Início Notícias BURGER KING® lança filme que levanta conscientização sobre representatividade e acessibilidade

BURGER KING® lança filme que levanta conscientização sobre representatividade e acessibilidade

518
0
Reprodução

Pela primeira vez no Brasil, o BURGER KING® traz a inovação de ter um comercial com audiodescrição inserindo o recurso no canal principal de áudio na TV aberta. Ou seja, pela primeira vez cegos e videntes (pessoas que enxergam) serão impactados pelo mesmo filme, normalmente esse recurso fica disponível no canal secundário, acionado pela tecla SAP. Eduardo, pessoa com deficiência visual e consumidor da marca é o protagonista da nova campanha – promoção King em Dobro, que permite combinar dois sanduíches da rede por R$15.

A escolha do protagonista tem como objetivo conscientizar sobre a importância da representatividade uma vez que, segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil há 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, sendo que a visual é a mais comum delas, somando mais de 6,5 milhões de pessoas, o equivalente a 3,5% da população nacional.

Para o Burger King, dar visibilidade e destacar a diversidade do público faz parte do DNA da marca. “Nós trabalhamos constantemente para que todos se sintam acolhidos e livres para serem quem são, respeitando suas individualidades. Lançar a primeira campanha com audiodescrição em rede aberta é um reflexo do nosso posicionamento.  Queremos que todos possam ter o mesmo envolvimento e a mesma absorção com a nossa campanha”, reforça Ariel Grunkraut, diretor de Marketing e Vendas do Burger King Brasil.

Em paralelo com o novo comercial, o Burger King também assume o compromisso de continuar promovendo ações dentro e fora da empresa. Além das lojas contarem com cardápios em braile, os novos projetos de restaurantes estão arquitetados para serem 100% acessíveis ao consumidor. Há também uma iniciativa que será ampliada nível Brasil até o fim do ano para ajudar os consumidores com deficiência auditiva no momento do pedido, em parceria com a Signumweb – startup especializada em comunicação inclusiva. Quando falamos dos canais digitais, o BK terá seu site acessível até o fim deste ano, o APP e o Totem até 2020. Já pensando em colaborador, a empresa mantém parceria com diversas ONGs espalhadas pelo Brasil que tem como objetivo auxiliar na captação de PCDs e acompanhar o desempenho destes colaboradores em suas atividades. No momento, há vagas em aberto e basta se cadastrar aqui para se candidatar.

Além de todos os compromissos da marca firmados com o tema, o Burger King contou com a parceria da Sondery – Creative Accessibility, consultoria que cria soluções de acessibilidade para o mercado de consumo, para garantir que desenvolvimento da campanha envolvesse pessoas com deficiência, respeitando um modo de pensar inclusivo, e resultando numa campanha que transmite a mensagem correta: de que a deficiência é só uma característica, pessoas com deficiência também são consumidores e que todos devem se sentir bem-vindos em todos os lugares e por todas as pessoas.

A nova campanha do King em Dobro, que está presente em TV e meios digitais, é assinada pela DAVID e entra no ar hoje, 24.07. No filme, Eduardo está em uma das lojas do BK, usando a tradicional coroa de cartolina, e se deliciando com um Big King e um Cheddar Duplo, sanduíches que fazem parte da promoção 2×15.

Rafael Donato, VP de criação da DAVID, reforça que aprendeu muito com esse novo projeto de 2×15. “É um trabalho que faz refletir sobre acessibilidade e esperamos que faça o mesmo com todos que vão assisti-lo. Eduardo é um cara que ri de si mesmo e também curte uma zueira, como todo bom amante de Burger King”, conta Donato.  

FICHA TÉCNICA

Agência: DAVID SP

Campanha:  2×15 – “Cego”

Cliente: Burger King Brasil

Produto: King em Dobro

Managing Director: Sylvia Panico

VP de criação: Rafael Donato

Diretor de criação: Edgard Gianesi

Redator: Bernardo Tavares

Diretor de Arte: Paulo Damasceno

Atendimento: Carolina Vieira, Rafael Giorgino, Roberta Magalhães, Martina Adati

Produção: Fabiano Beraldo, Silvia Neri, Fernanda Peixoto, Brunno Cunha, Gustavo Viola

Planejamento: Daniela Bombonato, Carolina Silva, Bruno Gomiero

Mídia: Márcia Mendonça, Mateus Madureira, Felipe Braga, Renata Oliveira

Social media: Lucas Patricio

Produtora: Café Royal
Diretor: Joca_Georgia Guerra Peixe
Produtor executivo: Moa Ramalho
Atendimento: Nanci Bonani e Andreza Oliveira
Coordenador de produção: Alex Missaka
Diretora de Produção: Maran Poian
Direção de fotografia: Thiago Beck de Vicentis
Assistente de direção: Manu Carvalho
Direção de Arte: Luciana Bueno
Figurinista: Sara Teitelbaum
Produtora de Elenco: Hugo Aldado, Debora Carvalho, Fabio Siqueira
Produtora de Alimentos: Paula Rainho
Pós-produção: Café Royal
Coordenação de pós produção: Anita Cintra
Finalizador: Murillo Moura
Editor: Daniel Crepaldi
Correção de cor: The End
Produtora de som: 
Jamute
Produção Executiva de som: James Pinto
Atendimento: Sabrina Geraissate e Kiki Eisenbraun 
Coordenação: Juliana Zuppo e Cassia Garcia                        
Engenheiro de som: Otavio Bertolo, Fernanda Galetti e Rafael Laurenti
Consultoria de acessibilidade: Sondery – Creative Accessibility
Consultores: Ana Clara Schneider, Rafael Duarte, Luciana Oliveira, Edgar Jacques 
Audiodescrição: Roteiro – Rosa Matsushita / Consultoria – Edgar Jacques / Diretor de Voz: Thonny Cavaglieri / Locução: Mariana Ferrari
Aprovação do cliente: Ariel Grunkraut, Thais Nicolau, Natalie Bursztyn, Marilia Santos

Artigo anteriorLATAM Airlines Brasil apresenta primeiro Boeing 777 remodelado
Próximo artigoALE Combustíveis patrocina piloto Dudu Barrichello, filho de Rubens Barrichello
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui