Início Notícias Suvinil lança Paleta Cerrado com cores inspiradas no segundo maior patrimônio natural...

Suvinil lança Paleta Cerrado com cores inspiradas no segundo maior patrimônio natural do Brasil

As cores representam elementos que compõem os estados de Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Tocantins; Minas Gerais; Bahia; Maranhão; Piauí; Rondônia; Paraná; São Paulo e Distrito Federal, além de parte do Amapá, Amazonas e Roraima

0
Moodboard Paleta Cerrado para a coleção Brasil Em Cores da Suvinil


Originada da coleção Brasil em Cores, em uma co-criação com Ateliê Mattricaria, a Suvinil apresenta a Paleta Cerrado, com 10 tonalidades que representam a diversidade de um dos maiores territórios brasileiros. Os cinco elementos principais que caracterizam o bioma – Barbatimão; Pequizeiro; Sucupira; Cajueiro e Jatobá – se dividem em uma curadoria de cores diversas, como: Árvore dos Sonhos, Saia Justa, Sisal, Lentilha, Bodega, Gaita, Tamarindo, Ferrugem, Castanha Portuguesa e Cravo-da-Índia.

Com o objetivo de levar a identidade cultural e representatividade do Cerrado para dentro dos lares e ambientes brasileiros, a coleção “Brasil Em Cores” é uma edição exclusiva com seis paletas inspiradas em cada território nacional. Na Paleta Cerrado, os neutros são predominantes, porém suas cores são mais pigmentadas, dando a essa neutralidade mais personalidade. Além disso, os tons que a compõem são ideais para tingir um ambiente inteiro ou fazer uma combinação em cores opostas.

“Buscamos contar histórias regionais por meio das cores que representam cada território brasileiro. Na paleta Cerrado, os tons escolhidos refletem as características diversas do território que é considerado o segundo maior do país, com suas savanas, florestas e campos”, explica Sylvia Gracia, Coordenadora de Marketing Cor e Conteúdo na Suvinil.

Para Maibe Maroccolo, pesquisadora e criadora do ateliê Mattricaria e da coleção Brasil em Cores em parceria com a Suvinil, o Barbatimão – conhecido também como barba-de-timão – pode ser eleito como o principal elemento da paleta. Espécie nativa e endêmica do Cerrado brasileiro, é conhecido pelas comunidades rurais devido ao seu alto teor medicinal, com cascas de ações anti-inflamatórias utilizadas frequentemente em chás. Artesanalmente, as cascas são utilizadas também para o curtimento de couro.

O Barbatimão é uma árvore de porte médio, de caule e ramos tortuosos, revestidos de pouca folhagem. As cascas resultam em extratos vegetais de cores rosadas que vão de tonalidades leves a intensas. Corante rico em tanino, produz cores duradouras e, adicionando soluções ferrosas à sua mistura é possível obter tonalidades de lilás e roxo”, explica Maibe.

Combinação de Cores   

No ambiente assinado em parceria com a ilustradora Daisy Barros, a ideia foi criar uma extensão do Cerrado no ateliê, inspirado por árvores nativas presentes no quintal, como o Barbatimão, o Jatobá e o Cajueiro. Na paleta, essas espécies dão origem aos tons que foram utilizados: Castanha Portuguesa, inspirado nas nuances do Jatobá; Saia Justa, de tom rosado, revestindo o interior, e Ferrugem, um tom terroso.

“Ter toda a riqueza do Cerrado – sementes, plantas, flores, frutos, fauna – emoldurando o ateliê e mixando a essas cores, é uma alegria. O equilíbrio entre os tons não poderia ter ficado mais perfeito. Eles se misturam às minhas estampas que foram desenhadas para Joana Abrahão, marca de Brasília, e às ilustrações criadas para o projeto Brasil em Cores Suvinil + Mattricaria”, comenta Daisy.

Para trazer ainda mais aconchego ao ateliê, projetado por Karine Gonçalves e Marcelo Motta, o ambiente contou com o mobiliário de designers parceiros, como a mesinha Quinta, assinada por Raquel Chaves, o banco Tião, de Danilo Vale, e a Cadeira Super Jardim, do Cultivado em Casa. Os Irmãos Campana também contribuíram para o projeto com a obra “Mão”, um tijolo de cobogó cujo desenho interno representa o formato de uma mão, como um simbólico manifesto às tragédias ambientais causadas em Minas Gerais.

Os tons da Paleta Cerrado podem ser encontrados nos acabamentos Toque de Seda, com aspecto acetinado e praticidade para limpar; Fosco Completo, que disfarça imperfeições e fornece cobertura desde a primeira demão e Toque de Luz, um semibrilho que proporciona cores mais vivas e resistência para dentro e fora de casa. Todos os acabamentos são livres de cheiro, podem ser utilizados em áreas internas e externas, contam com proteção antimofos e fungos e causam menos respingo e sujeira.

Para conferir essas e outras ações criativas da Suvinil, acompanhe seu perfil no Instagram @tintas_suvinil e se inspire com muita cor e histórias diversas no Pinterest da marca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui