Início Notícias Vale mobiliza 1.625 pessoas e realiza novo simulado de emergência de barragem...

Vale mobiliza 1.625 pessoas e realiza novo simulado de emergência de barragem em Barão de Cocais

0
Reprodução/Google Maps

A Vale continua atuando juntamente com os órgãos públicos no esclarecimento da população de Barão de Cocais (MG). Neste sábado, 18/5, cerca de 1.600 moradores da Zona de Segurança Secundária (ZSS) da cidade participaram de um novo simulado de emergência de barragens. A ação, de caráter preventivo, foi realizada pela Defesa Civil estadual, com apoio da Vale, das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e da Prefeitura Municipal. A Vale participou da atividade com 350 funcionários e prestou todo apoio logístico aos órgãos competentes.

O objetivo da atividade foi reforçar as orientações e treinamento da população residente na ZSS sobre como se proceder em caso de emergência com a barragem Sul Superior da mina Gongo Soco. A ação foi motivada por eventuais impactos da vibração provocada pelo talude Norte da cava da mina na barragem.

O treinamento teve duração de 48 minutos e adesão de 26,75% do público previsto. Importante ressaltar que os moradores da ZSS já receberam treinamento em 25 de março. Foram instalados, na ocasião, sete pontos de encontro na cidade com funcionamento 24 horas por dia.

A Sul Superior está em nível 3 de alerta de segurança desde o dia 22 de março. Em 8 de fevereiro, cerca de 400 pessoas da Zona de Autossalvamento (ZAS) – comunidades de Piteiras, Socorro, Tabuleiro e Vila do Gongo – haviam sido removidas preventivamente. Elas foram acolhidas em moradias provisórias alugadas pela Vale, hotéis, pousadas da região e casa de familiares, respeitando a vontade de cada um.

Juntamente com a Defesa Civil, a empresa também realizou simulados de emergência com residentes da Zona de Segurança Secundária (ZSS) dos municípios de Santa Bárbara (29/3) e São Gonçalo do Rio Abaixo (3/4).

A Vale reitera o seu compromisso com os moradores da região e os manterá informados sobre as próximas ações e os acontecimentos que envolvem a sua segurança.

Veja os números dos simulados de hoje:

– 1.625 participantes 
– Tempo de duração do simulado: 48min
– Total esperado: 6.054
 – Adesão total: 26,75%

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui