Início Notícias ONU presta solidariedade à França e promete ajuda para restaurar Catedral de...

ONU presta solidariedade à França e promete ajuda para restaurar Catedral de Notre-Dame

33
0
Reprodução/Twitter

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse nesta segunda-feira (15) estar “horrorizado com as imagens do incêndio que devastou a Catedral de Notre-Dame”, em Paris.

Segundo agências de notícias, o alarme foi dado por volta das 18h30, hora local, e ainda não são conhecidas as causas do fogo. O edifício histórico estava sendo renovado.

Em mensagem publicada no Twitter, o chefe da ONU disse que a catedral é “uma joia única que reina sobre Paris desde o século XIV”. Guterres acrescentou que seus “pensamentos estão com o povo e o governo francês”.

A diretora-geral da UNESCO disse que a agência “acompanha de perto a situação” do incêndio.

A chefe da agência das Nações Unidas lembrou que a catedral foi classificada como Patrimônio Mundial em 1991. Audrey Azoulay disse que o organismo internacional “está do lado da França para salvar e restaurar esta herança de valor incalculável”.

Em mensagem publicada no Twitter, a representante disse sentir “emoção profunda” ao ver as imagens do fogo.

A presidente da Assembleia Geral da ONU, María Fernanda Espinosa, também publicou uma mensagem afirmando estar “profundamente triste” com as imagens do incêndio.

Ela acrescentou que o edifício é “uma das joias da herança cultural da França e da Europa” e que está do lado “do povo e do governo da França”.

Agências de notícias afirmam que o edifício foi evacuado e que não há vítimas.

O edifício, cuja construção foi iniciada no ano de 1163, é uma das atrações turísticas mais populares da Europa, recebendo cerca de 13 milhões de visitantes todos os anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here