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Rastro se reposiciona como grupo de Inteligência Criativa com metodologia própria e três frentes integradas

O conceito que guia essa nova fase é claro: “Decifrar o que move, criar o que permanece.”

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A Rastro anuncia seu novo posicionamento como grupo de comunicação, consolidando sua atuação no mercado por meio de três unidades complementares: Rastro Lab, Rastro Agency e Rastro Films. A mudança reforça a empresa como um grupo de inteligência criativa voltado para marcas que desejam romper padrões e se conectar de forma significativa com seu público. O conceito que guia essa nova fase é claro: “Decifrar o que move, criar o que permanece.”

Em oposição ao frenesi da indústria com a automatização de processos criativos e a saturação do uso genérico de inteligência artificial, o novo reposicionamento da Rastro reflete a visão de construir legados de marca combinando análise, estratégia e ousadia. Para isso, o grupo desenvolveu o Rastro Re/Code, método proprietário que decifra sinais culturais, ressignifica ativos de marca e os transforma em experiências e narrativas memoráveis para romper os padrões estabelecidos pelos algoritmos. Estruturado em três etapas – Decode, Encode e Re/Code – o processo envolve o mergulho em dados e contextos culturais, a atribuição de novos sentidos ao que foi identificado e a transformação desses códigos em ativos estratégicos que desafiam padrões e criam memória.

Rastro Lab se consolida como laboratório de branding e direção criativa, transformando códigos culturais em identidades marcantes e desenvolvendo futuros possíveis para marcas, a partir de linguagens visuais, pesquisa de tendências, design de interfaces e de narrativas corajosas.

A Rastro Agency atua como agência de comunicação estratégica, mergulhando no desafio de negócio de cada cliente e recodificando sinais culturais em campanhas que transformam a comunicação em legado de marca. Sua atuação integra estratégia, criação, conteúdo, mídia, dados e influência para potencializar a efetividade criativa e gerar resultados duradouros.

Já a Rastro Films, produtora audiovisual liderada por mulheres, dedica-se a transformar narrativas em memórias que permanecem, com expertise em branded content, shooting e animação 3D.

“Nosso objetivo é romper com a homogeneização do algoritmo e reescrever o previsível. É sobre decifrar os códigos que movem as pessoas, cultura e mercado e criar entregas que permaneçam, seja como experiência, narrativa ou identidade de marca. Fazemos isso com a consciência de que cada projeto precisa gerar valor real e consistente para nossos parceiros, fortalecendo relações e construindo resultados de negócios sustentáveis a longo prazo”, afirma Lucas Djahjah, CEO do grupo.

Assim, a Rastro lança ao mercado a provocação: na era da homogeneização algorítmica, qual é o verdadeiro potencial das marcas quando tudo tende ao previsível? A resposta está no conceito “Deciframos o que move. Criamos o que permanece”, que orienta toda a atuação do grupo, transformando sinais culturais em ativos estratégicos e experiências integradas, do branding às campanhas e à produção audiovisual. A tecnologia é utilizada como aliada da direção humana, ampliando o que torna cada marca única: sua capacidade de gerar conexão emocional e criar memória.

Em termos de resultados, a Rastro registrou um crescimento expressivo ao dobrar o faturamento entre 2023 e 2025, e já projeta dobrar novamente até 2027. O avanço é impulsionado pela expansão da carteira de clientes, pelo aumento da relevância das marcas e campanhas atendidas e pela consolidação do modelo integrado que reúne Rastro Lab, Rastro Agency e Rastro Films em uma entrega ponta a ponta — da pesquisa e concepção criativa à produção audiovisual e gestão de mídia on, offline e de influenciadores.

No mesmo período, a gestão de investimento em mídia dos clientes triplicou, refletindo em ganhos de eficiência, maior escala e impacto mensurável nas campanhas.

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