Início Videos Americanas lança campanha de Páscoa

Americanas lança campanha de Páscoa

Entre as diversas ativações da campanha, marca lança novo mascote, um coelhinho criado com ajuda de inteligência artificial e colaboração do público

0
Reprodução

A Páscoa está chegando e, neste ano, a Americanas vai celebrar a data com uma campanha especial. Com o mote “Espírito da Páscoa: passou, cestou, chocolatou” (https://www.americanas.com.br/categoria/pascoa) e a campanha 360º desenvolvida em parceria com a WMcCann, a marca reforça o ato de compartilhar e presentear a seus milhões de clientes. A ação traz diversas ativações planejadas especialmente para o evento. Criadora das famosas parreiras de ovos e sendo uma das maiores vendedoras de ovos de chocolate do Brasil, a Americanas dará vida ao coelhinho da Páscoa com um novo mascote criado com ajuda de inteligência artificial, chamado Ameriquinho.

“A Páscoa está marcada no imaginário de todo brasileiro com boas lembranças: chocolate, caça aos ovos, família reunida e… Americanas. Afinal, não há quem lembre da data sem lembrar também da nossa marca. Por isso, buscamos tornar a atmosfera deste evento tão especial quanto a do Natal. E, para compartilhar o espírito da Páscoa com nossos clientes, nasce o coelhinho Ameriquinho, novo mascote proprietário da Americanas”, afirma Washington Theotonio, CMO da Americanas.

O coelhinho foi criado com ajuda de inteligência artificial a partir de características sugeridas por clientes nas redes sociais da Americanas, que também escolheram seu nome em uma votação aberta na rede social. Apresentado ao público no dia 01/03, Ameriquinho foi desenvolvido pelo software da Shutterstock, que é o primeiro gerador de imagens de IA que recompensa os colaboradores por suas funções no processo generativo. O personagem, no entanto, não ficará restrito ao universo virtual. O coelhinho ganhará vida e percorrerá as lojas no Rio e em São Paulo e também estará em três Shoppings do Brasil em cenário próprio: Shopping Nova América (RJ), Shopping Metrô Itaquera (SP) e North Shopping Fortaleza (CE), onde adultos e crianças poderão tirar fotos e criar novas memórias da data, de forma totalmente gratuita.

Além das ativações que incluem o símbolo da marca para essa época do ano, a Americanas preparou filmes emocionais de 15” e 30” que irão comunicar em TV aberta, digital e payTV o ‘Espírito da Páscoa’ como um momento de dividir e repartir. Em um mix de animação com realidade, uma garotinha é vista em uma loja da Americanas com seu pai, curiosa para conhecer como esse espírito se espalha.

“Se perguntássemos para as pessoas qual o espírito Natalino, todo mundo teria uma resposta. Mas e o espírito da Páscoa? Nunca ninguém falou. Por isso, só a Americanas, que tem a maior e mais famosa Páscoa do Brasil, para estimular esse tema e mostrar que o espírito da Páscoa é compartilhar. Justamente por isso, os ovos já vêm divididos ao meio. E para defender essa nossa tese, montamos uma grande estratégia 360º” explica Ricardo Weitsman, ECD da WMcCann.

Parreiras de Ovos – A Americanas terá ainda duas parreiras de ovos cenográficos: uma em parceria com a Mondelez Brasil – dona da Lacta – na estação Pinheiros, do metrô de São Paulo, e outra no Acesso Norte, do metrô de Salvador. A produção de mídia é realizada em parceria com a JCDecaux. O Objetivo é levar o espírito da Páscoa para mais perto dos passageiros, além de reforçar o atributo de marca das parreiras, criada pela parceria de Americanas e Lacta na década de 1980.

“As parreiras de ovos de chocolate têm um significado especial e compõem o patrimônio centenário de Lacta no país. São elas que transformam a atmosfera das lojas e inauguram a temporada de Páscoa no varejo. Elas têm o papel de fomentar o deslocamento até o ponto de venda e de encantar consumidores de todas as idades, propagando o espírito da Páscoa. Poder reeditar essa parceria com Americanas é confirmar uma parceria com mais de 40 anos de sucesso”, avalia Fabiola Menezes, diretora de Marketing para Chocolates da Mondelez Brasil.

Parceria com a Mondelez Brasil – A forte relação da Americanas com a Páscoa se reflete na parceria com os principais fornecedores de chocolate do Brasil. Pelo quarto ano seguido, a Mondelez Brasil, dona da marca Lacta, estará ao lado da Americanas para aumentar a visibilidade de sua marca e vendas de seus produtos no site, app e lojas físicas da marca, por meio das soluções de retail media do Americanas Advertising. Neste ano, além dos formatos tradicionais, foram desenvolvidas soluções exclusivas para o parceiro, criadas para atender as necessidades de negócios desta importante sazonalidade.

Presente em toda a jornada do consumidor no ambiente online, a Lacta também ganhará destaque nas lojas físicas, através da divulgação de seus produtos nos painéis digitais, nas tradicionais parreiras e prateleiras da Americanas, além de ações de co-marketing em comerciais de TV e parreiras fora do ambiente de loja. Também foi criado um hotsite especial de Lacta no site e app da Americanas, que reúne todos os ovos e chocolates da marca.

Ação solidária – Símbolo da Páscoa na Americanas, as parreiras também terão um papel especial na campanha deste ano. A ação consiste na mecânica de “a cada ovo comprado, outro será doado” pela marca para instituições sociais que apoiam crianças e adolescentes. A ação acontecerá em três lojas físicas da Americanas nas cidades do Rio, São Paulo e Fortaleza. Com essa iniciativa, centenas de ovos serão doados, estimulando o espírito de compartilhamento e levando alegria a centenas de crianças nessa Páscoa.

Demais ações – Espalhadas pelo país, algumas lojas receberão a frase “bem-vindo ao espírito da Páscoa” em uma ação de intervenção junto a Americanas em seus pórticos de entrada. No Rio de Janeiro, VLTs também ganharão orelhinhas e focinho de coelhos e adesivação com a comunicação. A campanha continua com conteúdo de influenciadores regionais e nacionais nas redes sociais. Além disso, a Americanas fará, ao longo de março, oito lives especiais de Páscoa no Instagram e no app Americanas, reunindo as melhores ofertas e produtos.

Ficha Técnica:

Agência: WMcCann
Cliente: Americanas
Produto: Institucional
Nome da campanha: Páscoa 2024
Time do Cliente: Washington Theotonio, Aline de Oliveira, Daniela Beigler Negraes Moraes, Gerson Soares Ferreira, Ana Ruiz Borges de Araujo, Angela Fujita, Miguel Angelo Azevedo Santos, Felipe de Menezes Gomes Pereira, Jose Farias De Souza Filho, Jean Rigorfi da Silva e Matheus Gonçalves.
CEO: Renata Bokel
COO: Carol Escorel
VP executivo e diretor-geral da WMcCann Rio: Marcio Borges
CCO: Hugo Rodrigues e Dani Ribeiro
ECD: Ricardo Weitsman
Diretor(a) de Criação Executivo: Ricardinho Weitsman
Diretor(a) de Criação Associado: Felipe gomes, João Resende
Criação: Ricardinho Weitsman, Felipe gomes, João Resende, Humberto Nogueira, Durval Filho, Bruno Mukai, Thiago Machado, Gustavo Rodrigues
CSO: Agatha Kim
Planejamento: Luiza Portella, Fabiana Lovate e Evelyn Cristina
Conteúdo: Stella Soares Peixinho, Rodolfo de Oliveira e Daniella Brandão
Diretor(a) de Negócios: Bianca Almeida
Atendimento: Tarso Campos, Caroline Botelho e Eduarda Fontes
VP de Mídia: Andreia Abud
Mídia: Patricia Oliveira, Ronny Alvarado, Elaine Moraes e Marjuly Ovidor
VP de Dados & Business Growth: Vitor Miguel
BI: Vinicius Hamburgo, Carla Ornelas, Isabella Bertoluci, Yasmin Costa e Daniel Porto
Head de Produção: Camila Naito
Produção Integrada: Bianca Repsold, Vitor Hugo Faria, Mariana Veronez e Evelyn Cabral
Produtora do filme: Vetor Zero
Direção: Junior Vieira
Direção de Fotografia: Luiz Maximiano
Direção Executiva: Alberto Lopes
Produção Executiva: Francisco Puech
Coordenação de Produção: Fernando Alcantara, Lucas Romero
Diretora de Projetos: Márcia Guimarães
Gerente de Projetos: Rubia Elias, Giovanna Lucena
Direção de Arte: Natalia Neves
Assistente de Direção: Matheus Corcione
Direção de Produção: Arthur Pinheiro
Montagem: Kaue Kabrera, Jean Battistini
Assistentes de Montagem: Manuel Descailleaux
Cor: Leticia Blanco
Finalização: Larissa Lima
Coordenação de Pós-produção: Tatiana Caparelli
Produtora de Animação: Visorama
Atendimento: Rachel Carvas e Samanta Martins
Direção de animação: Cláudio Reston e Luciano Amaral
Produtora: Raw Audio
Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira
Direção Musical: Hilton Raw
Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein
Atendimento: Carol Peternelli
Coordenação: Robério Barbosa
Locutora: Simone Kliass
Produção Gráfica: Mauricio Martim, Nereu Marinho, Claudio Costa e Ciro Sollero
Projetos: Erika Casal, Samantha Faria, Gustavo Tupinambá e Rafael Neves
Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui