Início Notícias Enade 2018 tem 84% dos inscritos presentes e aplicação tranquila em todo...

Enade 2018 tem 84% dos inscritos presentes e aplicação tranquila em todo o país

0

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 teve taxa de presença superior ao Exame de 2015, quando o Exame também foi aplicado para o Ano III do Ciclo Avaliativo Trienal. Estavam inscritos 550.842 estudantes concluintes de bacharelados e licenciaturas em Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins; e em cursos superiores de tecnologia em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design. Desses, 461.845 (83,8%) participaram das provas neste domingo, 25 de novembro. A abstenção registrada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi de 16,2%, menor que a de 2015, quando os ausentes representaram 18,6% dos inscritos.

A aplicação foi tranquila nos 1.585 locais de prova. Foram registradas apenas três ocorrências, relacionadas à interrupção temporária de energia. Foram eliminados seis participantes, por porte de aparelho de celular e por uso incorreto do objeto porta-objetos. O Exame teve quatro horas de duração e os participantes de 27 áreas responderam a 40 questões. O Enade é composto por itens de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e de Componente Específico.

Em Formação Geral são 10 questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. A de Componente Específico tem 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos. O gabarito preliminar e os critérios que serão considerados na correção das questões discursivas serão publicados no Portal do Inep a partir de quarta-feira, 28 de novembro.

Os resultados de desempenho do estudante serão disponibilizados exclusivamente para o participante, no Sistema Enade, por meio do Boletim de Desempenho Individual do Estudante, a partir de 30 de agosto de 2019. Para a mesma data está prevista a divulgação dos resultados de cursos, IES e áreas de avaliação. Eles serão disponibilizados para consulta pública no Diário Oficial da União, Sistema Enade, Sistema e-MEC e Portal do Inep, na forma de conceitos, relatórios, microdados e sinopse estatística.

A regularização da situação de estudante irregular no Enade 2018 ocorrerá por um dos seguintes processos:

Dispensa de prova: quando o estudante não comparecer ao local de aplicação de prova designado pelo Inep, desde que o estudante tenha cumprido os demais requisitos para a obtenção de regularidade no Enade. De 2 a 31 de janeiro de 2019

Declaração de responsabilidade da IES: quando o estudante habilitado não for inscrito no período previsto no Edital ou deixar de ser informado sobre sua inscrição no Enade, além de outras situações que inviabilizem integralmente a participação do estudante, por ato ou omissão da IES. De 2 a 31 de janeiro de 2019

Cursos avaliados – Em 2018, o Enade avaliou estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo. Também serão avaliados os cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Design de Interiores, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Design Gráfico, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processos Gerenciais.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. Apenas os concluintes precisam fazer a prova. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade, requisito para colação de grau em cursos de graduação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui