Início Notícias Cetic.br e UNESCO lançam documento sobre importância das TIC para o desenvolvimento...

Cetic.br e UNESCO lançam documento sobre importância das TIC para o desenvolvimento sustentável

Publicação disponível gratuitamente em português, inglês e espanhol, no sítio do NIC.br

0

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do .BR (NIC.br) e o Escritório Regional de Ciências da UNESCO para a América Latina e o Caribe em Montevidéu, lançaram o policy paper “TIC para o desenvolvimento sustentável: Recomendações de políticas públicas que garantem direitos”. A publicação é voltada para formuladores de políticas públicas, pesquisadores e interessados no papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC) para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Nações Unidas.

A divulgação do documento ocorreu em Nova Iorque no dia 10 de julho durante o “4th United Nations High-Level Political Forum on Sustainable Development (HLPF)”, em sessão paralela ao evento que foi organizada pelo Cetic.br/NIC.br, o Escritório Regional da UNESCO em Montevidéu, a Divisão de Dados, Pesquisa e Política da UNICEF e o Ministério da Educação e Inovação da Cidade de Buenos Aires. O encontro foi marcado por discussões sobre os desafios para as políticas públicas na área de mensuração de metas associadas aos ODS, particularmente as vinculadas ao uso das TIC na educação e à inclusão digital.

O policy paper busca responder como as TIC podem potencializar a implementação dos ODS, além de recomendar políticas públicas que fomentem o uso das TIC como ferramentas de desenvolvimento, sem agravar situações de desigualdade e exclusão. O documento mostra como as TIC podem contribuir não apenas no alcance dos ODS (por meio do acesso à informação e de soluções e recursos baseados nas TIC), mas também em medir sua consecução. Nesse contexto, são mapeadas e colocadas em perspectiva algumas tecnologias emergentes como big data, inteligência artificial e Internet das Coisas.

“Em cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as TIC podem facilitar a implementação das metas propostas, ou podem intensificar as desigualdades que se busca combater. O policy paper oferece elementos concretos para este debate e busca disseminar a discussão entre os mais variados atores”, comenta Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

O documento, escrito em espanhol, contou com autoria de Olga Del Rio Sánchez, Pablo J. Martínez Osés, Raquel Martínez-Gómez e Silvia M. Pérez, sob a coordenação técnica e de editoração do Cetic.br, também responsável por levantar dados sobre a relação das TIC com os ODS e pelas traduções para o inglês e português. As versões nos três idiomas estão disponíveis gratuitamente em: https://www.cetic.br/publicacoes/indice/unesco/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui