Início Notícias Pesquisa de Mercado Segmento que engloba cabeleireiro, esteticista, massagista e manicure lideram otimismo no Natal,...

Segmento que engloba cabeleireiro, esteticista, massagista e manicure lideram otimismo no Natal, aponta Serasa

Serviços de Transporte aparecem em segundo lugar com expectativa de 10,3% de aumento

0
Reprodução/Instagram

Microempreendedores de diversos setores também se revelam muito otimistas com o Natal, o que demonstra que o forte apelo da data vai muito além das vendas do comércio. De acordo com a sondagem realizada pelo Serasa Empreendedor – braço da Serasa Experian voltado ao microempreendedor, MEIs e MEs que atuam no mercado da beleza (cabeleireiro, esteticista, massagista e manicure) são os que projetam o maior crescimento (10,5%) nas vendas e/ou prestação de serviços durante a época natalina. Em segundo lugar, aparece o segmento de transporte (taxista, motorista particular e dono de frota), que acredita no aumento de 10,3%. Veja abaixo a expectativa dos outros setores:

Segundo o diretor do Serasa Empreendedor, Eduardo Crivelari, os resultados reafirmam o poder de vendas do Natal e também comprovam que os microempreendedores têm se preparado de diferentes formas para atuar nas datas de maior movimento, principalmente agora no fim de ano, com a injeção do décimo terceiro salário na economia. “Após um ano de muito desafios, com alta taxa de desemprego, muito empreendedorismo por necessidade e recorde de inadimplência, este é o momento para o empreendedor alavancar suas vendas e aproveitar para gerar caixa para as épocas de baixa demanda.”


A sondagem, realizada em novembro de 2018 com mais de 500 microempreendedores brasileiros dos mais variados segmentos, também mostrou que 72% das microempresas do segmento de beleza investiram no negócio para atender o aumento da demanda e a principal finalidade foi criar uma nova linha de produtos e/ou serviços específicos para o Natal. O mesmo percentual (72%) de microempreendedores do setor de eletrônicos (importação, manutenção, revenda) também investiu, mas com o olhar além do Natal. Veja abaixo as informações completas:

“A principal finalidade de investimento sinalizada pela maioria dos setores mostra como os MEIs e MEs têm se planejado para obter o máximo de retorno, tanto no pico do período sazonal, quanto no pós-Natal, o que é fundamental para todo empreendedor evoluir seu negócio de modo sustentável”, finaliza Crivelari.
Ainda de acordo com o levantamento, 76% de todos os microempreendedores que participaram da sondagem afirmaram que o investimento foi realizado com o dinheiro do próprio caixa da empresa. Já 24% precisaram pedir empréstimo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui