Início Notícias Anatel lança portais sobre prevenção a fraudes e alfabetização digital

Anatel lança portais sobre prevenção a fraudes e alfabetização digital

Agência divulga informações sobre como evitar fraudes e usufruir do ambiente digital de forma mais segura

0

Na busca por promover uma conectividade segura e proveitosa, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou o lançamento de dois novos portais para auxiliar os consumidores a navegar no universo digital de maneira mais informada e segura. Essa iniciativa faz parte das ações da campanha “Outubro CiberSeguro”, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da proteção e combate às ameaças on-line.

 

Portal Contra Fraudes
O primeiro portal, acessível em https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/dicas-contra-fraudes, oferece informações detalhadas sobre fraudes, orientando os usuários sobre o que são, como evitá-las e, caso sejam vítimas, como resolvê-las. Além disso, o portal fornece dicas valiosas relacionadas à segurança e privacidade digital, organizadas em diferentes categorias.

Gustavo Borges, superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, enfatiza que as informações e dicas serão atualizadas regularmente. “As fraudes mudam constantemente, e é essencial que os consumidores estejam sempre alertas e vigilantes”, ressalta Borges.

Portal de Habilidades Digitais
O segundo portal, disponível em https://www.gov.br/anatel/pt-br/consumidor/habilidades-digitais, oferece recursos informativos, tutoriais e cursos on-line gratuitos para aprimorar as habilidades dos usuários no mundo digital. A plataforma também aborda dicas de segurança, especialmente voltadas para crianças que navegam no mundo digital.

Cristiana Camarate, superintendente de Relações com Consumidores da Anatel, enfatiza que essas habilidades podem ser adquiridas por qualquer pessoa, independentemente de sua idade ou nível de experiência. A iniciativa busca capacitar os usuários a utilizarem tecnologias digitais de forma mais segura e eficaz.

Conscientização Essencial
Alexandre Freire, conselheiro da Anatel, ressalta que esses portais fazem parte de uma série de iniciativas para promover a conectividade significativa, que se concentra no uso adequado da internet e das plataformas digitais. Ele destaca que a conscientização dos cidadãos é essencial para uma experiência on-line mais segura e satisfatória.

 

A campanha “Outubro CiberSeguro” também inclui a realização de dois eventos: um em 25 de outubro, focado em dicas de segurança no ambiente digital, e outro em 31 de outubro, abordando a conscientização sobre furto e roubo de celulares.

Além disso, a campanha engloba o movimento #FiqueEsperto, que envia mensagens com dicas de segurança aos consumidores e publica informações em canais institucionais de parceiros da iniciativa. A Anatel reforça o compromisso de promover um ambiente digital mais seguro e informado para todos os usuários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui