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WMcCann lança mentoria para pessoas negras a partir do Projeto Goma

Iniciativa integra ações da agência para aumentar a presença de negros e negras em posições de liderança

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Divulgação


A WMcCann acaba de lançar um projeto de mentoria para pessoas negras da agência. A iniciativa nasceu a partir do Projeto Goma, hub de mentoria criado pelo conselho de Clientes da Meta e a EmpregueAfro, consultoria de diversidade e inclusão parceira da agência. Hugo Rodrigues, chairman do McCann Worldgroup para WMcCann, Craft Brasil e Aldeiah, e membro do board do Facebook Client Council, participou do conselho do projeto, desde a concepção e elaboração, até o lançamento, em 2021.

A iniciativa faz parte das ações da agência para aumentar a diversidade étnico-racial em cargos de lideranças. “A WMcCann conseguiu avançar bastante na inclusão de gênero nos últimos anos. Hoje, a agência tem 59% de mulheres em cargos de liderança. Em 2020, eram 44%. Mas ainda está muito distante do mínimo aceitável quando falamos em profissionais negros”, avalia Hugo Rodrigues. “A Jornada de Inclusão inclui 3 pilares: Portas de Entrada, Conscientização & Sensibilização e Aceleração de Carreira. O Goma é uma iniciativa fundamental do pilar de aceleração de carreira, garantindo que eles se desenvolvam e ocupem mais lugares de liderança na agência”, completa. Hoje, a WMcCann tem 27% de profissionais negros e 11% em cargos de liderança.

Na WMcCann, o programa Goma vai incluir sessões periódicas entre mentorados e mentores. O objetivo é aproximar profissionais que já atuam em posições de liderança dos profissionais negros que querem acelerar suas carreiras. O lançamento ocorreu com uma palestra da Patrícia Santos, CEO da EmpregueAfro, com o tema Consciência e Branquitude.

“São iniciativas que reforçam o nosso compromisso público com o tema e que se convertem na melhora do ambiente profissional para todos. Metas de inclusão são importantes, mas reter e desenvolver talentos também depende de que se sintam escutados, respeitados e valorizados em um espaço seguro”, afirma Paula Molina, diretora de RH da WMcCann.

A data também foi marcada pelo lançamento da nova política de Diversidade e Inclusão e de um novo canal de acolhimento, para fornecer escuta direta e apoio aos colaboradores que pertencem a grupos historicamente minorizados. “O canal de acolhimento é uma das ideias surgidas dentro dos grupos de afinidade do coletivo social da WMcCann. Entendemos a importância de criar um espaço exclusivo e dedicado, para que os colaboradores se sintam encorajados e seguros”, explica Mirtes Reis, especialista em Diversidade e Inclusão da WMcCann.

Compromissos no âmbito Racial

A WMcCann é signatária do pacto do Ministério Público do Trabalho, que promove a inclusão de jovens negros e negras no mercado de trabalho. A agência faz contratação direcionada de vagas afirmativas com parceiros como Publicitários Negros, Faculdade Zumbi dos Palmares, EmpregueAfro e Transempregos. Possui o bootcamp de liderança e programa gratuito de curso de inglês, reservando 30% e 50% de vagas afirmativas respectivamente. Os grupos de afinidade do coletivo social são formados por profissionais que se conectam para sugerir ações que contribuem para a construção de uma agência mais plural. Participa em escala global do “A Day For Meaning”, um dia em que os colaboradores da McCann no mundo todo trazem contribuições de ideias relacionadas à diversidade e inclusão. A ação deste ano acontece no dia 14 de setembro.

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