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Banco Central ativa chat bot

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O Banco Central lançou, nesta quinta-feira (24/1), o Din, seu assistente virtual (Chat Bot). Disponível na página do Registrato, em sua versão inicial o Din vai auxiliar o cidadão a consultar relatórios sobre dívidas, operações de câmbio, contas e outros relacionamentos que possui com instituições financeiras. O Din evoluirá em breve para ajudar com outros assuntos que envolvam o cidadão e o BC.

Além disso, essa versão inicial da ferramenta também ajuda o cidadão a consultar certidão de que não possui nenhum relacionamento com instituições financeiras, para comprovar, por exemplo, hipossuficiência financeira, necessária para receber financiamento estudantil e para ter acesso à justiça gratuita.

Cerca de um terço dos pedidos de informação encaminhados ao BC são sobre os relatórios disponíveis no Registrato. O novo canal de comunicação tem como objetivo facilitar o acesso do cidadão às suas informações. A vantagem do assistente virtual é que a interação pode ser feita a qualquer momento, 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana, e a resposta é imediata.

O Din funciona mediante conversa guiada, utilizando tecnologias de inteligência artificial e machine learning. A iniciativa está alinhada à estratégia do Banco Central de utilizar as inovações tecnológicas para a melhoria de seus serviços ao cidadão. Inicialmente, o assistente foi desenvolvido para propiciar uma melhor experiência de uso em computadores pessoais (desktops). Caso o usuário ainda tenha dúvidas, ele pode entrar em contato com os canais de atendimento tradicionais do Banco Central, por meio do telefone 145 ou pelo site, em “Fale conosco“.

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