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Stellantis comemora sete anos de operações do Polo Automotivo de Pernambuco e 350 mil unidades produzidas do Jeep Compass

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Reprodução


A planta automotiva considerada a mais moderna do setor na América Latina até então foi inaugurada em 28 de abril de 2015. Sete anos depois, o Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em Pernambuco, continua na vanguarda da inovação e da sustentabilidade. Sua instalação vem mudando a realidade socioeconômica da região e transformando também o mercado de veículos brasileiro com o lançamento de quatro modelos líderes em seus segmentos. Desde sua inauguração, já foram produzidos mais de 1,2 milhão de veículos no Polo e agora se comemora o marco de fabricação de 350 mil unidades produzidas do Jeep Compass.
“Com sete anos de operações, podemos afirmar que o Polo Automotivo de Goiana está consolidado, seja no cenário nacional como no regional, como um empreendimento capaz de gerar desenvolvimento econômico e social. Mais do que a adoção de tecnologias inovadoras, somos um Polo gerador de inovação, muitas delas exportadas para outras regiões do mundo”, afirma Mateus Marchioro, Plant Manager do Polo. “Nosso olhar de constante desenvolvimento e aperfeiçoamento vai além da Manufatura: acreditamos na formação das pessoas, no valor das ações voltadas para a sustentabilidade e no desenvolvimento da comunidade que nos abriga. Temos orgulho em ser um fator de desenvolvimento em todas as dimensões”, completa.
Atualmente, mais de 13 mil pessoas trabalham no Polo, considerando a planta Stelantis e o Parque de Fornecedores instalado no mesmo perímetro industrial, formado por 16 empresas. Deste efetivo, cerca de 90% são nordestinos, sendo mais de 85% pernambucanos.

A Stellantis encontra-se no meio de um ciclo de investimento de R$7,5 bilhões na planta pernambucana (de um total de R$16 bilhões para o Brasil) até 2025, focados principalmente no desenvolvimento de novos produtos, na atração de novos fornecedores e desenvolvimento de sistemas de produção. Desde o início da operação até hoje, a Stellantis já impulsionou a instalação de 34 fornecedores em Pernambuco. A estratégia de atração de novas tecnologias e fornecedores para a região continua e a expectativa é que se instalem novas empresas no entorno do Polo, fortalecendo o processo de industrialização da Zona da Mata Norte e de Pernambuco.
Marchioro explica que os esforços também continuarão orientados para a formação e capacitação da mão de obra local e a consolidação de parcerias com universidades, institutos de pesquisa e áreas de excelência, para o desenvolvimento de talentos e novas competências. “Nesses sete anos construímos um verdadeiro ecossistema de inovação que hoje se reflete além dos produtos produzidos localmente. Temos projetos em parceria com centros de P&D localizados em outros países e planos de desenvolvimento de novos produtos e sistemas”, acrescenta.
Sustentabilidade
Comprometido com a sustentabilidade, o Polo Automotivo Goiana é o primeiro complexo multiplantas a se tornar Carbono Neutro na América Latina, no início de 2021. A iniciativa faz parte da estratégia de descarbonização da Stellantis, que tem como meta a neutralização de 100% das emissões de CO2 decorrentes da Manufatura até 2038, com uma redução de 50% já em 2030.
Desde o início de sua operação, o Polo é Aterro Zero, ou seja, todos os resíduos da produção são encaminhados para uma Ilha Ecológica que faz o tratamento desse material e sua correta destinação. Os resíduos são utilizados também como matéria-prima para o projeto de economia circular Vem Pra Roda, sendo transformados em artigos de moda, como bolsas, mochilas, calçados e outros itens. O índice de reciclabilidade de resíduos no Polo chega a 99,98%

 

Outro destaque é a gestão hídrica. O Polo alcançou um índice de 99,5% de reúso da água do ciclo industrial. Isto significa que, a cada mês, cerca de 23 mil metros cúbicos de água deixam de ser captados da rede pública de abastecimento, o equivalente a seis piscinas olímpicas ou ao consumo médio mensal de 7 mil pessoas.
Além disto, o Programa de Biodiversidade, criado como forma de resgatar o bioma nativo da região em que está instalada a fábrica, promove o resgate e a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica. Como resultado do Programa Biodiversidade Jeep, já foram plantadas mais de 130 mil mudas de 289 diferentes espécies nativas, sendo 27 em risco de extinção. As mudas são produzidas em viveiro próprio, em um dos maiores projetos de conservação da Mata Atlântica no país.
Inovação
Nascido dentro dos conceitos da Indústria 4.0, o Polo Automotivo permanece na vanguarda da inovação no setor através de um time colaborativo e focado em superar os desafios do dia a dia. Hoje, soluções desenvolvidas internamente são exportadas para outras fábricas do grupo no mundo.
Em 2021, a Stellantis, a TIM e a Accenture uniram-se para lançar o primeiro piloto 5G standalone para a indústria automobilística no Brasil aplicado ao ambiente industrial por meio de uma rede privada, que utiliza inteligência artificial e cloud computing de forma inédita. A tecnologia está em testes na planta pernambucana.
Projetos sociais
Para além de seus muros, a Stellantis adotou a educação e a cultura como seus principais pilares de investimento social. Ao lado de parceiros importantes, está presente nos municípios próximos contribuindo para a melhoria da qualidade da educação pública e com o resgate e fortalecimento da cultura local com projetos como Educação Ambiental, Rota do Saber, entre outros.
Esse mês também marcou a conclusão do Vozes Daqui, um projeto para o desenvolvimento do protagonismo juvenil na educação pública e a atuação permanente de líderes da comunidade e professores e gestores escolares na melhoria contínua da educação. Mais de 5 mil alunos, mil professores e 260 lideranças e moradores de Goiana foram impactados pelo projeto, realizado em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a AVSI.
350 mil unidades produzidas do Jeep Compass
Lançado em 2016 para reinventar o mercado de SUVs médios, o Jeep Compass alcançou a marca de 350 mil unidades produzidas no país. Além de ser vendido no mercado nacional, ele também é exportado para outros 12 países da América Latina, como Argentina, Uruguai e Chile a partir de Pernambuco.
O modelo é um dos mais desejados no país, sendo líder do segmento praticamente desde seu lançamento. No ano passado, recebeu atualizações para seguir sendo o número um da sua categoria e, ao lado do Jeep Commander, é um dos veículos nacionais mais tecnológicos produzidos no Brasil.

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Adobe apresenta tendências para o marketing nos próximos anos

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Divulgação Adobe Douglas Montalvão, General Director Enterprise da Adobe para a América Latina, no palco do Summit Insights


Durante o Adobe Summit Insights, evento sobre inovação realizado no último dia 26 de abril, em São Paulo, a Adobe Experience Cloud em parceria com a GoAd apresentou um levantamento sobre as tendências no marketing digital para os próximos anos, reunindo as principais inovações citadas em grandes conferências internacionais como Adobe Summit, SXSW e CES.
Para Douglas Montalvão, General Director Enterprise da Adobe para a América Latina, a personalização da experiência do cliente em escala permeia as conversas entre líderes de todo o mundo. “Preço e produto são commodities, o diferencial competitivo das marcas é a jornada customizada dos consumidores nos múltiplos canais”, esclareceu.
Como exemplo, o evento trouxe cases de empresas dos mais diversos segmentos que estão liderando a hiperpersonalização e cresceram nos últimos dois anos graças ao uso de tecnologias. A Audi UK aumentou a velocidade da equipe em 50% no último ano com o uso da metodologia Garage da IBM iX e ampliou o número de clientes potenciais em 59%, enquanto as vendas de automóveis caíram 29% durante a pandemia, desenvolvendo experiências melhores para seus consumidores com o Adobe Experience Manager.
Já a Prada percebeu que as recomendações de produtos nos canais digitais orientadas por inteligência artificial geraram 50% mais engajamento em comparação com as não personalizadas. Como resultado, em 2021, 30% das vendas foram influenciadas por funcionários equipados com tecnologia digital.
Para o Real Madrid, o desafio era se conectar com os mais de 600 milhões de fãs ao redor do mundo, nos mais diversos canais e momentos. Com a tecnologia da Adobe Experience Cloud, o clube de futebol conseguiu criar experiências personalizadas por meio de conteúdo ágil tanto para os torcedores que estavam no estádio, quanto para os que estavam à distância ou já haviam visitado lojas físicas ou canais digitais.
O City National Bank que opera em um setor extremamente regrado e competitivo, obteve um crescimento de 108% na geração de leads, 224% a mais de experiências únicas entregues e 93% mais negócios fechados. “Para o banco, além da transformação digital, foi necessário apostar em uma revolução na cultura organizacional da companhia para suportar as mudanças contínuas na oferta de jornadas melhores para os clientes”, comenta o Fundador e Head de Insights do GoAd Media, José Saad.

Do físico ao metaverso
Como não podia ser diferente, o metaverso dominou os palcos e discussões mundo afora. Por isso, além de decodificar os principais conceitos sobre o assunto, o Adobe Summit Insights trouxe o case da Nikeland, experiência imersiva que a marca de artigos esportivos criou dentro do jogo eletrônico Roblox, onde os NFTs vendidos dentro do ambiente virtual são entregues fisicamente para os clientes.
“No final do dia, é sobre como experiências virtuais imersivas são capazes de criar conexões reais entre marcas e consumidores, gerando engajamento, consideração de marca e integração entre o mundo físico e online”, explica Saad.

Estratégia de negócios x transformação digital
A Manager of Customer Success Adobe Latam, Veruska Cicio, também subiu ao palco e comentou sobre os desafios complexos que as empresas enfrentam no processo de transformação digital. “A tendência de personalização das experiências dos usuários já é discutida no mercado há alguns anos. Então, por que algumas marcas ainda não conseguem entregá-las?”, questiona.
Para a executiva, as empresas ainda pecam na conexão entre a estratégia de negócios, investimento em tecnologia e mudança de cultura. “Por isso, a Adobe Experience Cloud se propõe a ser uma parceira das marcas, buscando entender a realidade de cada empresa não só para oferecer a tecnologia certa, como também orientar e treinar equipes para aproveitarem todo o potencial dos recursos”, conclui Veruska.

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Grendene amplia receita de exportação no primeiro trimestre de 2022

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No primeiro trimestre do ano, a Grendene alcançou receita bruta de R$ 630,8 milhões, queda de 2,1% ante os primeiros três meses de 2021, enquanto o volume de pares embarcados recuou 19,1%, para 28,6 milhões. No período, a empresa enfrentou contextos distintos mercado de calçados no Brasil e no exterior.

“O primeiro trimestre foi desafiador para as empresas de consumo em geral. No entanto, a recuperação observada ao longo desses três meses, tanto no sell in como no sell out, indica uma melhora da atividade na ponta e sinaliza que o pior ficou para trás, esboçando que os próximos meses serão mais fortes no mercado doméstico”, afirma Alceu Albuquerque, diretor de Relações com Investidores da Grendene.

Fora do país, a redução de casos da COVID-19 permitiu a reabertura dos mercados e a volta do turismo. A busca por diversificação de fornecedores e a elevação dos fretes internacionais da Ásia propiciaram a forte retomada das exportações dos calçados brasileiros.

Assim, as vendas externas da companhia foram mais representativas, passando a representar 31,9% do faturamento total versus 26,8% no 1T21. Na comparação com o mesmo período do no passado, a receita bruta cresceu 16,4%, para R$ 200,9 milhões; e o volume de pares embarcados, 18,9%, para 9,7 milhões. A Grendene ampliou em 8% o número de destinos de suas exportações, com América do Norte apresentando resultados robustos no primeiro trimestre.

O processo de transição das operações nos Estados Unidos, Canadá, China e Hong Kong para a Grendene Global Brands continuou ao longo do trimestre, com foco na construção da infraestrutura necessária para garantir o crescimento da operação no médio e longo prazo. A GGB assumiu a gestão da distribuição das marcas nesses países e o e-commerce e as cinco lojas próprias da Melissa nos Estados Unidos.

“Já começamos a observar os primeiros reflexos positivos da operação da nova empresa. O e-commerce, por exemplo, que passou a ser gerido pela GGB na segunda quinzena de janeiro, apresentou crescimento de 100% em comparação aos primeiros três meses de 2021”, aponta Albuquerque. “Uma série de pequenas melhorias resultou na superação de todas as métricas de desempenho do site da Melissa nos EUA.”

No Brasil, o ambiente econômico foi mais desafiador, com inflação e juros elevados e alto nível de desemprego, derrubando o poder de compra da população brasileira, especialmente das classes mais baixas. Dessa forma, a receita bruta da companhia recuou 8,9% no trimestre, para R$429,9 milhões, enquanto o volume de pares vendidos foi de 18,9 milhões, queda de 30,4%.
Apesar de as vendas no varejo no mercado doméstico terem começado o ano mais fracas, foi possível notar a recuperação no consumo ao longo do trimestre. Já os canais autosserviço e indireto tiveram queda de representativas dentro da matriz de distribuição da Grendene.

Primeiro trimestre de 2022
A queda na receita bruta de janeiro a março é fruto de uma conjunção de fatores, envolvendo: consumo mais fraco no mercado brasileiro pelos motivos citados acima; vendas do Natal de 2021 abaixo do esperado no varejo, afetando reposições e aberturas para novos lançamentos do 1T22; antecipação de compras em dezembro do ano passado por uma parcela dos clientes para evitar o reajuste de preços promovido em janeiro; e forte base de comparação com o primeiro trimestre de 2021.

No mesmo período do ano passado, a empresa fez entregas de 5 milhões de pares, que estavam previstos para dezembro de 2020, em virtude da utilização da totalidade da capacidade produtiva no 4T20, ainda reflexo da interrupção das atividades da companhia em virtude da pandemia.

A receita líquida da Grendene, de janeiro a março, foi 1% menor do que a registrada no mesmo período de 2021, chegando a R$ 517,9 milhões, em linha com o comportamento da receita bruta.

Apesar de os custos das principais matérias-primas não foram impactados pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, mantendo-se relativamente estáveis, os insumos continuaram pressionando o CPV (custo do produto vendido) no primeiro trimestre por carregarem reajustes de preços realizados ao longo do ano passado. O menor volume de pares ao mercado doméstico impactou a produtividade da mão de obra na fabricação, trazendo pressão adicional ao CPV no período.

Por conta desses fatores, o lucro bruto caiu para 16,9% contra o 1T21 para R$ 196,2 milhões, enquanto a margem bruta recuou 7,2 p.p. para 37,9%. As despesas operacionais avançaram 13,4%, representando 29% da receita operacional líquida em comparação a 25,3% no primeiro trimestre do ano passado, fruto da ampliação das despesas comerciais relacionadas a fretes, ao comércio digital e da intensificação dos investimentos em publicidade.
Esses investimentos mostraram-se acertados, as lojas on-line apresentaram o segundo trimestre consecutivo de resultado positivo, com recorde histórico de 16 milhões de sessões no e-commerce, alta de cerca de 240% em comparação a igual período do ano passado e de 13,9% contra o 4T21, que naturalmente tem maior fluxo de visitas em função de datas como Black Friday e Natal.

O EBIT recorrente atingiu R$ 46,0 milhões, ante R$ 106,8 milhões (-57,0%) no 1T21. No EBIT, os itens não recorrentes montam R$ 155 mil no trimestre e estão relacionados a despesas referentes à Covid-19, PDD de cliente e crédito de processo IRRF – serviços. A margem EBIT recorrente foi de 8,9% no trimestre, queda de 11,5 p.p. frente ao 1T21, devido à pressão de custos das matérias-primas e da mão de obra e da intensificação dos investimentos em publicidade e despesas comerciais relacionadas ao e-commerce.

A companhia encerrou o trimestre com lucro líquido recorrente de R$ 125,3 milhões, queda de 4,9% versus o 1T21. A margem líquida recorrente sofreu redução de 1,0 p.p. ante o 1T21.

Nos primeiros três meses do ano, o caixa gerado nas atividades operacionais foi de R$ 225,5 milhões. Com isso, a Grendene encerrou o trimestre com caixa de R$1,8 bilhão, mantendo sólida situação financeira.

“Nós mantemos nossa visão otimista para o ano, com crescimento de receita e de volumes e recomposição de margens, porém sem desconsiderar a conjuntura econômica desafiadora do país”, conclui Albuquerque.

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BB apresenta campanha de Dia das Mães

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Para uma data tão importante e festiva, como o Dia das Mães, o Banco do Brasil foge do óbvio e lança campanha que faz refletir sobre o estereótipo de mãe perfeita. A mensagem “não dá para imaginar mãe melhor” vem como desdobramento do posicionamento “para tudo que você imaginar”, com comunicação assinada pela Lew’Lara\TBWA.

 

A campanha busca criar uma conexão com as mães, retratando-as de maneira real e não romantizada. “Toda mãe imagina que poderia ser melhor, mas não dá para imaginar mãe melhor” é o conceito. Por meio de depoimentos, o objetivo é mostrar que a mãe se cobra sempre, acreditando que os filhos vão achar que ela falhou, enquanto eles só a exaltam e reforçam que não teria como melhorar.

“A campanha do BB traz visões contrastantes da mesma situação e nos faz refletir sobre essas relações de muita dedicação e renúncias, mas também de muito amor e boas lembranças”, ressalta Paula Sayão, diretora de marketing e comunicação do Banco do Brasil e mãe de 3 filhas.

https://www.youtube.com/watch?v=bmJBiw4bl4Q

 

 

A campanha foi ativada nesta sexta-feira, 29, a campanha conta com TV aberta e fechada, além de digital e conteúdo nas redes sociais.

No Dia das Mães, use seu Ourocard e capriche no presente
Ofertas na Loja BB e promoções exclusivas serão divulgadas na próxima semana.

FICHA TÉCNICA
Agência: LEW’LARA\TBWA
Cliente: Banco do Brasil
Produto: Dia das Mães
CEO: Marcia Esteves
Vice-Presidência Executiva: André Gola, Elise Passamani, Raquel Messias e Vicente Varela
Direção Geral: Duda Guedes
Direção Executiva de Criação: Rodrigo Tortima
Direção de Arte: Jailma Ribeiro
Redação: Guilherme Branco
Negócios: Daniela Rios
Estratégia: Hugo Costa, Yasmim Dias, Giovanna Molinari
Operações: Fran David
Mídia: Luisa Sotero, Thales Marques, Gustavo Lima, Anderson Cabral, Paloma Souza
BI: Luisa Sotero, Fernanda Gamarski, Paula Vieira
Projetos: Henrique Salvadori, Cesar Matias e Ana Gaudencio
Produção Gráfica: Rodrigo Giammarino, Juliano Oliveira e Simone Camacho
Produção de RTV: Izabel Soares e Wilza Godoy
Produtora de Filme: Delicatessen
Direção: Joana Jabace
Produção Executiva: Luciana Mattar, Tathi Pires
Line Producer: Marcella Kaulino
Coordenação de produção: Grayce Felix
Produção: Juliana Salviano
Montagem: Caroline Leone
Coordenação de Pós: Vivi Torre
Finalizador: Rafa Hernandes
Assistência de pós produção: Gabriela Viseu e Daniel Beew
Finalização: Space Gorilla
Cor: Clandestino
Produtora de Som: Sonido
Produção Executiva: Alessandra Ferreira
Produção musical e mixagem: Mateus Latge
Direção Musical:Lucas Duque
Locução: Manuela Thomas
Aprovação Cliente: Paula Sayão, Ana Carolina Castro, Elvis Kleber, Rafael Prandina, Simara Monteiro, Thiago Jorge Lemos, Camila Lessa e Anna Carolina Campelo

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Campanha Dia das Mães da Americanas dá protagonismo a maior de todas as influenciadoras: nossas mães

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Para este Dia das Mães (08/05), a Americanas celebra a maior de todas as influenciadoras em sua campanha. Ela não tem milhões de seguidores nem está nos trend topics do Twitter, mas, sem dúvidas, é o centro das atenções de todo filho, independentemente da plataforma. Com o slogan “Presente para sua maior influenciadora? Relaxa, na Americanas você acha”, a marca presta uma homenagem a todas as mães do Brasil, ao considerar cada uma delas como a primeira e a principal influenciadora na vida dos filhos. A Americanas também celebra a diversidade e os diferentes tipos de mães, e se posiciona como marca ideal para encontrar opções de presentes para todas elas.

Em uma pesquisa realizada pelo Americanas Advertising, hub de publicidade omnichannel da Americanas S.A., concluiu que entre as principais categorias visitadas no site e app da Americanas estavam livros, smartphones, eletroportáteis, utilidades domésticas e PC gamers. Por isso, a campanha apresenta as condições especiais criadas pela Americanas para a data, como ofertas com até 50% de desconto em milhares de itens dessas categorias, além de descontos em outros departamentos como eletroportáteis de beleza, cosméticos, beleza e perfumaria, moda e chocolates. A estratégia da marca é apresentar a variedade de presentes que a Americanas possui e oferecer a melhor experiência de compra para os clientes, que podem contar com a conveniência oferecida pela marca para comprar no app, site ou nas lojas físicas.

“Na nossa nova campanha de Dia das Mães, damos o protagonismo para nossa maior e primeira influenciadora. É uma maneira de homenagear, além de, é claro, apresentar as ofertas e condições especiais da nossa marca para essa data tão importante no varejo. Os clientes podem encontrar o presente ideal para as mães no app, site e nas mais de 1800 lojas físicas da Americanas espalhadas por todo o país”, explica Aline Oliveira, head de marketing da Americanas S.A..

A marca ainda fará lives commerce especiais para a data. Com duas semanas de transmissões dedicadas ao evento, todos os dias às 15h ou 19h, no app da marca, a Americanas Ao Vivo abre espaço para parceiros como Zinzane, Payot, L’Oréal e influenciadores darem as melhores dicas de presentes para os clientes, com produtos dos departamentos de beleza, tecnologia, moda, entre outros, tornando o dia das mães uma experiência completa.

A Americanas também realizará a primeira live commerce no país apresentada por uma influenciadora personagem: a @adenia_chloe, da marca @affthehype. Com centenas de milhares de seguidores em suas redes sociais, Adenia Chloe comanda na próxima quinta, 28, às 19h, uma live trazendo a melhor seleção de produtos para os clientes não passarem vergonha na hora de escolher o presente certo para as mães.

Criada pela WMcCann, a campanha conta com filmes para TV que apresentam ofertas especiais, além da divulgação dos materiais nas redes sociais da Americanas. Também no mundo digital, a marca ativará mães e filhas influenciadoras para divulgação da campanha. Entre os nomes estão Nanda Costa (@nandacosta), Thais Carla (@thaiscarla) e Andressa Reis (@andressareiis).

Dentre as condições especiais, a Americanas ainda oferece frete grátis para todos os brasileiros em compras realizadas pelo app. Os clientes que pagarem as compras com o super app Ame Digital terão ainda até 20% de cashback, ou seja, parte do dinheiro de volta.

 

Ficha Técnica:

Agência: WMcCann
Cliente: Americanas
Produto: Institucional
Nome da campanha: Dia das Mães Americanas
Time do Cliente: Aline de Oliveira, Marcelli Valle, Stephanie Delgado, Ana Ruiz, Maria Fernanda Franco e Thiago Onofre
Chairman: Hugo Rodrigues
CEO: André França
CCO: Mariana Sá
VP executivo e diretor-geral da WMcCann Rio: Marcio Borges
Diretor de Criação Executivo: Ricardo Weitsman
Diretor de Criação Associado: Felipe Gomes
Criação: Ricardo Weitsman, Felipe Gomes, Durval Filho e Bruno Reche
COO & CSO: Renata Bokel
Planejamento: Luiza Portella, Fabiana Lovate, Daniela Urzeda e Evelyn Cristina
Diretora de conteúdo: Patrícia Colombo
Conteúdo: Stella Soares Peixinho, Lorena Manso e Laila Sena.
Atendimento: Anna Moraes, Carolina Rissotti e Patrik Nader.
VP de Mídia: Fabio Urbanas
Mídia: Patrícia Oliveira, Samantha Rodrigues, Christiane Duncan, Naiana Grangeiro, Gabriela Hoffmann, Marcelle Leão e Luciana Ferreira
BI: Paulo Lima, Danilo Borges, Carla Ornelas, Henrique Cardoso e Raphaella Condeixa
Diretora Geral de Produção: Camila Naito
Produção Integrada: Bianca Repsold, Vitor Hugo Faria, Fernanda Pinheiro e Mariana Veronez
Produtora: Visorama
Direção: Claudio Reston e José Bessa
Atendimento: Samanta Martins e Fillipe Rocha
Produtora: Raw Audio
Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira
Direção Musical: Hilton Raw
Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein
Atendimento: Carol Peternelli
Coordenação: Robério Barbosa
Locutora: Simone kliass
Produção Gráfica: Nereu Marinho e Maurício Martim
Manipulador / Tratamento de Imagens: Ciro Sollero
Projetos: Erika Casal, Felipe Ribeiro, Lara Falluh e Rodolfo de Oliveira
Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo

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TV Brasil presta tributo a Ayrton Senna com série especial nesta segunda (2/5)

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A partir desta segunda (2/5), a TV Brasil apresenta a produção “Ayrton: Retratos e Memórias” em memória de um dos maiores ídolos nacionais do esporte, o piloto brasileiro Ayrton Senna. A emissora pública homenageia o saudoso tricampeão de Fórmula 1 ao exibir o seriado de segunda a sexta, às 18h, com dois episódios consecutivos. A atração também está no app TV Brasil Play.

A série documental vai ao ar na telinha durante toda a semana em que se recorda a morte de um mito do automobilismo mundial. Senna morreu em 1º de maio de 1994, após grave acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália.

O piloto perdeu o controle de sua Williams enquanto perseguia o rival da Benetton, o então jovem alemão Michael Schumacher, novo talento da categoria. O carro de Senna passou reto na curva Tamburello até se chocar, em alta velocidade, contra o muro. A trágica batida encerrou a vida do esportista e a esperança de milhares de brasileiros que acordavam cedo nas manhãs de domingo apenas para acompanhar as conquistas do astro e comemorar vitórias, recordes e títulos em autódromos como o de Mônaco.

Com dez edições de 25 minutos, o programa traz uma perspectiva intimista, emocionante e reveladora sobre os bastidores da rotina de Ayrton Senna da Silva. Para contar a trajetória e celebrar o legado deixado por ele, a atração reúne cerca de 60 entrevistas com diversas pessoas que conviveram com o piloto que faleceu novo, com apenas 34 anos de idade.

Emoção embala sequência de dois episódios por dia

A produção destaca, principalmente, aspectos vividos do Senna fora dos circuitos. O seriado em cartaz na programação da emissora pública é inspirado na obra do jornalista Ernesto Rodrigues, também biógrafo do atleta. Ele transforma as páginas de seu livro e recupera momentos pessoais e feitos da carreira profissional de Ayrton Senna.

Para redigir o livro e, depois, dirigir a série, o autor entrevistou pilotos e ex-pilotos, correspondentes internacionais, pessoas que trabalhavam diretamente com Senna, artistas e personalidades da mídia. Amigos, admiradores e companheiros de pista recordam histórias curiosas e divertidas. O arquivo é enriquecido com imagens de acervo em alta resolução de diversos acontecimentos expressivos.

Obstinado por ganhar disputas, Senna marcou época e sua garra e talento atravessam gerações. O público hoje em dia pode conferir nas redes sociais trechos de provas com manobras espantosas e ultrapassagens incríveis do brasileiro que fez o fechado mundo da Fórmula 1 se render à emoção de suas conquistas.

Com técnica, perspicácia e dedicação, o piloto transformou o modo como o brasileiro assistia a corridas. Semanalmente o público aguardava ansiosamente para que aquele jovem levantasse os braços e, dentro de seu carro, segurasse a bandeira do país que tremulava ao som da canção da vitória e, no pódio do hino nacional.

Disputas com rivais que marcaram a vida de Senna

A produção resgata o começo da carreira no kart e a enorme percepção que Senna tinha nas pistas de corrida. A habilidade e o arrojo para manobras arriscaram eram características que marcam o trabalho do piloto que tinha fixação em ser o melhor.

As passagens marcantes por Toleman, Lotus e McLaren têm destaque. As desavenças com o também brasileiro Nelson Piquet e a relação conturbada com alguns companheiros de equipe são lembradas. A disputa com o francês Alain Prost era acirrada e Senna se superava na competição para vencer o rival.

A série ainda fala sobre a amizade de Senna com o piloto austríaco Gerhard Berger. O surgimento de novos adversários é tratado ao mostrar a tensão do homenageado em sua temporada derradeira pela categoria, na até então vitoriosa Williams, com o surgimento do jovem talento Michael Schumacher.

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Ernesto Rodrigues

Direção de Fotografia: Roberto Riva

Produção: Gina Marques, João Rodrigues, Mitsuo Kawasaki, Paula Arantes e Pedro Pedreira

Pesquisa: Paulo Rubens Sampaio

Som: Diogo Correa

Edição: Thiago Maia

Distribuição: Bizum Comunicação Ltda.

Gênero: documentário

Episódios: 10

Duração: 25 minutos

Ano: 2015

Classificação indicativa: Livre

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Ayrton: Retratos e Memórias – segunda a sexta-feira, entre os dias 2 e 6/5, às 18h, na TV Brasil

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Ducati do Brasil apresenta novo CEO

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Com o seu desembarque no Brasil em 2012, a Ducati percorre uma década no país e completa “10 anos de Brasil” em 2022. Com cerca de 10 mil clientes no Brasil, atendidos por 16 concessionários distribuídos pelas principais regiões do país, a partir de 01 de maio a Ducati do Brasil inicia uma nova gestão.

Daniel Paixão, profissional internacional do setor automotivo com passagem por BMW Group, BMW Group, VW Group e Audi do Brasil assume a posição de CEO da Ducati do Brasil. De origem portuguesa, Paixão já trabalhou tanto na Europa quanto na América Latina e está no Brasil há sete anos. Desde 2015 atua na Audi do Brasil como head de TSC LATAM Regional Office.

Além da elevada experiência e conhecimento técnico em áreas como Vendas, Pós-vendas, Marketing e relacionamento com o cliente, Paixão é um motociclista apaixonado.
“Carrego no meu sobrenome o sentimento pela Ducati e pelo mercado das duas rodas. Estou muito confiante em dar continuidade ao sólido trabalho que vem sendo feito aqui no Brasil”, destaca Daniel Paixão, novo CEO da Ducati do Brasil.

Paixão assume a companhia num momento de crescimento. Entre as 14 subsidiárias oficiais da Ducati no mundo, a unidade brasileira está entre as dez de maior destaque. No primeiro trimestre do ano, a companhia registrou crescimento 21% superior sobre igual período de 2021.

Para Diego Borghi, que ocupou o cargo de CEO da Ducati do Brasil por quase seis anos “chegou o momento de assumir uma nova posição, aproveitando uma excelente oportunidade dentro do Grupo VW e reforçando ainda mais a vantagem de sermos parte de um grupo desse tamanho. Começo uma nova trajetória, agora no mundo de quatro rodas, como Diretor de Vendas da Audi do Brasil. Neste momento, só posso agradecer ao time vencedor da Ducati aqui no Brasil, à matriz na Itália que sempre me apoiou, à rede de concessionários de todo o país e aos parceiros e colegas do mercado das duas rodas “, declara Diego Borghi.

Atualmente a Ducati conta com 60 profissionais diretos e indiretos no Brasil, escritório em São Paulo (SP) e unidade fabril em Manaus (AM). No Brasil são 16 concessionários distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Paraíba.

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Ministério da Justiça notifica McDonald’s por suspeita de vender hambúrguer sem ingrediente principal

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Após inúmeras denúncias nas redes sociais e ampla divulgação na imprensa, o McDonald’s deverá esclarecer se o sanduíche “Mc Picanha” é produzido com esse tipo de corte bovino. Consumidores reclamaram que o produto não tem o sabor conforme anunciado em comerciais da rede de fast food. A empresa agora tem o prazo de 10 dias para enviar esclarecimentos ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) sobre possível prática de propaganda enganosa.

“O Ministério preza pela justiça e segurança do brasileiro em todos os âmbitos, inclusive no direito do consumidor”, disse o ministro Anderson Torres.

A nova linha de hambúrgueres que tem incluído o Mc Picanha, entrou no cardápio da rede no começo deste mês. Para o lançamento, a empresa realizou uma grande campanha ressaltando o corte nobre da carne. A forma de divulgação é o principal ponto levantado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que analisa se o caso pode induzir os consumidores ao erro, pelo fato da empresa não ter sido transparente.

O McDonald’s deve esclarecer se o produto tem picanha em sua composição, a porcentagem e se ocorreu alteração no percentual do corte após divulgação da linha de hambúrgueres. Na ausência, sendo o produto apenas “saborizado”, a empresa deve informar os ingredientes envolvidos na composição do hambúrguer e se de alguma forma o consumidor foi informado da falta de picanha.

A Senacon também solicitou esclarecimentos ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Nesse caso, busca-se saber se outras entidades estavam cientes da possibilidade de falsa propaganda por parte da rede de fast food.

Se os questionamentos não forem respondidos no prazo solicitado, a Senacon poderá abrir um processo administrativo contra o McDonald’s. Caso seja comprovada a falta de transparência com o consumidor, existe a possibilidade de apreensão, suspensão e proibição do produto, multa ou até mesmo a cassação da licença do estabelecimento.

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Casio reforça pioneirismo e lança teclado capaz de tocar letras e notas com tecnologia de síntese vocal

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Em constante evolução tecnológica, a Casio, líder na fabricação mundial de produtos eletrônicos, anuncia ao mercado brasileiro seu mais novo lançamento, o teclado Casiotone CT-S1000V. Trata-se de uma inovação que redefine o conceito de teclado tradicional, revolucionando a maneira como o instrumento é tocado.
Para o lançamento oficial no país, a Casio realizou um grande evento, no último dia 26 de abril, no Sky Hall Terrace Bar, em São Paulo (SP). O evento contou com André Vasco como mestre de cerimônia e com apresentações de peso de músicos como Sérgio Britto, do Titãs; Robledo Silva, do Capital Inicial; Orlan Charles, tecladista da dupla Edson e Hudson; Billy Forghieri, da Banda Blitz; e Paulinho Vaz, da Banda Supercombo, além de uma programação cheia de surpresas com mais outros 20 artistas endorsers da Casio.
Teclado que pode cantar
O CT-S1000V conta com a exclusiva tecnologia de fonte de som Vocal Synthesis da Casio, que permite aos músicos irem além da apresentação convencional, abrindo novas possibilidades criativas e oferecendo ainda mais liberdade para fomentar a expressão musical.
O instrumento não é um sintetizador ou teclado convencional, nem um simples dispositivo de produção, pois entra em um território totalmente novo e torna possível criar letras usando um celular ou tablete, e depois reproduzi-las musicalmente usando as teclas. Desta forma, os criadores podem falar ou digitar suas letras no aplicativo Lyric Creator, gratuito para Android e iOS, e exportá-las para o teclado.
Para músicos que tocam o instrumento, mas não têm uma ótima voz para cantar, o mais recente teclado digital da Casio permite acrescentar vocais à apresentação de forma totalmente intuitiva, como se uma pessoa mesmo estivesse cantando.
À medida que o teclado é tocado, as palavras da letra são cantadas na sequência para criar uma linha vocal. Sem se limitar a uma melodia específica, é possível se inspirar e experimentar ideias musicais diferentes. O CT-S1000V permite ainda alterar o timbre de voz, e adicionar e ajustar efeitos em tempo real enquanto toca. Mais do que apenas outra fonte de som, o lançamento é realmente um instrumento musical com possibilidades musicais inovadoras.
O CT-S1000V vem com 100 letras já pré-integradas, mas a diversão real acontece ao criar e salvar as próprias letras no aplicativo da Casio. São 22 timbres vocais pré-definidos, cada um com sua própria personalidade característica. Cada tom de voz pode ser manipulado com controles no painel frontal de acordo com idade, gênero, vibrato e muito mais.
Uma variedade de outras configurações também está disponível para personalizar os vocais. Parâmetros como tempo de ataque, modulação, efeitos, um arpejador e uma função retrigger que produz uma série rápida de combinações de tecla quando uma tecla é mantida pressionada.
O CT-S1000V também inclui recursos de amostragem com a capacidade de gravar até 10 segundos de áudio de alta qualidade ou várias amostras de três segundos para criar batidas de bateria por meio de um conector de entrada estéreo de 1,8 polegadas. O teclado ainda é totalmente compatível com MIDI e pode ser conectado (via cabo ou Bluetooth) a um computador ou dispositivo móvel para expandir seus recursos de desempenho.
A partir de maio, o Casiotone CT-S1000V poderá ser adquirido nas lojas autorizadas Casio em todo o território nacional.
Tradição aliada à inovação
A Casio tem como filosofia a satisfação em criar músicas e compartilhá-las com o mundo, e desde 1980 inova para entregar o que há de mais avançado em instrumentos musicais. Seu primeiro lançamento foi o Casiotone 201 (CT-201), um teclado eletrônico inspirado na ideia de disponibilizar aos músicos uma orquestra ao seu alcance.
Ao longo da década de 80, a companhia seguiu inovando e lançou mais de 15 novos instrumentos musicais, incluindo bateria, sax, guitarra, e, claro, novos teclados. O Casiotone MT-40 foi um modelo famoso pelo padrão rítmico “Steng Teng” que revolucionou o mundo do reggae. Já o Casiotone 701 (CT-701) foi o primeiro teclado eletrônico do mundo a incluir a função de guia da melodia.
A partir dos anos 90, a marca se consolidou como referência em teclados e pianos digitais, lançando mais de 20 novos produtos ao longo desses anos, até chegar à atualidade com a nova geração do Casiotone, que é descendente de um DNA compartilhado.
A nova geração de instrumentos musicais conta com cinco teclados de última geração, incluindo o CT-S1000V, que é o estado da arte quando se trata de teclados.

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VLI e Embrapa estabelecem parceria para a implantação de programa de desenvolvimento territorial sustentável baseado em agroinovação

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Divulgação


A Embrapa, por meio da Embrapa Cerrados, e a VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – estabelecem parceria, por meio de acordo de cooperação técnica e financeira, para a implantação do “LabCerrado – Aceleradora de Agroinovação dos Cerrados – Desenvolvimento Sustentável Agroterritorial”, que tem como propósito promover o desenvolvimento sustentável territorial em regiões de Cerrado selecionadas do Estado do Tocantins e de Minas Gerais – em uma área cultivável potencial de 10 milhões de hectares. A VLI investirá R$ 4 milhões na iniciativa, especialmente na estruturação do programa de aceleração de unidades produtivas rurais baseadas na produção de cultivos anuais de grãos (tais como soja e milho), bem como em pesquisa, desenvolvimento e inovação otimizada por condições de solo e clima.

O chefe-geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro da Silva Neto, afirma que essa é uma iniciativa inovadora, que visa ao crescimento da produção agropecuária de forma sustentável, por meio do aumento da competitividade dos empreendimentos rurais. “Serão estabelecidos novos sistemas de produção agrícola. Além de estimular o consumo de bens e serviços em suas áreas de atuação, o LabCerrado criará um círculo virtuoso, que gerará renda para esses estados, e promoverá a troca de conhecimentos, tecnologias e boas práticas agrícolas entre os atores envolvidos”, acrescenta.

Já o gerente-geral de marketing da VLI, Diego Zanella, enfatiza a importância da cooperação entre as duas empresas: “O LabCerrado extrapola as fronteiras de atuação convencional de uma empresa do nosso setor ferroviário, ao propor soluções para os desafios da produção agrícola nas regiões de influência do nosso sistema logístico. A capilaridade da nossa malha e a parceria com a Embrapa nos permitem alcançar uma série de territórios e atores do setor agropecuário, fazendo desta iniciativa um verdadeiro vetor de desenvolvimento econômico e social”.

As regiões selecionadas para o LabCerrado têm em comum grandes extensões de áreas de pastagens e agrícolas que podem ser melhor aproveitadas e uma infraestrutura logística capaz de suportar, com eficiência, o escoamento da produção.

“O LabCerrado foi pensado como uma proposta que gera e compartilha valor para toda uma cadeia produtiva. Atuaremos na mobilização e engajamento dos produtores e demais agentes, como entidades e associações do agro, poder público, indústria, tradings, setor financeiro e outras empresas interessadas em unir forças à VLI e à Embrapa neste projeto”, ressalta Zanella.

Entre os resultados esperados em médio e longo prazos estão o aumento da produtividade e da área cultivada e o desenvolvimento socioeconômico das regiões.

Tecnologias para o desenvolvimento territorial

O Cerrado hoje se destaca na produção agropecuária. O bioma contribui com cerca de 55% da produção da carne brasileira, 49% do milho e da soja, além de outros produtos importantes como algodão (98%), cana-de-açúcar (47%), feijão (43%), sorgo (89%) e café (27%).

No escopo do LabCerrado estão tecnologias com ênfase na sustentabilidade ambiental, tais como o plantio direto, recomendações de adubação e correção de solos otimizadas, aplicação de bioinsumos, manejo integrado de pragas e doenças, entre outras, capazes de reduzir os impactos ambientais e os custos das lavouras sem perda de produtividade, bem como a ampliação da adoção de sistemas integrados de produção (integração lavoura-pecuária e integração lavoura-pecuária e floresta).

O programa propõe, entre outras ações, o estabelecimento de Unidades Especiais de Referência para Inovação – UERIs, para cada região selecionada, para operarem como espaços de interação e promoção com foco na aceleração de agronegócios, bem como Unidades Experimentais para Agroinovação – UEAs em áreas de fazendas com o principal propósito de desenvolver sistemas de produção de cultivos de alto desempenho agronômico e ambiental para que sejam aplicados nas unidades produtivas comerciais de cada região. O processo tem como objetivo intensificar com sustentabilidade a capacidade de produção em áreas de cultivo consolidado, bem como no melhor aproveitamento de áreas de pastagens degradadas, convertendo-as em áreas agrícolas ou para a produção integrada de grãos e pecuária (integração lavoura-pecuária). O conjunto das estratégias objetiva o desenvolvimento social e econômico, com ganhos ambientais.

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