Início Notícias Lula anuncia novo presidente da Caixa após saída de Rita Serrano

Lula anuncia novo presidente da Caixa após saída de Rita Serrano

A troca na liderança da Caixa Econômica Federal é uma decisão significativa, pois a instituição desempenha um papel fundamental na economia do país

0

Hoje, quarta-feira (25), o Palácio do Planalto anunciou uma mudança de liderança na Caixa Econômica Federal, uma das maiores instituições financeiras do Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que a economista Rita Serrano não continuaria à frente do banco e nomeou Carlos Antônio Vieira Fernandes para assumir a presidência.


A decisão de trocar a presidência da Caixa foi tomada após uma reunião entre Lula e Rita Serrano. Em nota oficial, a Secretaria de Comunicação agradeceu o empenho e a dedicação de Serrano durante seu período à frente do banco. Sua gestão foi marcada por diversos feitos, incluindo a inauguração de 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país. Esse movimento representou o cumprimento de uma promessa de campanha de Lula, que buscava criar espaços de diálogo com gestores locais.

Além disso, durante sua gestão, Serrano desempenhou um papel fundamental na recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal. Houve uma ênfase na valorização do corpo de funcionários, além da retomada do banco em diversas políticas sociais. Isso incluiu o aumento da eficiência e rentabilidade da instituição, bem como a ampliação dos financiamentos para áreas como habitação, infraestrutura e agronegócio.

A nota da Secretaria de Comunicação destacou o compromisso contínuo do governo federal em manter o trabalho da Caixa na oferta de crédito para a economia e na execução de políticas públicas em áreas sociais, culturais e esportivas. Rita Serrano encerra sua gestão com um legado de realizações notáveis no banco.

Carlos Antônio Vieira Fernandes, que sucederá Serrano, é servidor de carreira da Caixa e já presidiu o Funcef, o fundo de pensão dos funcionários da Caixa. O economista também desempenhou papéis importantes no governo da ex-presidenta Dilma Rousseff. Sua nomeação ocorre em um momento de mudanças na equipe de governo, no qual o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e outros políticos foram chamados para integrar o governo, fortalecendo a base de apoio do governo no Congresso Nacional.

 

A troca na liderança da Caixa Econômica Federal é uma decisão significativa, pois a instituição desempenha um papel fundamental na economia do país, oferecendo crédito, serviços financeiros e programas sociais. A nomeação de Fernandes será observada de perto para avaliar como ele conduzirá a instituição em um cenário econômico desafiador e em meio a uma série de desafios e oportunidades no setor bancário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui