Início Notícias Rio de Janeiro contará com mais de 7 mil garis para período...

Rio de Janeiro contará com mais de 7 mil garis para período de Carnaval

Serviços de coleta de lixo domiciliar e seletiva serão realizados normalmente durante a semana do Carnaval

0
Reprodução/Instagram

A Operação Carnaval 2019 da Comlurb contará com 7.686 garis distribuídos entre blocos de rua, bailes populares, Sambódromo e Intendente Magalhães, durante seis dias, com apoio de cerca de 400 veículos. Serão 1.250 contêineres no Sambódromo e 5 mil nos blocos. Vale ressaltar que, além do esquema de carnaval, os trabalhos de rotina serão mantidos normalmente durante o período da folia.

Nos blocos, serão 1.944 garis por dia, trabalhando com o apoio de 90 sopradores e 50 veículos. Os trabalhos serão permanentes, antes, durante e depois da passagem da agremiação. O tamanho do bloco é que definirá o quantitativo de garis, contêineres, equipamentos e veículos.

Já no Sambódromo, serão 4.818 garis trabalhando em três turnos. Além da limpeza, eles vão fazer a separação dos materiais recicláveis e a desinfecção e coleta dos resíduos biológicos dos Postos de Saúde instalados ao longo da Passarela do Samba.

O Programa Lixo Zero fiscalizará os 16 maiores e os mais importantes blocos da cidade, com um total de 361 fiscais, 42 supervisores e 241 guardas municipais. O valor da multa para quem urinar em vias públicas é de R$ 563,30 e para o descarte irregular de pequenos resíduos é de R$ 205,60.

https://www.instagram.com/p/BuejiCZlUNS/

A Comlurb faz um apelo à população para que descarte os resíduos nos contêineres e papeleiras disponíveis em todos os locais de festejos. A Companhia lançou, inclusive, uma marchinha para incentivar a preservação desses equipamentos neste Carnaval. Durante a passagem de blocos, 19% dos contêineres colocados para atender aos foliões são furtados. Já no Sambódromo, chega a 21%.

A marchinha foi composta por Alexander Samary, da equipe de Comunicação da Comlurb. A interpretação é do Chegando de Surpresa, grupo de garis que usam música para trabalhos de conscientização. A gravação aconteceu no estúdio da MultiRio. 

Coleta seletiva

Os serviços de coleta de lixo domiciliar e seletiva serão realizados normalmente durante a semana de Carnaval, desta sexta (1º/03) até o dia 10 de março. O serviço será alterado somente somente no Centro e na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, na Zona Norte, por conta do intenso movimento causado pela passagem dos blocos carnavalescos e escolas de samba.

No Centro, a coleta continuará a ser feita diariamente, como de rotina, porém, deixa de ser noturna no sábado (02), na segunda-feira (04) e na terça-feira (05), começando às 15h. 

Em Campinho, nos dias 2 (sábado), 5 (terça-feira) e 9 (sábado), a coleta de lixo domiciliar, que é feita normalmente às 19h, será realizada a partir das 7h nos seguintes locais: Estrada Intendente Magalhães (do Largo do Campinho até Rua Carlos Xavier), Rua Domingos Lopes, Praça dos Lavradores, Rua Capitão Couto Menezes, Praça Inácio do Canto, Rua Alaíde, Rua Felipe Frutuoso, Rua Maria José, Praça dos Lavradores, Rua Carlos Xavier, Rua Diniz Barreto, Rua Cândido Benício (até a Travessa Carlos Xavier) e Rua Ernani Cardoso (até Rua Padre Manso).

Nos demais bairros, não haverá nenhuma alteração na coleta de lixo domiciliar.

Além disso, será feita regularmente a limpeza em áreas públicas de maior circulação de pedestres e de concentração popular como praças, parques e praias, além da limpeza em ruas onde tiver feiras-livres.

A Comlurb pede aos moradores de todos os bairros do Rio para que só disponham o lixo no horário estabelecido para a passagem do caminhão coletor. Aos foliões, a Companhia solicita que colaborem com a limpeza das ruas, utilizando os contêineres disponibilizados para os desfiles dos blocos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui