Início Notícias Falece aos 97 anos Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza, deixando...

Falece aos 97 anos Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza, deixando um legado inspirador

Luiza escolheu sua sobrinha, Luiza Helena Trajano, como sucessora nos anos 90.

0
Divulgação/Instagram

A cidade de Franca, no interior de São Paulo, se despede hoje de uma figura icônica e inspiradora: Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza, faleceu aos 97 anos nesta segunda-feira, 12. A notícia foi comunicada pela família por meio de uma nota à imprensa, revelando a perda de uma das personalidades mais marcantes do cenário empresarial brasileiro.

Nascida em Cristais Paulista, Luiza Donato mudou-se para Franca com o objetivo de proporcionar uma vida melhor para sua família. Inicialmente uma vendedora, ela encontrou, em 1956, o caixeiro-viajante Pelegrino José Donato, com quem compartilhou uma jornada extraordinária. Em 1957, o casal investiu suas economias na aquisição da loja A Cristaleira, em Franca, um passo fundamental para o que viria a ser o Magazine Luiza.

Com uma visão única, Luiza Donato tornou-se uma referência no varejo brasileiro, transformando sua loja local em uma das maiores empresas do setor no país. Em 2008, ao inaugurar simultaneamente 50 lojas em São Paulo, ela enfatizou a importância do atendimento ao cliente e da inclusão: “Atender com todo carinho, não importa se um esteja usando salto e outro chinelo de dedo. Atender com educação, não tapear o cliente, não mentir de jeito nenhum.”

Assine a Newsletter do CidadeMarketing
Sua abordagem simples, mas inspiradora, ressoou não apenas nos negócios, mas na cultura corporativa do Magazine Luiza. A personagem Lu, ícone da marca, foi inspirada na própria Luiza Donato, inicialmente chamada carinhosamente de Tia Luiza pelos colaboradores.

Sem filhos próprios, Luiza escolheu sua sobrinha, Luiza Helena Trajano, como sucessora nos anos 90. O Magazine Luiza, ao longo de mais de 65 anos, não apenas cresceu como empresa, mas também se transformou e inovou, mantendo os valores fundamentais estabelecidos por sua fundadora.

O velório de Luiza Trajano Donato será realizado no São Vicente de Paula (Rua Frederico Ozanan, 1111), das 10h às 16h, com sepultamento no Cemitério da Saudade (Rua Simão Caleiro, 1540), em Franca.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui