Início Notícias Consumidor Confiança do Consumidor avança em dezembro e atinge o maior nível desde...

Confiança do Consumidor avança em dezembro e atinge o maior nível desde abril de 2014

0

O Índice de Confiança do Consumidor, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), avançou de novembro para dezembro deste ano, atingindo 93,8 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Esse é o maior nível desde abril de 2014, quando o índice atingiu 96 pontos.

Nos últimos três meses, o índice acumulou alta de 11,7 pontos, fechando o ano 5,7 pontos acima do mesmo período do ano anterior.

Segundo a FGV, a alta foi determinada pela melhora das avaliações dos consumidores sobre o momento presente.

O Índice de Situação Atual subiu para 77 pontos, maior nível desde maio deste ano, quando atingiu 77,2 pontos. A satisfação com a situação atual da economia foi o componente que mais contribuiu para a alta, com crescimento de 2,8 pontos.

Já o Índice de Expectativas, após atingir o máximo histórico no mês anterior, teve uma queda de 0,8 ponto, passando para 105,6 pontos. O principal motivo para a queda foi o recuo no otimismo em relação à situação financeira da família nos meses seguintes.

De acordo com a pesquisadora da FGV Viviane Seda Bittencourt, o ano de 2018 foi difícil para os consumidores, mas fecha com uma sequência de resultados positivos que sinalizam uma recuperação da confiança. Ela explicou que o consumidor percebe a queda da inflação, as taxas de juros estáveis, um acesso maior ao crédito e uma maior oferta de emprego.

CidadeMarketing com informações da EBC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui