Início Notícias Petrobras inaugura laboratório de inovação em Recife para difusão do movimento maker

Petrobras inaugura laboratório de inovação em Recife para difusão do movimento maker

0
Divulgação

Petrobras segue firme no apoio ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia. A mais recente iniciativa é um projeto no Fab Lab Recife, em Pernambuco, para difusão do movimento maker no país – uma extensão da cultura do faça você mesmo. Com o incentivo da companhia, o primeiro laboratório de fabricação digital do Nordeste passa a oferecer, na nova sede inaugurada nesta quinta-feira (18/07), mais de 100 atividades de formação gratuitas, como oficinas e palestras, com o objetivo de promover o conhecimento científico e estimular o espírito inovador.

Os fab labs são espaços abertos ao público com foco em design e inovação, que ajudam pessoas e instituições a materializarem suas ideias em soluções concretas por meio de cursos de capacitação, acesso a equipamentos e apoio técnico operacional. O conceito de experimentação como um dos caminhos para a aquisição de conhecimento nasceu no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, e se disseminou mundo afora: atualmente existem mais de 1.800 labs, sendo 82 deles no Brasil, contribuindo para formar comunidades criativas, empreendedoras e autônomas em todo o mundo.

Do colocar a mão na massa ao compartilhamento de experiências

As atividades que patrocinamos no Fab Lab Recife pretendem aproximar o público de tecnologias que estão transformando o mercado. Para isso, serão realizadas oficinas de fabricação digital, com uso de técnicas como impressão 3D ou corte a laser; de prototyping sprint (desenvolvimento rápido de protótipos de novos produtos); e encontros para prototipação de projetos. O projeto também trará os mais jovens para o universo maker com o Fab Kids, uma oficina que estimulará crianças e adolescentes a colocar a mão na massa desde cedo, com atividades educativas e recreativas orientadas para o desenvolvimento da inteligência, da criatividade e da imaginação.

O público também poderá participar de visitas guiadas, as Fab Rolês, para conhecer o espaço onde tudo acontece. Nas Fab Nights será o momento para a troca de experiências com outros makers. Tanto as oficinas quanto as visitas ou o uso do espaço precisam ser previamente agendados pelo site da instituição, de acordo com a disponibilidade de vagas.
O conhecimento compartilhado no Fab Lab Recife irá ultrapassar as barreiras geográficas de Pernambuco. A partir das experiências obtidas no laboratório, serão gerados conteúdos relacionados à cultura maker para distribuição em uma plataforma on-line: o Canal Maker.

Reinvenção dos grandes centros urbanos

Uma série de bate-papos, os Fab Talks, outra atividade do Fab Labs Recife, irão estimular a discussão de temas do universo maker. O primeiro encontro terá como tema “as cidades” e o que deve ser feito para transformá-las em ambientes produtivos, globalmente conectados e autossustentáveis localmente. A conversa será conduzida por Claudio Marinho, que acumula uma série de credenciais: engenheiro especializado em planejamento urbano e economia do setor público, consultor em cenários e estratégias digitais, ex-secretário de Planejamento e de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, e um dos fundadores do parque tecnológico pernambucano Porto Digital.

O desafio de reinventar os grandes centros urbanos faz parte do compromisso firmado pelas mais de 28 cidades que compõem a rede mundial Fab City, incluindo São Paulo, Paris, Boston, Barcelona, Santiago e a mais nova integrante, Recife. O Fab Lab Recife está entre as instituições pernambucanas que entram nessa missão para construir um futuro mais sustentável, impulsionadas pela estimativa de que 70% da população mundial viverá em centros urbanos até 2054.

Outros projetos de incentivo à ciência e inovação

O incentivo ao Fab Lab Recife está em sintonia com outros projetos apoiados pela Petrobras para promover a busca pelo conhecimento e desenvolvimento das pessoas, com destaque para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

Um deles é a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que patrocinamos há mais de uma década e revelou, neste ano, dois jovens que inventaram soluções para o aproveitamento de resíduos orgânicos premiadas internacionalmente.

Na edição de 2019 da Rio2C, a Arena Petrobras Robocup promoveu partidas diárias de futebol entre robôs da Competição Brasileira de Robótica, um projeto patrocinado pela companhia para divulgar os avanços das pesquisas e a divulgação científica nas áreas de robótica e inteligência artificial de uma forma lúdica e atrativa para o grande público.

Além disso, desde 2006, a companhia apoia a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), considerada a maior feira para jovens cientistas da América do Sul, que reúne alunos de até 21 anos para apresentarem projetos de pesquisa científica e tecnológica nas diversas áreas do conhecimento humano.

Serviço
Evento: Inauguração da nova sede com o Fab Talks “Cidades”, com Claudio Marinho
Quando: 18 de julho de 2019, das 16h às 19h
Local: Fab Lab Recife – Rua da Moeda, 129 – Recife, PE
Inscrições: gratuitas, pelo site www.fablabrecife.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui