Durante o primeiro dia de Expert XP 2025, um dos maiores eventos de investimentos do mundo, o humorista e criador de conteúdo Fausto Carvalho — mente por trás do personagem “Jorginho da Faria Limer” — celebrou a marca de 4 milhões de seguidores nas redes sociais. Vestido com a tradicional peruca loira e os trejeitos de um herdeiro preguiçoso e mimado da Faria Lima, o “menzinho” viralizou ao retratar com humor uma caricatura da elite jovem do mercado financeiro.
Ver essa foto no Instagram
O que poucos sabem é que, por trás do personagem carismático, está um artista com mais de duas décadas de experiência no mundo do entretenimento. Fausto subiu ao palco da Expert XP sem a caracterização do personagem — careca e autêntico — e surpreendeu a plateia ao mostrar o lado humano por trás do humor. Em suas falas, misturou espiritualidade, reflexões e críticas bem-humoradas à cultura dos “faria limers”.
“Tem horas que a gente quer passar dos limites, mas tem que tomar cuidado, é uma linha tênue. Quando você é humorista é diferente”, disse Jorginho, o menzinho da Faria Limer
Além da participação no palco, Fausto percorreu os corredores do evento pilotando uma mala de viagem motorizada, parando em estandes, interagindo com o público e registrando dezenas de fotos com fãs. A performance chamou a atenção e reforçou o poder de conexão do personagem com o público jovem e digital.
Fausto também foi destaque no painel “A vida de um influenciador no mercado financeiro”, ao lado de Pablo Spyer (conhecido como “Vai, Tourinho!”) e Roberto Indech (XP), debatendo os bastidores da produção de conteúdo no setor. O trio abordou os desafios e as oportunidades de se comunicar com um público cada vez mais exigente, a importância da confiança e o impacto de levar educação financeira de forma acessível e criativa.
A figura de Jorginho transcende o humor. Ele representa um reflexo irônico do investidor iniciante, deslumbrado com o lifestyle, mas também curioso por conhecimento. E, nesse ponto, Fausto Carvalho tem conseguido, com leveza e autenticidade, aproximar mais brasileiros do universo dos investimentos.