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GOL fecha acordo com a Abaeté Linhas Aéreas para comercializar rotas operadas pela companhia na Bahia

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A GOL, maior Companhia aérea do Brasil, fechou parceria de Compartilhamento de Voos (Codeshare) com a Abaeté Linhas Aéreas para comercializar rotas ligando Salvador a cidades do interior e litoral da Bahia.

O acordo, que ainda está em fase de implementação, prevê que Clientes da GOL possam voar com a companhia parceira para localidades como Morro de São Paulo, Mucugê, Boipeba e Península de Maraú. As novas rotas trarão maior conectividade de passageiros para cidades do interior baiano, fomentando ainda mais o turismo no Estado.

“A Bahia é um importante destino turístico no Nordeste e, agora, os Clientes poderão conhecer Morro de São Paulo, Mucugê, Boipeba e Península de Maraú que contam com paisagens belíssimas, conectando com toda a malha da GOL a partir de Salvador. Poder encurtar distâncias é motivo de muita alegria”, comenta Randall Saenz Agüero, diretor de Alianças, Internacional e Distribuição da GOL.

A expansão faz parte do incremento da demanda por voos para cidades do interior do Brasil, fortalecida por parcerias firmadas entre a GOL e companhias de alcance regional, como a Abaeté.

“Acreditamos que esta parceria fortalecerá o turismo na Bahia, facilitando acesso e experiência de viagem a destinos paradisíacos do Estado. A Abaeté é a empresa aérea brasileira que há mais tempo opera em território nacional, nasceu na Bahia e desde sua criação tem como objetivo oferecer serviço aéreo a localidades de difícil acesso e, sempre focada no turismo de alto valor agregado. Com o Codeshare com a Gol vamos fortalecer as rotas aéreas para Morro de São Paulo e para a Península de Maraú. Além disso, lançaremos novos voos para Boipeba e Mucugê”, enfatiza Héctor Hamada, CEO da Abaeté Linhas Aéreas.

Com o acordo, os Clientes passarão a ter facilidades como compra única dos bilhetes em todos os canais de vendas da GOL, além de único check-in e despacho de bagagem da origem até o destino final.

Quando disponibilizadas as novas rotas e frequências, estas operações serão realizadas por aeronaves Cessna Grand Caravan com capacidade para 09 passageiros

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Marfrig inaugura unidade de produção de hambúrguer em Bataguassu, no Mato Grosso do Sul

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Divulgação


A Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, inaugura hoje uma segunda planta em Bataguassu, no Mato Grosso do Sul. A unidade produzirá hambúrguer, que agregará valor ao portfólio comercial da companhia e atenderá à alta demanda interna do segmento de food service (restaurantes, bares, padarias), especialmente impulsionado pelo delivery nos últimos dois anos.
A planta possui 7.850 metros quadrados, recebeu investimentos de 130 milhões de reais e utiliza equipamentos de ponta, importados dos Estados Unidos e de países europeus, que levam mais qualidade e agilidade para os processos produtivos. Com isso, a unidade passa a ser a mais moderna da companhia em termos de tecnologia de automação.
A nova operação da Marfrig em Bataguassu acrescentará 24.000 toneladas de hambúrguer por ano à atual produção da companhia, que é de 220.000 toneladas/ano. E vai gerar 150 empregos diretos, o que contribui para levar mais oportunidades, desenvolvimento e renda para a região. O empreendimento também vai ao encontro com projetos do governo do Mato Grosso do Sul, que, por meio de iniciativas como esta, fomentam a industrialização da cadeia de produção no estado.

“Essa nova fábrica, além de atender à alta demanda do mercado interno, poderá exportar para países com os quais já temos ótimo relacionamento comercial”, diz Rui Mendonça, diretor geral de industrializados da América do Sul na Marfrig. Ele acrescenta que a implantação da unidade vai incrementar a produção de itens industrializados pela Marfrig, que tem crescido. Os industrializados representaram 5% do faturamento da companhia na América do Sul em 2018 e passaram a responder por 15% em 2022.
Ampliação
A produção nacional de hambúrguer da Marfrig até então estava concentrada no complexo industrial de Várzea Grande, no Mato Grosso, responsável por 72.000 toneladas do produto por ano. Na planta também são produzidos kibes, almôndegas e carne moída, além de produtos da PlantPlus Foods, foodtech de alimentos à base de plantas criada por Marfrig e ADM. Lançada em 2021, a primeira linha de proteína 100% vegetal é composta por kibe, carne moída, hambúrguer e almôndega. Em maio deste ano, a PlantPlus Foods anunciou uma extensão com quatro novos itens: hambúrgueres sabores picanha e costela (itens inéditos no segmento), frango desfiado e linguiça toscana, que serão comercializados a partir de agosto.

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Fiat, Jeep®, Ram, Peugeot e Citroën participam da 45ª Expointer 2022, no Rio Grande do Sul

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Entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro, os carros da Stellantis poderão ser vistos em uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina. As marcas Fiat, JeepⓇ, Ram, Peugeot e Citroën mostram os portfólios na 45ª edição da Expointer, que acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
Muitas novidades estarão presentes na feira, como o novo Citroën C3, que será revelado após o lançamento oficial do carro, no dia 30, trazendo estilo atual, versátil, colorido e conectado, com atitude SUV. Além disso, a Ram Classic, mais uma muscle truck de respeito da marca do poder inigualável está chegando ao Brasil e exibirá sua robustez atrelada ao icônico motor HEMI® V8 de 400cv. Assim como o Jeep Gladiator, picape com maior capacidade fora de estrada que foi lançada no início de agosto.
Para quem busca inspiração para um novo estilo de vida, a Peugeot exibe bikes elétricas junto ao seu portfólio, em parceria com a Specialized. No total, os visitantes poderão conhecer 39 veículos das marcas que integram a Stellantis, que estarão expostos em quatro estandes e com condições especiais aos clientes.

Fiat
As novidades apresentadas pela Fiat no último mês de julho estarão presentes na feira, como a linha 2023 do Cronos, que ganhou novo câmbio CVT e versões com o motor Firefly 1.0, ampliando consideravelmente sua competitividade e cobertura de vendas no segmento. O Argo MY23 também chegou com mudanças no design exterior e interior, comemorando 400 mil unidades produzidas no Brasil.
Além disso, o novo Sound Design aplicado aos veículos poderá ser ouvido de perto. Se trata de uma nova experiência sonora para o usuário que oferece ainda mais prazer ao dirigir e estreou nas linhas 2023 do Pulse e da Toro, que também foram apresentados recentemente. Para completar, o público também poderá ver de perto a Strada MY23, líder na categoria que está ainda mais moderna com aumento de itens de série e com a nova cor Cinza Strato.
Entre as opções elétricas da marca, estarão presentes o 500e, ícone global da indústria automotiva, que está ainda mais tecnológico, conectado e moderno, e o e-Scudo, primeiro utilitário 100% elétrico da Fiat no Brasil, com a maior autonomia da categoria (330km).
No total, serão 15 veículos expostos no estande da marca: 500e, Mobi Trekking, Argo Trekking, Pulse Drive Turbo, Pulse Impetus, Cronos Precision, Strada Ranch, Strada Endurance Cabine Simples, Strada Volcano, Fiorino, Toro Volcano Flex, Toro Ranch, Toro Mopar Ultra, Scudo 7×1 e eScudo.
Jeep
O grande destaque na Expointer será o Jeep Gladiator, que acaba de chegar ao país com uma capacidade off-road jamais vista no segmento de picapes e a exclusiva experiência de direção open-air, que permite remover as portas e o teto. Equipada com a robusta tração 4X4 Rock-Trac e chancelada pelo Trail Rated, oferece ainda 1.000l de volume de carga, 3 toneladas de capacidade de reboque e mais de 72 acessórios by Mopar para personalização, como suporte para bike, barras transversais, portas tubulares, estribos off-road e gaveta de caçamba
A Jeep também traz para o evento a sua linha de modelos que garante à marca a liderança entre os SUVs no mercado brasileiro. Estarão na Expointer o Jeep Compass, Renegade e o Commander, maior e mais sofisticado modelo da marca fabricado no Brasil que transporta até sete ocupantes com muito conforto. Além dos modelos nacionais, a Jeep leva ainda o Wrangler Rubicon, um dos mais icônicos modelos da marca e conhecido pelo lendário desempenho off-road.
Outro produto que faz parte da exposição é o Jeep Compass 4xe híbrido plug-in, que marcou o começo de uma nova fase eletrificada da marca com tecnologia e performance inéditas no segmento.
Ram
Intimamente ligada ao universo agro, a Ram destaca na Expointer a Ram Classic, que estará em setembro nas 58 concessionárias da marca no Brasil. Ela trará o icônico motor HEMI V8 de 400 cv que faz dela a picape mais potente do país, ao lado da 1500 Rebel, e design marcante com linhas musculosas e esportivas.
Além disso, do espaço, acabamento e conforto em doses generosíssimas, a Classic tem ainda uma longa lista de série tem itens como ar-condicionado digital de duas zonas, bancos elétricos com aquecimento e ventilação, central Uconnect de 8.4” com Apple CarPlay e Android Auto e som premium Alpine, sem falar da enorme caçamba de 1.424 litros.
Também estarão presentes a Ram 1500 Rebel e a Ram 3500, a picape mais luxuosa e capaz de todas, com o motor Cummins® de 6,7L, 377 cv de potência e 1150 Nm de torque – o maior da categoria.
Peugeot
Quem estiver no estande da Peugeot terá a oportunidade de conhecer o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da marca no país, e o e-208 GT, modelo elétrico que é rápido, magnético e divertido de pilotar. Ambos fazem parte dos planos da marca para criação de um ecossistema de eletromobilidade.
Nesse sentido, a Expointer também marca o início da parceria entre Peugeot e Specialized, com a exposição de um veículo 100% elétrico adaptado para transporte de bikes, também elétricas, da renomada marca americana. Além disso haverá exposição de outros modelos da Specialized, como o Vado IGH 3.0, Vado SL 5.0 e a Crew SL, em conjunto com as lendárias e icônicas bicicletas da marca Peugeot.

Ambas as marcas compartilham a necessidade do debate sobre um novo estilo de vida, repensando as maneiras de locomoção em cidades e fora dela: a Eletromobilidade. Claro, oferecendo também alternativas e diferentes experiências com produtos adequados para cada ocasião.

Também será possível visualizar toda a linha 208, com pacote de equipamentos único que tornam o veículo mais completo e competitivo do segmento de hatches compactos. Assim como a linha 2023 do 2008, SUV com câmbio automático e teto pintado em preto de série para todas as versões e o 3008, SUV com destaque em design, tecnologia e segurança.
Outros destaques da marca na feira são os VULs (Veículos Utilitários Leves): Peugeot Boxer Cargo e Peugeot Expert Pack, que unem o que há de melhor em tecnologia, ergonomia, praticidade, além de atributos técnicos e de capacidade que o diferenciam no segmento.
Citroën
O grande destaque da Citroën na Expointer é o novo C3, que será revelado após o lançamento oficial, no dia 30. Acessível, inovador, prático, inteligente e com atitude SUV. Assim é o Novo C3, grande novidade da Citroën para o mercado brasileiro em 2022. Primeiro de uma família de três modelos desenvolvidos e fabricados na América do Sul, o Novo C3 é um hatchback moderno, forte e cheio de personalidade, por onde a Citroën expressa toda sua originalidade.
Trazendo um estilo marcante, o novo C3 oferece o maior porta-malas entre os principais modelos da categoria e outros itens de desejo do consumidor, como o sistema multimídia Citroën Connect de 10 polegadas, que funciona com Android Auto e Apple Carplay sem fio, controle de estabilidade de tração e muito mais. O público da Expointer será o primeiro a conhecê-lo após o lançamento do dia 30.
Outro destaque é o SUV C4 Cactus, produzido no Brasil na fábrica de Porto Real (RJ). Moderno e tecnológico, o utilitário esportivo entrega amplo custo benefício e figura como o mais potente do segmento em sua versão THP, com 0 a 100 km/h em 7,7 segundos. O modelo teve um crescimento exponencial em vendas nos últimos meses, um reconhecimento ao seu desempenho excepcional no segmento B-SUV.
Também marcam presença os VULs (Veículos Utilitários Leves) da marca, Citroën Jumpy Pack e Jumper. E a nova opção elétrica Ë-JUMPY, utilitário focado em inteligência eletrificada, também pode ser vista pelos visitantes da feira. O Ë-JUMPY destaca-se pelos “5 zeros” que contribuem para elevar o seu patamar no segmento, intensificando o prazer de conduzir e o conforto a bordo:
– Zero ruídos, com direção silenciosa graças ao motor elétrico;
– Zero emissões de CO², respeitando o meio ambiente;
– Zero vibrações, com a condução suave e ágil, devido ao torque instantâneo de 260 Nm;
– Zero estresse, pela facilidade de uso e de recarga, aliada a um baixo custo de manutenção;
– Zero concessões: preservação da modularidade, do espaço interno do Jumpy a combustão, combinado com mais tecnologia de bordo, segurança e equipamentos.

Expointer 2022
A edição deste ano da Expointer acontece entre 27 de agosto e 4 de setembro, e reúne empresas expositoras de máquinas e implementos agrícolas, além de mais de 150 raças de animais em 45,3 mil m² de pavilhões cobertos e 70 mil m² de área para exposição. O horário de funcionamento é entre 8h e 19h30.

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Digitalks Expo 2022 reúne mais de 8 mil pessoas e reitera a importância dos eventos presenciais para a geração de negócios

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Terminou nesta quinta-feira, em São Paulo, o maior evento de negócios da economia digital do País. Durante os dois dias de evento, passaram pelo São Paulo Expo mais de 8 mil pessoas, que tiveram acesso a mais de 144 horas de conteúdo e 370 palestrantes, entre CEOs de grandes marcas e personalidades internacionais como Eduardo Guizar, ex-colaborador da NASA na área de robótica e presidente da Cluster Aeroespacial de Sinaloa, que abordou o tema “Marte: nossa próxima moradia”, bem como José L. Barletta, presidente do Barnews Research Group, que fez uma reflexão sobre as grandes tendências tecnológicas – Blockchain, Metaverso e NFTs, além das oportunidades que podem ser geradas para atender a silver economy.
“Os números mostram que havia uma demanda reprimida do público. O comportamento entre os participantes de eventos em ambientes presenciais é bem diferente dos ambientes online. Costumo dizer que não tem pior ou melhor, mas são diferentes. Enquanto o online torna o evento acessível para qualquer pessoa no mundo com acesso à internet, o presencial aproxima as pessoas. O online dá a oportunidade para o participante “acompanhar” e o presencial faz com que o visitante “faça parte”. O que as empresas buscam em uma feira é a interação, o “olho no olho” com o seu cliente ou futuro cliente. Neste ponto, o presencial é imbatível quando as empresas querem apresentar seus produtos, projetos e voltar com a bagagem cheia de networking”, afirmou Flavio Horta, CEO do Digitalks.

Temas principais

O 2º dia do evento começou com o Special Track “O poder de controlar e aumentar suas chances de influência” com o estrategista de comunicação assertiva Ricardo Voz. Ele abordou como o método PPE (percepção, pertencimento e empoderamento) pode auxiliar a ter e reter a atenção das pessoas certas, conduzindo uma conversa de negociação, capaz de ampliar a possibilidade de vender muito melhor suas ideias, serviços e produtos.
Na sequência ocorreu um dos debates mais aguardados do dia, que reuniu no auditório Congress Fiamma Zarife, diretora-geral do Twitter Brasil; Claudia Woods, CEO da WeWork para a América Latina e Luis Meisler, vice-presidente executivo da Oracle América Latina, sob mediação de Marcelo Sousa, CEO da MarketData, para discutir “O foco dos CEOs nos próximos anos”.
“Difícil fazer previsões depois do que a gente passou. Com certeza foi a crise mais transformadora que tivemos. Mas, a previsibilidade nunca fez parte do dicionário dos executivos brasileiros, então estou com um otimismo cauteloso. Teremos eventos como a Copa do Mundo junto com a Black Friday, momento atípico, assim como as eleições, trazendo cenários de incerteza. De qualquer forma, diante de toda essa situação, os anunciantes estão focados em ROI e de onde todo esse retorno está vindo. Temos também a jornada do consumidor, que muda a cada crise. E o Twitter está atuando de forma consultiva para ajudar as marcas nesse sentido, para potencializá-las”, destacou Fiamma.
Para Luis, mais do que nunca as pessoas precisam fazer o que gostam e se manterem atualizadas. “A Oracle sempre foi formadora de talentos desde a base. Temos um programa de formação totalmente inclusivo. Formação de talento é tudo, queremos formar um mercado resiliente”, destacou. Segundo Claudia, da WeWork, as empresas, de forma geral, tinham um modelo de comando e controle muito forte, que foi alterado durante a pandemia. “Precisamos esquecer o modelo anterior e criar um verdadeiro canal de escuta para os colaboradores”, complementou.

 

DNA de inovação das empresas israelenses

Falar em inovação é tarefa complexa, mas, ao mesmo tempo, instigante. São muitos os pontos de transformação que o mundo enfrenta e uma coisa é certa: empresas que não aderirem ao digital estarão em desvantagem competitiva nos próximos anos.
Em algumas partes do mundo, a inovação se tornou o grande foco em negócios. Um exemplo é Israel, país que atualmente está no topo em relação a investimentos em tecnologia e criação de projetos inovadores. Mais de 10% dos unicórnios de todo o mundo estão em Israel e o país é o primeiro no mundo em recursos destinados para pesquisa e desenvolvimento: 5% do PIB.
Durante o Digitalks Expo, três empresas israelenses com atuação no Brasil participaram do painel “Inovação e oportunidades de negócios”, no auditório Innovation Experience. Amit Louzon, CEO da Ituran Brasil, disse que as empresas de Israel têm uma cultura de gestão natural. Colaboradores de todos os níveis hierárquicos têm autonomia para trazer ideias, e isso não é um privilégio do CEO.
“Hoje, o gerenciamento de dados é o grande desafio das empresas. Nosso objetivo é utilizar a análise dos dados para dar aos nossos clientes a oportunidade de prever a intenção dos consumidores. E a Inteligência Artificial é a chave para isso!”, afirmou Thiago Siqueira, diretor de Vendas da NICE.
Para José Luiz de Genova, diretor regional da Taboola, o brasileiro aprende com a cultura israelense a ter um senso de sonhar, sempre. “As empresas deste país prosperam com propósito. Definimos as estratégias de curto e médio prazo e, com esse dashboard em mente, atuamos para o avanço dos negócios”.
Outro ponto abordado pelos três painelistas é a velocidade com que a cultura israelense se adapta às inovações, sempre com um olhar de futuro. “A NICE, por exemplo, se antecipa às necessidades de empresas, consumidores e colaboradores no que tange às relações, de forma a criar experiências e jornadas fluídas. E satisfação se reflete em fidelização, algo extremamente importante nos dias de hoje”, enfatizou Siqueira.

Tendências em marketing

No painel “Tendências em Marketing com os CMOs do Brasil”, no auditório Congress, Fernanda Magalhães Schmid, diretora de Marketing do Mercado Livre, defendeu que o digital precisa de especialização em algumas áreas. “Não está mais claro quem é o parceiro e quem é o competidor. Para mim, essa é a grande tendência para os próximos anos”.
Marcelo Trevisani, CMO da IBM Brasil, alertou que muitas empresas não estão fazendo o básico do marketing digital. “Precisamos fortalecer esse âmbito básico do nosso setor. Só assim, conseguiremos manter a transparência com o nosso consumidor.”
Sobre CX, os palestrantes focaram na importância de entender cada parte dos processos, seus pontos fortes e as dores do seu cliente. “Hoje, 70% das empresas brasileiras não conseguem trabalhar bem com seus dados. A experiência é importante, mas a relevância que a sua empresa tem para o seu público, o seu cliente, é ainda maior”, ressaltou Trevisani.
Segundo a diretora do Mercado Livre, os conteúdos mais rápidos estão em alta diante de um consumidor instantâneo. “Temos que incentivar os usuários a utilizarem os vídeos a favor de suas marcas. Essa é uma tendência que veio para ficar e só tende a aumentar”, acrescentou Fernanda Magalhães.

Jornada omnichannel: seu cliente é o seu maior ativo

Tomas Trojan, COO da Cadastra; Gabriel Souza, head de marketing da Nexcore; Leonardo Paz, CEO do Imovelweb; Rebeca Oliveira, partner sucess manager da Monday com e Pedro Ivo Martins, sócio-diretor da Dito, discutiram no painel “Jornadas omnichannel: como se destacar no encontro do físico com o online? a importância da estratégia para nos tempos atuais.
Segundo Gabriel, para se tornar uma empresa omnichannel, é preciso começar “dentro de casa”, buscando as melhores tecnologias, atitude que precisa partir da liderança. “Omnichannel sem tecnologia não existe, é um casamento eterno. Porém, é importante ressaltar que as ferramentas tecnológicas escolhidas precisam entregar as necessidades do negócio. Se não puder ser omnichannel, pelo menos crie invista nas melhores estratégias para atender o seu cliente”, afirmou.
Para Pedro, não investir na omnicanalidade é perder o principal ativo do negócio: o cliente. “Quando não somos tratados como únicos, tendemos a não comprar. Uma pesquisa recente da McKinsey mostrou que apenas 2% das empresas no Brasil têm uma visão 360º do consumidor com base em dados. Qualquer coisa que fizermos para tratar o cliente como único, com base em suas informações, já fará uma diferença para ele”, disse.
A jornada omnichannel também foi abordada dentro do mercado imobiliário. Leonardo Paz comentou que a própria pandemia ajudou a digitalizar o setor, mas que o contato físico ainda existe no momento das visitas ao imóvel. “Temos toda uma jornada digital no portal, que auxilia o usuário a chegar mais preparado na hora do encontro presencial com o corretor”. O CEO do Imovelweb também reforçou a importância de investir no omnichannel, nem que seja aos poucos. “Se o mercado imobiliário conseguiu ser mais digital, qualquer indústria no país também pode”, complementou.
Rebeca ressaltou que, mesmo com o trabalho remoto, todos na empresa devem estar conectados e o cliente deve receber o maior nível de transparência possível. “Oferecer boas jornadas e experiências digitais para os colaboradores e consumidores é muito importante e devem ser perpetuadas cada vez mais nos próximos anos”.
De acordo com Tomás, o omnichannel é fundamental para que os negócios prosperem. “É muito mais sobre pessoas do que sobre canais. Os desafios de centralização de dados são estruturais, envolvem todas as esferas de uma empresa. Temos que buscar formas de centralizá-los para que possamos enxergar as jornadas completas dos nossos consumidores, independente do canal”, complementou Tomás Trojan, da Cadastra.

Fintech View

Na palestra “Investidores e fintechs: os riscos e oportunidades para os dois lados do balcão”, João Bezerra Leite, líder de investimentos em fintechs da Bossanova, moderou um debate com especialistas de investimentos e pontuou que as fintechs estão moldando uma nova cadeia, juntamente com os investidores.
Para Fernando Nunes, CMO e cofundador da Transfeera, a conversa com o investidor está diferente e saudável, após certa dificuldade no início. “Evoluímos muito com a nossa equipe interna e na transparência com o nosso cliente”. Este movimento também é reiterado por Alexandre Liuzzi, da Remessa Online. “O mercado hoje está mais positivo e mais seletivo. Bons negócios ainda vão virar grandes oportunidades e ganhos de lucros. Vejo investidores mais ativos analisando – de forma mais firme – os acontecimentos dos últimos anos para uma melhor expectativa em 2023”, afirmou. Alexandre também alertou que grandes players e as fintechs vão ampliar o portfólio, seja por parceria ou via investidores.
Segundo Priscila Debres, fundadora e CEO do Lidia Bank, grandes problemas podem se tornar oportunidades. “Estamos em um momento com grandes problemas no Brasil, ou seja, muitas oportunidades para a monetização das fintechs. Temos que focar no cliente e na geração de soluções para eles”, afirmou.

Claudia Rosa, mentora e investidora-anjo do Ela Investe, acrescentou que o momento atual é bom para as empresas que estão com muitas ideias no papel. “A nossa função é acreditar nas ideias e incentivar os investidores a agregar e apoiar as fintechs.”

Universo Cripto

No painel “Investimento — Como entrar no mundo cripto, diversificar o portfólio e sobreviver à volatilidade”, a jornalista Claudia Mancini, fundadora e editora do Blocknews, fomentou o debate com a presença de Alexandre Ludolf, CIO da QR Asset; Guto Antunes, vice-presidente institucional da Crypto.com na América Latina; Pedro Kunzler, head de Estratégia Comercial da XTAGE e Thales Freitas, CEO da Bitso.
“Os projetos mais novos não são tudo o que imaginamos, pois eles têm muitos problemas, são mais fáceis de serem hackeados e bloqueados. Nesses casos, o bitcoin, que é considerado um investimento mais tedioso por não ter muito o que fazer, se torna o mais seguro”, afirmou Alexandre Ludolf. Para Pedro, da XTAGE, comprar criptomoeda está mais fácil do que comprar uma ação. Creio que isso estará cada vez mais à disposição de todos.”
O mercado de ETFs no Brasil é fomentado pelo varejo, o que não acontece tanto lá fora. “Pela primeira vez, observamos investidores institucionais crescendo no País. Podemos atrelar esse fenômeno à entrada das gerações mais novas e digitalizadas aos cargos de liderança de grandes instituições”, pontuou o CIO da QR Asset.
“Como pulverização de investimento, defendo a ideia de conversar com o cliente sobre teses de investimentos, suas carteiras e proteção através de stablecoins, que geralmente têm seus valores ancorados em ativos mais estáveis como dólar e ouro”, disse Guto, da Crypto.com.

A stablecoin é um tipo de criptoativo com baixa volatilidade. Isso significa que o preço dela não varia muito ao longo do tempo, diferentemente do que acontece com o bitcoin e outras moedas digitais.

 

Redes sociais e direito das marcas

Dudu Godoy e Renato Opice Blum, respectivamente presidente do Sinapro e chairman da Opice Blum, se reuniram na tarde do segundo dia de evento para discutir as redes sociais e os direitos de marca, sob a mediação da estrategista de carreiras Carolina Okubo, empresária influenciadora, que tem todo o seu negócio no meio digital. O trio abordou a aceleração das leis para o meio e o significado de liberdade de expressão, que vai muito além de falar o que se pensa. “Existem leis e regras para todos, mesmo nas redes. Liberdade de expressão não é liberdade de agressão e fake news. Isso significa que o que eu falo gera consequências, inclusive pode levar a uma ação judicial”, explicou Opice Blum.

Para Dudu a autorregulamentação é a chave para saber até onde podemos chegar. Além disso, existem as leis que têm avançado muito, como é o caso da LGPD. “Embora os dados sejam a essência de várias empresas, de muitos segmentos, precisamos entender que existem regras”, acrescentou Renato.
Para finalizar, eles comentaram que os recursos das redes sociais estão superando os canais tradicionais das marcas, especialmente quando o assunto é solucionar problemas. “As redes sociais são o maior polo de comunicação que ressignificaram e ampliaram ainda mais a democracia e a liberdade de expressão. No entanto, a monetização causou uma certa profissionalização e a espontaneidade dos conteúdos se perdeu”, complementou Opice Blum.

 

 

Próximos eventos

Ainda este ano, o Digitalks produzirá mais três eventos da série Executive. O primeiro deles será dia 20 de setembro e tem como tema Retail & E-commerce. O evento é presencial (com vagas limitadas) e online. O Digitalks Executive é uma série de 5 eventos voltados aos principais líderes executivos de organizações, C-Levels e decisores de Marketing, com foco em inovação e impactos da Economia Digital nas corporações.
Os eventos são separados por macro temas chaves e atuais que permeiam o universo executivo e visam a transformação de líderes para o novo ambiente corporativo baseado na Economia Digital. No primeiro semestre aconteceram os eventos de Martech e Digital World & New Economy. Agora, acontecerão Retail & E-commerce (20 de setembro), Tech & Data (18 de outubro) e Metaverse & Innovation (08 de novembro).

Digitalks Expo 2023

O Digitalks Expo já tem data confirmada para 2023 – será nos dias 23 e 24 de agosto, no São Paulo Expo.

Acompanhe a agenda de eventos do Digitalks, também LinkedIn e Instagram da empresa.

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Lei Eleitoral: Rock in Rio proibirá candidatos às eleições nos palcos do festival

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O Rock in Rio comunicou, nesta sexta-feira (26), que não permitirá a presença de candidatos às eleições de outubro nos palcos do festival, que acontecerá entre os dias 2 e 11 de setembro.

Em um informe distribuído para imprensa e publicado no perfil oficial do evento no Instagram, os organizadores do evento destacaram “Pela primeira vez, em seus 37 anos, o Rock in Rio acontecerá em período eleitoral, e por isso está sujeito as leis específicas vigentes nesse período.  Em função disso, a organização decidiu que não será autorizada a presença de nenhum candidato a estas eleições em seus palcos.  E, recomenda que, todas as empresas, instituições e artistas envolvidos com o evento tenham conhecimento da Lei Eleitoral.”

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Audi confirma entrada na Fórmula 1 em 2026

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A Audi anunciou sua entrada em uma coletiva de imprensa no Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, em Spa-Francorchamps. No evento, Markus Duesmann, Presidente da AUDI AG, e Oliver Hoffmann, Membro do Conselho de Administração para Desenvolvimento Técnico, responderam a perguntas na companhia do Presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, e Mohammed ben Sulayem, Presidente da Federação Internacional do Automobilismo (FIA).

“O automobilismo é parte integrante do DNA da Audi”, diz Markus Duesmann. “A Fórmula 1 é um palco global para nossa marca e um laboratório de desenvolvimento altamente desafiador. A combinação de alto desempenho e competição é sempre um motor de inovação e transferência de tecnologia em nossa indústria. Com as novas regras, agora é o momento certo para nos envolvermos. Afinal, a Fórmula 1 e a Audi buscam objetivos claros de sustentabilidade”.

A mudança de chave para se envolver na competição máxima do automobiulismo integra a estratégia de sustentabilidade e eficiência da marca. As novas regras técnicas, que serão aplicadas a partir de 2026, focam em maior eletrificação e combustível sustentável. Além do limite de custos existente para as equipes, um limite de custos para os fabricantes de unidades de potência será introduzido em 2023. Além disso, a Fórmula 1 estabeleceu a meta ambiciosa de ser uma competição neutra em carbono até 2030.

Moldando a transformação da Fórmula 1
Oliver Hoffmann, Membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico, afirma: “Em vista dos grandes saltos tecnológicos que a competição está dando em direção à sustentabilidade em 2026, podemos falar de uma nova Fórmula 1. A Fórmula 1 está se transformando e a Audi quer ativamente apoiar esta jornada. Uma estreita ligação entre o nosso projeto de Fórmula 1 e o departamento de Desenvolvimento Técnico da AUDI AG permitirá diversas sinergias.”

A partir de 2026, as unidades de potência deverão ser formadas por um motor elétrico, bateria, unidade de comando eletrônico e um motor à combustão, mudando consideravelmente em comparação aos atuais sistemas da Fórmula 1. O motor elétrico será quase tão potente quanto o motor a combustão, que tem uma potência de cerca de 400 kW. Os motores turbo de 1,6 litro altamente eficientes funcionam com combustível sustentável avançado – também um pré-requisito para a entrada da Audi na competição.
Popularidade nos principais mercados e crescimento com grupos jovens
Reconhecido globalmente, altamente emocional e tecnologicamente avançado: é assim que a Fórmula 1 atendeu aos requisitos da Audi. A competição máxima do automobilismo realiza corridas em todos os mercados relevantes da marca. Como uma plataforma espetacular para os carros de corrida eletrificados mais exigentes do mundo, é de particular interesse para os fabricantes de automóveis. A Audi está assumindo o desafio de provar sua “Vorsprung durch Technik” neste ambiente competitivo.

O grande interesse pela Fórmula 1 é global e a série de corridas é um dos eventos esportivos de maior alcance do mundo. Em 2021, mais de 1,5 bilhão de telespectadores assistiram às corridas. A Fórmula 1 é popular em mercados importantes, como China e EUA, e a tendência continua a aumentar – mesmo entre os grupos mais jovens. Nas mídias sociais, a Fórmula 1 agora está experimentando as maiores taxas de crescimento entre os esportes mais populares do mundo.

Desenvolvimento da unidade de potência em Neuburg
A unidade de potência será construída no centro de competência de última geração da Audi Sport Motorsport em Neuburg, não muito longe da sede da empresa AUDI AG em Ingolstadt. “Para o desenvolvimento e fabricação do trem de força da Fórmula 1, vamos nos basear na valiosa experiência de nossos funcionários do automobilismo, continuar investindo em nosso centro de automobilismo e também recrutar profissionais altamente especializados”, disse o diretor administrativo da Audi Sport, Julius Seebach, que organizou a entrada na Fórmula 1 como parte do realinhamento do automobilismo da Audi.

‘Em Neuburg já existem bancadas de teste para testes de motores de F1, bem como para testes de motores elétricos e baterias. Os preparativos adicionais necessários estão sendo feitos em termos de pessoas, edifícios e infraestrutura técnica, com tudo o que é essencial para estar pronto até o final do ano. Uma empresa separada foi fundada recentemente para o projeto da unidade de potência como uma subsidiária integral da Audi Sport. Adam Baker assumirá a gestão da empresa

Decisão da Fórmula 1 com foco em Motorsport
A Audi Sport está reunindo seus pontos fortes para o projeto de Fórmula 1 e, como consequência, está descontinuando seu projeto LMDh. A divisão de automobilismo havia suspendido recentemente o desenvolvimento do carro esportivo para corridas de resistência. Juntamente com as corridas de clientes, a Audi Sport continuará seu projeto de inovação com o RS-Q e-tron no Rally Dakar. No próximo ano, o objetivo da Audi é a vitória geral no deserto.

Seja no Campeonato Mundial de Rally, Campeonato Mundial de Carros Esportivos, automobilismo americano, DTM, Le Mans ou Fórmula E – a Audi Sport estabeleceu padrões em muitas categorias com vários títulos. “A Fórmula 1 é o próximo grande marco na história do automobilismo da Audi”, diz Julius Seebach.

Rolf Michl sucede a Julius Seebach
A entrada da Audi na Fórmula 1 marca a conclusão de sua reestruturação no automobilismo, mas também o encerramento de um período de um intenso trabalho na Audi Sport GmbH. O diretor geral Julius Seebach ingressará na AUDI AG em 1º de setembro de 2022 e assumirá uma nova área de negócios estratégicos em Desenvolvimento Técnico, reportando-se diretamente ao Conselho Executivo.

Hoffmann, que em seu papel como membro do Conselho Executivo também atua como Presidente do Conselho Consultivo da Audi Sport GmbH, agradece Seebach por seu desempenho: “Julius representa visão estratégica, ação consistente e resultados sustentáveis em tempos desafiadores.” Sob sua liderança, a Audi Sport GmbH alcançou repetidamente números recordes de vendas e lucros. As vendas dobraram com a ofensiva do modelo RS e o RS e-tron GT foi lançado com sucesso no mercado.

Em 2020, Seebach também assumiu a responsabilidade pelo automobilismo na Audi e o preparou para o futuro. Sob sua liderança, o carro de corrida mais complexo da história da Audi foi desenvolvido em tempo recorde: o RS Q e-tron para o Rally Dakar. Após estreia bem-sucedida com quatro vitórias no Rally Dakar em janeiro, o Audi RS Q e-tron alcançou sua primeira vitória geral em Abu Dhabi em março – o primeiro triunfo de um carro com motor elétrico em um rali do deserto. Entrar na Fórmula 1 é a conclusão bem-sucedida de seu trabalho.

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Bicentenário da Independência do Brasil: History reúne convidados no novo Museu do Ipiranga para anunciar parceria

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Quadro Independência ou Morte


Nesta quarta-feira, 24 de agosto, o History recebeu um pequeno grupo de convidados para anunciar a parceria com o novo Museu do Ipiranga, em um evento realizado no hall principal do prédio histórico, que será inaugurado oficialmente no dia 7 de setembro.
Participaram do evento Eduardo Ruiz, presidente, e Cesar Sabroso, vice-presidente de Marketing e PR, ambos da A+E Networks América Latina; junto com Raul Costa Jr., diretor geral do A+E Networks Brasil e Karen Santiago, diretora de conteúdo do History. Os executivos foram recebidos pelo professor Amâncio Jorge de Oliveira, vice-diretor do Museu do Ipiranga.
Os convidados tiveram a oportunidade de conhecer em primeira mão os principais espaços do novo Museu, que será inaugurado no dia 7 de setembro, em visita guiada conduzida pelo professor Amâncio.
O Salão Nobre, onde está o recém-restaurado quadro “Independência ou Morte”, também conhecido como “O grito”, de Pedro Américo, ganha um recurso visual por meio de uma tela especial e interativa, oferecida pelo History, que permitirá aos visitantes conhecer mais sobre a história do quadro e seus elementos. A pintura foi finalizada em 1888 e é considerada a representação mais consagrada e difundida do momento da Independência do Brasil.
Na ocasião, o History também adiantou um pouco da programação especial em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. São produções inéditas e especiais, em diferentes formatos e plataformas, que irão celebrar umas das mais importantes datas para o país, ao longo de todo o mês de setembro. O anúncio da programação completa será realizado em uma coletiva virtual de imprensa no dia 29 de agosto, com a participação de apresentadores e produtores envolvidos no projeto.
“Para nós, a aliança com o History é uma honra e uma grande satisfação. A tela especial localizada no Salão Nobre permite utilizar a História com elementos educativos. É apenas o início de uma pareceria que esperamos que perdure por muitos anos”, comentou o professor Amâncio Jorge de Oliveira, vice-diretor do Museu do Ipiranga.
Após a apresentação, o professor Amâncio promoveu um tour exclusivo por algumas instalações do Museu, em especial o Salão Nobre, para apresentar o quadro “Independência ou Morte” restaurado e o projeto multimídia do History.
“Agradecemos ao Museu pela parceria inédita, que promete ser de longa data, e por podermos celebrar juntos sua reabertura e iniciarmos as comemorações oficiais do Bicentenário da Independência do Brasil”, declarou Eddy Ruiz, presidente da A+E Networks América Latina. E Raul Costa Jr., gerente geral do Grupo A+E Networks Brasil, acrescentou: “Com a tela especial, estamos contribuindo para agregar tecnologia ao Museu, oferecendo mais conhecimento. Faz parte do compromisso do History destacar o valor da História brasileira”.
Em mais um momento histórico, na quarta-feira dia 7 de setembro, data de reabertura do museu e do Bicentenário da Independência, o History fará a cobertura da cerimônia em suas redes sociais, de forma a amplificar o evento em âmbito nacional.

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Com Anitta, CHEETOS® lança sabor Cheddar WOW e formato inovador

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CHEETOS®, marca de snack da PepsiCo, lembrada pelos consumidores por seu cheiro inconfundível e irresistível, começa o mês de agosto com uma novidade incrível no portfólio de produtos: o lançamento do salgadinho CHEETOS® Patas no sabor Cheddar WOW. Além do novo sabor marcante de Cheddar WOW, CHEETOS® também investe em um novo formato e o salgadinho possui a forma das patas do Chester Cheetah, aumentando a conexão do mascote com o consumidor brasileiro de forma inovadora, como a marca já realizou com grandes sucessos como CHEETOS® Requeijão e Tubo, por exemplo.

Direcionado pelo posicionamento “Isso é muito CHEETOS”, CHEETOS® Patas foi desenvolvido em formato inédito no Brasil, se unindo ao sabor campeão em diversos países, como EUA, México, Porto Rico e Turquia. E agora a novidade chega ao país de uma forma consistente, que traz o cheiro e a personalidade divertida e inconfundível de CHEETOS®, sustentando o posicionamento que a marca assumiu ao lançar o jingle “Quando CHEETOS® passa eu sigo o seu cheiro”, em parceria com a Anitta, embaixadora da marca.

No intuito de reforçar o lifestyle da marca e demonstrar ainda mais o viés da diversidade de forma divertida e contagiante para o público, CHEETOS® em parceria com a agência AlmapBBDO, desenvolveu uma campanha que tem tudo a ver com as famosas danças e passinhos do TikTok.

Daniel Camillo, Diretor de Marketing de CHEETOS®, afirma que o lançamento é uma das estratégias mais importantes da marca em 2022: “Cheetos® é uma marca que lança tendências no mercado, com formatos e sabores inovadores que se tornam paixão nacional. CHEETOS® Patas vem para se conectar ainda mais com nosso público, através de um produto que é muito Cheetos®, suja os dedos e com o cheirinho inconfundível do salgadinho. Além disso, reforça o nosso posicionamento irreverente e antenado com a Geração Z”.

Para criar a novidade, a marca contou com o trabalho de pesquisa e desenvolvimento da área de R&D da PepsiCo, que é especializada em desenvolver todas as inovações vistas nos portfólios das marcas da companhia. Dessa forma, o time une dados de pesquisa de mercado, com pesquisas de grupo, tendências de comportamento de consumo, para chegar nos sabores e formatos que serão lançados no mercado brasileiro.

“A gente vem colocando os nossos esforços em trazer, cada vez mais, novidades ao público. No final de 2021, inovamos o formato de CHEETOS® em uma parceria com o TikTok e, desta vez, além do formato de patinhas do Chester Cheetah, contamos também com um novíssimo sabor, o Cheddar WOW.”, completa Augusto Vadala — Especialista em Pesquisa e Desenvolvimento da PepsiCo.

Além da parceria sólida com a Anitta, para dar vida ao lançamento, CHEETOS® optou por convidar um parceiro de longa data, Jonathan Neguebites. O dançarino de passinho que marcou presença nos últimos filmes da marca é o responsável por julgar, juntamente com o público, as batalhas entre os participantes inéditos da campanha que ocorre durante o mês de setembro com muita música e passinhos de dança nas redes sociais.

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Domino’s e Kwai criam competição para premiar as três melhores receitas de pizza caseira

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A Domino’s Pizza em parceria com o Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, acaba de lançar a campanha ‘Domino’s a la Kwai’, desenvolvida pela agência CP+B, em busca da melhor receita de pizza criada pelos usuários da plataforma. A partir de 24 de agosto, os participantes terão que criar uma receita de pizza caseira e postar um vídeo mostrando a preparação e o resultado final no aplicativo usando a tag #DOMINOSALAKWAI.
A segunda etapa, que ocorre no início de setembro, vai reunir as 10 melhores e mais criativas receitas, que serão selecionadas por jurados da Domino’s, do Kwai e da CP+B. Na segunda fase, os finalistas passarão por um novo desafio: produzir receitas inéditas utilizando somente os ingredientes especiais e exclusivos da Domino’s Pizza, cuja massa é artesanal, aberta à mão e com 48 horas de fermentação. A escolha dos três ganhadores será realizada por votação popular pelos usuários da plataforma.
Os criadores donos das três pizzas eleitas pelo público do Kwai serão divulgados a partir do dia 18 de setembro e ganharão um ano de pizza grátis. E após o resultado final com a escolha dos ganhadores, qualquer cliente da Domino’s também poderá pedir as pizzas vencedoras nos restaurantes pelo sistema de ‘Monte Sua Pizza’ combinando os ingredientes.
“Pizza tem tudo a ver com entretenimento e diversão, por isso, uma parceria como essa faz bastante sentido. Além do mais, provocamos o amante de pizza a se arriscar como pizzaiolo, concorrendo à chance de integrar nosso cardápio temporariamente. Na Domino´s, o consumidor pode montar a pizza do jeito que ele quiser”, afirma a gerente de Marketing da Domino’s, Natalia Lucki.
“O Kwai sempre incentivou e apoiou as produções amadoras e os criadores de conteúdo que estão em busca de um espaço para divulgar suas produções originais. Com a campanha ‘Dominos’s a la Kwai’ isso não será diferente, queremos descobrir e empoderar nossos usuários e suas receitas autênticas”, afirma Claudine Bayma, diretora de marketing e branding do Kwai no Brasil.
“O brasileiro é especialista em criar sabores originais. Para essa ação, nosso objetivo é levar a cultura pop das redes sociais para uma interação na vida real, premiando as ideias mais criativas”, comenta Luciana Cardoso, diretora executiva de criação na CP+B.

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BFGoodrich assina como pneu oficial do Rally dos Sertões

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Pelo 2º ano consecutivo, BFGoodrich é o pneu oficial do Sertões, que este ano realiza a edição comemorativa de 30 anos, e fará o maior rally do mundo em trechos cronometrados, com os modelos BFGoodrich KDR2+ e BFGoodrich KM3 NHS, que proporcionarão aos pilotos da competição a mais alta qualidade em performances como resistência, dirigibilidade e aderência. A edição da prova este ano será realizada entre os dias 26 de agosto e 10 de setembro, em um percurso de 7.216 km, com saída em Foz do Iguaçu (Paraná) e chegada em Salinópolis (Pará).

Segundo Barbara Feijó, diretora de marketing da BFGoodrich, “a fim de sempre atendermos e superarmos as expectativas dos nossos clientes, é de extrema importância a nossa participação em provas como o Sertões, onde os pneus são submetidos a condições extremas de rodagem, possibilitando assim a transferência de suas tecnologias para os pneus de uso diário”.

“Ficamos honrados com a renovação dessa parceria, principalmente nesta edição comemorativa de 30 anos do Sertões! Essa é uma parceria genuína, pois quando olhamos para o grid, a marca BFGoodrich é sempre a mais encontrada nos veículos dos nossos competidores. O Sertões é um grande laboratório de testes para as marcas, e para pneus, é o maior teste de todos. É motivo de muita satisfação poder contar com o apoio da BFGoodrich neste ano tão icônico!”, diz Joaquim Monteiro, CEO do Sertões.

BFGoodrich nas pistas

Pneu oficial da equipe X Rally Team, campeã em 2020 e 2021 dos Sertões, BFGoodrich detém muitos títulos em competições mundiais, sendo a primeira fabricante de pneus a ganhar, em 1915 e 1916, a lendária competição 500 Milhas de Indianápolis, nos Estados Unidos. Outro feito de sucesso foi a vitória do Baja 1000 (1972).

Esteve no topo do pódio no Baja 500 (1983 e 1988) e conquistou a primeira Taça do Mundo dos Rally Raid (1999). Obteve 21 vitórias consecutivas na Baja 1000 (entre 1986 e 2007), tornando-se uma referência na competição americana off-road.

O ano de 2006 também é histórico para a BFGoodrich. Foi quando entrou no Campeonato Mundial de Rally (WRC), ganhando o título por cinco vezes consecutivas.

A BFGoodrich consolidou a posição de líder no Rally Raid, ao conquistar os títulos na FIA Cross Country Rally World Cup e no Dakar, somando-se ainda, o Australasian Safari (2011 e 2012).

O SERTÕES 2022
Uma edição histórica! Gigante por Natureza. Um rally do tamanho do Brasil. A prova que comemora os 30 anos do Rally dos Sertões também vai homenagear o Bicentenário da Independência. Será o maior rally do mundo em trechos cronometrados; o maior rally de todos os 29 anos da história do Sertões, um tributo ao Brasil! Larga de Foz do Iguaçu (PR), que abriga as cataratas, um dos maiores tesouros naturais do mundo, e chega no mar de Salinópolis (PA), após 7.202km, dos quais 4.378km (60%) de trechos cronometrados.

Um roteiro extremamente desafiador de 15 dias, que vai cruzar as cinco regiões do país, 8 estados — PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA – e 14 cidades. Homens e máquinas serão levados ao extremo, portanto o preparo físico e psicológico será fundamental, mas em compensação aqueles que cruzarem a linha de chegada poderão celebrar a maior glória da história do Sertões.

Largada e chegada acontecem em locais inéditos. Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, abre a competição. O local está em total consonância com uma das missões do Sertões, de promover tesouros da natureza, principalmente num ano tão especial. Além do que, a cidade faz parte da Tríplice Fronteira com Argentina e Paraguai. E tem história no Sertões: marcou o fim da prova de 2015. Mantendo a tradição, a chegada será no mar, em Salinópolis (PA). Das 29 edições, apenas em 6 delas o Sertões não terminou no mar.

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