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Isenção de vistos reforça procura de estrangeiros por viagens ao Brasil

Levantamento do portal Kayak aponta forte alta na busca de passagens aéreas com destino ao país por turistas dos países beneficiados

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Foto: Thales Brandão

Dados do site internacional de viagens Kayak confirmam o impacto positivo da isenção de vistos a estrangeiros sobre a procura pelo Brasil como destino turístico. Conforme levantamento do portal, desde a última segunda-feira (18), data do anúncio da dispensa do documento pelo governo federal, australianos, canadenses, japoneses e norte-americanos reforçaram buscas por passagens aéreas para o país. A maior alta foi registrada na Austrália (36%), seguida de Estados Unidos (31%), Canadá (19%) e Japão (4%).

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, avalia que os resultados evidenciam o acerto da decisão tomada pelo presidente Jair Bolsonaro. “Somente com a adoção do visto eletrônico para estes países, há pouco mais de um ano, a emissão total de documentos já havia crescido 35%. Com a facilidade proporcionada pela isenção, estamos certos de que cidadãos destes países terão mais interesse em conhecer o Brasil, contribuindo fortemente para a economia e a geração de emprego e renda”, aposta.

A pesquisa, baseada em dados de 21/03, considerou voos partindo de todos os aeroportos da Austrália, Canadá, Japão e Estados Unidos com destino aos terminais do Brasil. Os números são fruto da comparação entre a média diária de buscas de 1º a 15 de março e o período de 18 a 20 do mesmo mês, para viagens de 1º de abril a 31 de dezembro de 2019. Segundo o MTur, os quatro países beneficiados pela isenção foram responsáveis por 9,5% (619 mil) do total de estrangeiros que vieram ao país em 2017.

A eliminação da necessidade de vistos às nações contempladas passará a valer a partir de 17 de junho. A estada no país poderá ser de até 90 dias, prorrogável pelo mesmo período, desde que não ultrapasse 180 dias, a cada 12 meses, contados a partir da data da primeira entrada em território brasileiro. A expectativa é de que a medida permita ao Brasil atingir a marca anual de 12 milhões de visitantes estrangeiros até 2022, contra os atuais 6,6 milhões, meta prevista no Plano Nacional de Turismo 2018-2022.

DIVULGAÇÃO – Por meio da Embratur, responsável pela promoção do Brasil no exterior, o MTur prepara uma grande campanha de divulgação sobre a isenção de vistos para americanos, australianos, canadenses e japoneses. O trabalho envolve ações digitais, de relações públicas e de publicidade, com o objetivo de reforçar a divulgação da medida aos países beneficiados. A dispensa do documento, uma demanda histórica do trade turístico nacional, vai ser adotada antes de o governo Bolsonaro completar os primeiros 100 dias de administração.

CidadeMarketing com informações da MTur.

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