Início Notícias CNN Brasil: ”Universo Karnal” pergunta: onde está a felicidade?

CNN Brasil: ”Universo Karnal” pergunta: onde está a felicidade?

O episódio do dia de Natal discute a ideia da felicidade, que muda conforme a pessoa

0
Divulgação


Há quem se considere feliz em qualquer circunstância e também aqueles que nunca se dão por satisfeitos. Por que a felicidade é tão diferente para cada pessoa? O programa *“Universo Karnal”* deste *sábado, dia 25/12 (23h)*, na CNN Brasil, vai atrás das respostas. O episódio *”Onde está a felicidade?”* mostra por que a felicidade é algo individual, pessoal e intransferível.

O historiador *Leandro Karnal* explica que a ideia de felicidade não é algo recente e as reflexões sobre o assunto acompanham o ser humano há séculos. “Feliz é quem tem corpo são e forte, boa sorte e alma bem formada, segundo a definição do filósofo Tales de Mileto, a referência filosófica mais antiga que se tem de felicidade”, afirma *Karnal*. Mas o mundo mudou. “A definição de felicidade evoluiu com o tempo e pode variar entre diferentes povos e culturas.”, alerta o historiador.

O *“Universo Karnal”* traz exemplos dessas diferenças, convidando pessoas que são declaradamente felizes para dar sua opinião. Quem não conhece o gari que ficou famoso no carnaval carioca e viajou pelo mundo sambando com uma vassoura? *Renato Luiz Feliciano ‘Sorriso’* é a cara da felicidade. “A minha vassoura, quando está na minha mão, causa uma bênção de Deus”, afirma o passista. Para ele, que sempre teve um sorrisão antes da fama, “ser feliz é um dom natural”.

Uma casa limpa, bem organizada e iluminada aumenta o bem estar e, como consequência, a felicidade. O técnico em meio ambiente, *Sidnei Campos Rodrigues*, é voluntário em uma ONG que pinta casas para quem não pode pagar. “A felicidade está nas nossas boas realizações”, diz ele.

O programa também explica por que os abraços são fonte de felicidade. A ciência já provou que abrir os braços para o outro faz bem para o corpo porque ativa hormônios, evita doenças graves e aumenta o tempo de vida.

O que faz uma vida mais leve, mais feliz, não depende de um único fator. “Mas sim, de pilares básicos, como ter saúde, amor e condições financeiras capazes de suprir, pelo menos, as necessidades básicas”, afirma *Karnal*.

A felicidade pode estar na luz interior, na leitura de um bom livro, na conexão com os filhos e até com desconhecidos. E para você, onde está a felicidade?

_*”Universo Karnal” vai ao ar todos os sábados (23h), com reprise aos domingos (23h15).*_

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui