autarquia, Renato Rodrigues Vieira. Com o Meu INSS, já é possível obter, de forma totalmente online, o salário-maternidade e a aposentadoria urbana. “É uma nova forma de prestar serviços públicos, mais barata para o Estado e mais eficiente para a população”, avaliou Vieira.

Anúncio Notícia #4 Anuncie no CidadeMarketing Anuncie no CidadeMarketing