Início Notícias É do Brasil: “Ainda Estou Aqui” faz história e garante o Oscar...

É do Brasil: “Ainda Estou Aqui” faz história e garante o Oscar de Melhor Filme Internacional

O cinema brasileiro vive um momento histórico.

0
Reprodução/Youtube
Anuncie no CidadeMarketing Anuncie no CidadeMarketing

Na noite mais aguardada do cinema mundial, o Brasil brilhou no Oscar 2025. O longa-metragem “Ainda Estou Aqui” conquistou, neste domingo (2), a estatueta de Melhor Filme Internacional na 97ª edição do Oscar, tornando-se o primeiro filme do Brasil a vencer nesta categoria. Estrelado por Fernanda Torres, o drama superou fortes concorrentes, como “Emilia Pérez”, que acumulava 13 indicações, “Garota da Agulha” (Dinamarca), “A Semana do Fruto Sagrado” (Alemanha) e “Flow” (Letônia).

 

A história do Brasil no Oscar já contou com 22 nomeações de 16 filmes diferentes, mas até então nenhuma produção nacional havia conquistado a estatueta. Em 1999, “Central do Brasil”, de Walter Salles, chegou perto do feito, mas perdeu para “A Vida é Bela”. Desta vez, “Ainda Estou Aqui” despertou uma mobilização intensa de fãs e críticos desde o final de 2024, quando cresceram os rumores sobre suas chances na premiação.

O filme também fez história ao se tornar a primeira produção brasileira a receber três indicações em categorias principais: Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e Melhor Atriz, com Fernanda Torres disputando o prêmio.

Desde o anúncio dos indicados em 23 de janeiro, o Brasil viveu um clima de torcida semelhante às finais de Copa do Mundo. Esse engajamento impulsionou o sucesso do longa, que levou mais de 5 milhões de espectadores aos cinemas brasileiros. Com arrecadação superior a R$ 159 milhões mundialmente, “Ainda Estou Aqui” também ultrapassou os R$ 20 milhões em bilheteria nos Estados Unidos, um feito alcançado por poucos filmes brasileiros.

Dirigido por Walter Salles, o filme é uma adaptação do livro biográfico “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva. A trama acompanha a jornada de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, uma advogada e ativista de direitos humanos que, durante a ditadura militar brasileira na década de 1970, luta para descobrir o paradeiro do marido, o engenheiro civil e deputado Rubens Paiva, levado de casa por militares em janeiro de 1971.

Com atuações marcantes e um roteiro que mescla emoção e denúncia histórica, o filme traz no elenco nomes como Selton Mello, Fernanda Montenegro, Valentina Herszage, Marjorie Estiano, Humberto Carrão, Maeve Jinkings, Daniel Dantas e Dan Stulbach. O roteiro foi assinado por Murilo Hauser e Heitor Lorega, enquanto a produção ficou a cargo de Maria Carlota Bruno, Rodrigo Teixeira e Martine de Clermont-Tonnerre.

Desde sua estreia, “Ainda Estou Aqui” conhecido internacionalmente como “I’m Still Here” vence o Oscar de “Melhor Filme Internacional vem colecionando prêmios em festivais internacionais. A produção venceu o Globo de Ouro, conquistou o Prêmio Goya (mais importante do cinema espanhol) e levou o troféu de Melhor Roteiro no Festival de Veneza, onde foi aplaudida de pé por 10 minutos. Antes do Oscar, o longa já havia acumulado 38 prêmios, o maior número da história para um filme brasileiro.

Anúncio Notícia #4 Anuncie no CidadeMarketing Anuncie no CidadeMarketing

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui